Conquistar o público com rapidez não é uma tarefa fácil e para conseguir bons resultados os empreendedores precisam pensar em estratégias que conseguem unir processos de atração e clientes.
Criar uma vitrine atrativa não é uma tarefa impossível, assim, com boas dicas e elaborando estratégias inteligentes pode-se ter boas vitrines, seja em uma loja física ou online.
Além de criar uma vitrine atrativa, as marcas precisam pensar em ações que ajudem a construir uma relação de confiança com os clientes, visando atender suas necessidades.
Deste modo, as pessoas passam a enxergar a sua empresa como uma referência no nicho de atuação.
Independentemente do segmento, é muito importante conhecer e entender bem o perfil do cliente.
Estudar e analisar o perfil do cliente auxilia no entendimento das necessidades dos consumidores e, a partir disso, criar ações mais focadas em atrair novos leads (potenciais clientes).
Como conhecer melhor o perfil do cliente?
O marketing é muito utilizado nos negócios, seja em gestão ambiental empresarial, vendas de produtos, apresentação de marca, entre outros.
As estratégias de marketing são colocadas em prática visando estimular os clientes a entenderem que as suas necessidades podem ser supridas com determinados produtos e serviços que as marcas oferecem.
O acesso à internet e informações tornaram os consumidores mais exigentes, algo que gera consequências no processo de compra.
Com isso, antes de realizar uma compra, os consumidores pesquisam várias informações em sites e blogs, comparam preços e modelos antes de tomar uma decisão.
Uma pessoa que procura serviços de instalações elétricas prediais, por exemplo, pode realizar uma pesquisa sobre o assunto e encontrar vários escritórios ou profissionais especializados.
Sendo assim, a pesquisa de mercado é muito importante para entender melhor os concorrentes e ajudar no momento de criar o planejamento do seu negócio. Explorando melhor o visual da sua loja de forma atrativa.
A importância de uma boa vitrine nos negócios
A vitrine é considerada o primeiro canal de contato entre o cliente e a marca. Deste modo, é importante aproveitar bem este espaço, seja ele o layout do seu site ou um espaço físico, para que o primeiro impacto seja positivo e desperte a vontade das pessoas em realizar uma compra.
O visual é um ponto essencial no setor varejista, seja de forma online ou offline, por isso é importante saber como criar uma vitrine que chame atenção e se destaque em meio a tantas outras.
Muitas pessoas passam em frente de algumas lojas apenas por conta da vitrine. Por isso, é importante caprichar na decoração, pois a falta de cuidados pode gerar prejuízos aos empreendedores, tendo como consequência o distanciamento dos clientes afetando a receita da loja.
Pensar na composição da vitrine é tão importante quanto uma projeto de incêndio, por isso pesquisar dicas sobre como montar vitrines que permitem captar mais clientes é o caminho para o sucesso nos negócios.
Como a vitrine pode ajudar nas vendas?
As lojas que realizam investimentos em visual merchandising podem ter, promovem ótimas receitas nos negócios a médio e longo prazo.
Isto posto, uma vitrine atrativa gera mais oportunidades de vendas e um excelente faturamento. No entanto, para isso acontecer é importante pensar em ações adequadas para este espaço.
Dicas para criar uma vitrine de qualidade e ter bons resultados
Pesquisar informações sobre como criar uma vitrine conforme o seu nicho de atuação é um jeito de chamar atenção e com isso captar clientes.
Antes de pensar na parte visual da vitrine é importante ter em mente algumas estratégias que ajudam a conquistar os consumidores. O poder de escolha está nas mãos dos clientes, por isso as estratégias têm um papel importante junto da vitrine para conquistar o público.
Um atendimento de qualidade, por exemplo, faz toda a diferença para as pessoas e pode ser um fator que gera mais indicações sobre a sua loja e com o tempo você pode ter mais clientes e vender mais.
Ações e estratégias que ajudam a conquistar os clientes são:
- Tenha foco nas necessidades dos clientes;
- Cuide do planejamento de vendas;
- Cumpra com o que promete ao público;
- Invista em anúncios e SEO (técnicas de otimização de site);
- Faça parcerias com empresas;
- Aposte na produção de conteúdo relevante;
- Use estratégias de inbound e automação de marketing;
- Conecte a sua empresa a um marketplace;
- Não espere que os clientes cheguem sem esforços.
Essas são dicas válidas para empreendimentos de diferentes áreas, desde uma empresa de consultoria contábil até uma loja varejista.
Além dessas estratégias, é possível adotar as seguintes dicas para ter uma vitrine de sucesso:
- Adapte a composição conforme o espaço que você tem
É importante não exagerar na quantidade ou tamanho dos objetos. Selecionar bem os itens que você colocará na composição da vitrine é um detalhe importante, principalmente quando se tem um espaço reduzido.
Alguns elementos podem simplesmente captar todos os olhares e isso pode fazer com que você deixe de chamar atenção para o que realmente importa que é o seu produto.
- Selecione o número de objetos e produtos que serão utilizados
Uma regra básica na criação da arte das vitrines é pensar no número de objetos que serão utilizados e os produtos, que podem ser organizados em números de três ou cinco.
Essa organização pode causar mais impacto visual do que uma disposição de produtos feitos em números pares.
Pensar em exclusividade pode ajudar muito na composição das vitrines é interessante para conseguir destacar o seu produto e assim chamar atenção do público.
Se você deseja priorizar o preço, por exemplo, é importante dar mais atenção ao produto do que à decoração.
- Use elementos inusitados
Elementos diferenciados podem ser utilizados na parte expositiva, ou seja, nas vitrines. Uma boa música, por exemplo, pode inspirar na criação do layout da vitrine, possibilitando o desenvolvimento de cenários atrativos.
Elementos suspensos são outros recursos muito usados, graças à eficiência no momento de ambientar as vitrines, principalmente no interior de lojas.
Esses itens permitem que o piso do local fique livre, além de instigar e propor novas formas criativas de expor os produtos.
Usar o espaço das escadas, por exemplo, é outra opção simples e acessível. Elas podem ser usadas para expor os produtos ou servir de inspiração para o posicionamento dos manequins e assim chamar atenção dos consumidores.
- Elabore temas e iluminação
A iluminação é um ponto-chave no processo de criação das vitrines, ou seja, é importante nos negócios, assim como um laudo veicular preço.
As luzes conseguem criar uma sensação agradável no ambiente. No varejo, estes recursos podem ser determinantes e transformar o clima, fazendo com que os clientes sintam-se confortáveis.
Uma boa iluminação consegue valorizar os seus produtos, além de criar um cenário em que atrativo que faz com que o produto não passe despercebido.
A iluminação focada, é uma ótima estratégia para valorizar as mercadorias. Os cenários da sua loja podem ser dispostos para ajudar na valorização das composições, isso no caso de displays onde os produtos podem ficar.
Abajures, neons e outros tipos de iluminação podem ser soluções interessantes para criar uma vitrine mais criativa.
Sobre os temas, a montagem das vitrines podem ser associadas às estações do ano ou datas sazonais.
Independentemente da temática escolhida, é importante pensar no objetivo que é chamar atenção dos clientes, mostrando o que a sua empresa tem a oferecer.
Ou seja, produtos ou serviços, como: abertura de empresa Simples Nacional, entre outros, e apresentar pequenas histórias nas vitrines das lojas/estabelecimentos comerciais.
- Explore as texturas
Objetos com texturas ajudam muito a criar um visual diferenciado para a vitrine e, consequentemente, para o ambiente da loja.
Superfícies brilhantes, lisas, macias e porosas costumam chamar atenção dos futuros clientes, sendo um excelente recurso para atrair consumidores.
Criar padronagens texturizadas repetindo elementos ou até produtos é uma excelente estratégia para criar cenários diferenciados e atrativos.
Algumas opções de texturas muito utilizadas são:
- Tecidos;
- Bolas (transparentes ou coloridas);
- Grama artificial;
- Elementos naturais;
- Móveis com diferentes materiais.
Tais possibilidades podem ser utilizadas não só nas vitrines de lojas, mas na decoração de uma clínica de medicina do trabalho.
- Explore as cores como um elemento decorativo
As cores por si só conseguem chamar atenção e passam mensagens. Elas podem ser utilizadas junto aos objetos que compõem a vitrine e para facilitar as associações mentais que as pessoas fazem ao ver os itens expostos.
Um ponto importante é definir um número de cores que serão utilizadas, é recomendável no mínimo três. Assim evita-se um excesso de cores, podendo ter uma vitrine elegante e que desperte a curiosidade dos consumidores em conhecer mais o seu trabalho.
Portanto, saber utilizar as estratégias para atrair clientes e explorar bem o processo de composição das vitrines são formas dos empreendedores obterem excelentes resultados nos negócios varejistas, em serviços de limpeza de coifas e em diversas outras áreas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.