A transformação digital é um processo de implementação de tecnologia que está ganhando cada vez mais atenção de empresas, principalmente para a resolução de problemas no cotidiano

Por estar em constante evolução, o ser humano procura meios para melhorar as tarefas ou pequenos hábitos do dia a dia, de forma que possa impactar o suficiente para transformar gerações.

Podemos ter como exemplo a descoberta do fogo em tempos pré-históricos, que reflete ao longo da humanidade em descobertas e transformações de outros meios com a chegada da tecnologia, como durante a Revolução Industrial e nas guerras mundiais.

Nesse sentido, a transformação digital resultou em avanços que se adequam à realidade atual, que alteram até mesmo uma bateria de caminhão de 150 amperes, que pode ter seu modo de fabricação alterado com a implementação de tecnologia nas fábricas.  

Importância da transformação digital nas empresas

A transformação digital aplicada aos negócios está diretamente ligada a um viés digital nos seus setores, desde a produção até a comercialização de um produto ou de um serviço.

Afinal, quando essas alterações são feitas, podem tornar mais fáceis as mudanças que podem vir posteriormente, trazendo flexibilidade aos colaboradores, além da gestão saber lidar com o que é novo no mercado.

Como a criação do vidro na antiguidade, como a fórmula já havia sido descoberta e compartilhada, se tornou mais fácil a transformação de outros modelos do material no decorrer do tempo, como o vidro temperado jateado.

Ou seja, a importância da transformação digital de uma empresa está ligada diretamente aos seus consumidores, pensando sempre em dar a eles mudanças das quais sejam benéficas e que possam trazer lucros para o empreendimento.

Os pilares característicos da transformação digital

Buscando constantes mudanças para melhorar ainda mais os seus serviços e suas relações com os consumidores e colaboradores, as empresas podem contar com pilares de transformações digitais para auxiliar nessa mudança, dentre eles:

1. Pessoas

O início para se derivar uma transformação digital começa pelas pessoas, mais especificamente os consumidores e até mesmo os trabalhadores do empreendimento.

Para os colaboradores, essa transformação deve sofrer o desenvolvimento de adequação para que os processos tecnológicos da montagem de uma antena coletiva predial, por exemplo, possam ser satisfatórios.

Do mesmo modo que, os clientes também são as bases para os avanços tecnológicos e as transformações digitais sejam cada vez mais buscadas e aprimoradas por conta das exigências cada vez maiores em torno das empresas e seus produtos ou serviços.

Principalmente as formas de consolidar cada vez mais consumidores e saber ouvi-los por todos os meios de feedback, desde as redes sociais até ligações de avaliações, que em grandes níveis pode acabar sendo necessário utilizar um pabx em nuvem.

Contudo, ainda sem deixar de lado a humanização da empresa, característica essa que acabou se tornando um dos motivos pelos quais os clientes se consolidam em um negócio.

2. Processos tecnológicos

Os processos tecnológicos são um dos pilares do qual a transformação digital pode se basear, principalmente em processos que ocorrem dentro da empresa e acabam passando por um processo de otimização.

Como uma técnica de corte de cabelo curto masculino que já existe, porém, novas tendências são criadas com base nele, passando a ser otimizado na sua forma.

Os processos tecnológicos para a transformação digital contêm benefícios, sendo alguns deles as habilidades aprimoradas para conquistar consumidores, a eficiência de trabalho aumentada e uma introdução no mercado ainda mais rápida.

A tecnologia passou a ser vista no mercado como o ponto de partida para obter melhores oportunidades, assim como uma melhor e mais fácil evolução dentro das tecnologias das quais se utiliza.

3. Ambiente de trabalho

A transformação digital também caracteriza boa parte dos ambientes de trabalho por conta da estrutura, muitas vezes exigindo uma resposta, bem como auxilia na redução do espaço necessário para um empreendimento operar.

Assim, uma empresa de limpeza em condomínio que anteriormente precisava de um grande espaço, com a transformação digital adota ambientes menores, pelo fato dos processos serem feitos digitalmente, ou um espaço coworking, em casos de necessidade.

Sendo ambientes físicos ou digitais, o local de trabalho deve ser estruturado para sustentar as transformações que serão feitas na empresa, de forma que sempre vá para frente, e não se torne um empecilho no seu progresso. 

Causas da transformação digital

A transformação digital começou de maneira derivada de outras evoluções e mudanças de séculos anteriores, contudo, a chegada da internet e dos meios digitais causou um aceleramento ainda maior, podendo englobar também:

  1. Atualização do mercado;
  2. Superação da concorrência;
  3. Avanço acelerado da tecnologia;
  4. Novo contexto social.

A transformação digital não aconteceu de um dia para o outro, mas tornou-se ainda mais forte conforme o mercado crescia e se estabelecia, principalmente com empresas que surgiam ou começavam a se destacar dos demais.

O contexto social acabou sendo um colaborativo, visto que a internet e a praticidade da realização de ações online, como compras, solicitações de serviços e o relacionamento com amigos e familiares pela internet, contribuíram para o aprimoramento da tecnologia.

Isto porque, ao notarem que o espaço online estava ganhando ainda mais força na parte social, as empresas logo pensaram em meios de se instalarem nesses ambientes, fazendo com que as ferramentas e softwares que existiam se atualizassem para esse ramo.

Ferramentas que, por sua vez, ainda são constantemente atualizadas como forma de sempre estarem funcionando por meio das tecnologias mais modernas que existem no mercado, ou também criando novas para suprir alguma ausência que não foi detectada.

Ferramentas que ajudam na transformação digital

Em muitas empresas, as transformações digitais podem gerar certa insegurança sobre por onde começar, mas nestes casos, as apostas mais comuns para transformar o empreendimento em algo mais inovador são:

  • Computação em nuvem;
  • Mobilidade; 
  • Big Data;
  • Mídias sociais.

A computação em nuvem é uma das transformações digitais que facilitam não somente o dia a dia das empresas, como também dos meios sociais, isto porque os armazenamentos poderiam ser compartilhados pela internet ao acessar uma plataforma.

Isso envolve serviços pagos ou gratuitos, possibilitando que serviços como banco de dados e softwares ocupassem um menor espaço dentro do dispositivo do qual foi criado ou instalado.

A mobilidade está diretamente ligada aos dispositivos, como uma van para viagem com motorista que não precisa ser somente por um indivíduo específico, mas por quem estivesse disposto a fazer o tráfego a qualquer hora e com agilidade.

Processos que antes poderiam ser vistos em somente um local, com a mobilidade após a transformação digital, qualquer aparelho de uma empresa pode consultar a área que deseja, desde os estoques até o controle de vendas e finanças.

No Big Data, o conjunto de dados pode ser um exemplo de ferramenta que auxilia na transformação digital de uma empresa devido ao grande volume que são gerados e armazenados de forma diária, se o empreendimento quiser.

Uma empresa pode utilizar as informações obtidas através do Big Data para criar suas estratégias de marketing, realizar os planejamentos ou quaisquer interesses que possa ter para fazer o empreendimento prosperar.

Inclusive, é um meio de auxiliar no controle das mídias sociais. Sendo um dos meios mais famosos que trouxe novas oportunidades ao mercado, essas plataformas são bons exemplos de ferramenta para transformar o negócio em algo digital.

Assim, um negócio que realiza locação de impressora laser colorida pode usar as redes como portfólio para mostrar os seus equipamentos, assim como conseguir conquistar o público-alvo de um modo mais prático.

A transformação digital permitiu que até anúncios possam ser distribuídos em redes sociais nos mais diversos formatos, como em vídeos, flyers ou fotos, o que acaba aumentando ainda mais as chances de conversão de leads.

Caso o usuário não seja o público-alvo do produto, há a possibilidade de segmentação de audiência, assim, a campanha chega até o consumidor ideal, que a empresa deseja alcançar.

Considerações finais

Com a constante evolução da humanidade, as transformações ao longo dos anos se mostram grandes auxiliares das pessoas, que se adaptam cada vez mais às novidades que surgem, especialmente após a chegada da internet no meio social e empresarial.

Diversos softwares e meios para conquistar o consumidor se transformaram e remodelaram muitos negócios, fazendo-os se adaptarem para que não somente as formas de trabalho fossem atualizadas, mas também a forma de se relacionar com o cliente.

Como por meio das redes sociais ou de canais de atendimento, sem deixar de lado a humanização da interação com o consumidor.

Por isso, a transformação digital se mostra como um setor benéfico, que a cada dia sofre modificações, de modo que seja melhor do que a anterior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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1 comentário em “Transformação Digital: principais causas”

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