Buzz marketing é uma estratégia voltada para captar a atenção do público e fazer com que as pessoas comentem sobre a campanha, produtos e serviços. Funciona por meio de gatilhos mentais que vão fixar as ações na mente das pessoas.

O propósito é obter resultados concretos de curto, médio e longo prazo, afinal, as marcas precisam ser lembradas de maneira positiva, principalmente no momento da compra.

Devido ao avanço dos recursos digitais, existem muitas ferramentas de marketing que ajudam a criar esse tipo de estratégia. Se você parar para pensar, vai se lembrar de muitas campanhas que geraram e ainda geram comentários.

Quanto mais as pessoas falam sobre elas, melhor, e é exatamente assim que funciona o buzz marketing. Ele garante que o negócio conquiste popularidade de maneira planejada, e a companhia consegue projetar como a conversa entre os consumidores acontece.

Só que para transformar uma campanha em um grande acontecimento, é fundamental entender o conceito de buzz marketing, antes de aplicar, e é sobre isso que você vai ler aqui.

Neste texto, conheça o conceito de buzz marketing e descubra como aplicá-lo do jeito certo em sua estratégia.

Entenda o que é buzz marketing

O foco do buzz marketing é gerar assunto sobre a marca, seus produtos e serviços. São ações que fazem os consumidores conversarem entre si sobre algo que a organização fez recentemente.

O nome da empresa se destaca e mais pessoas passam a se interessar pelo que ela oferece. Mas, tudo isso acontece de maneira planejada, além de projetar o público que será impactado.

Buzz é um termo em inglês que pode ser traduzido como burburinho, e dentro do planejamento de marketing de uma empresa de transporte fretado de passageiros, torna-se algo totalmente estratégico.

Deve ser aplicado quando a marca quer que as pessoas falem sobre ela e o que faz, mas para gerar assunto, é necessário produzir algo interessante. Um comercial na TV talvez não tenha potencial para gerar assunto, exceto os que se destacam.

Para trabalhar com essa estratégia, é necessário ter muita criatividade e conhecer profundamente o consumidor. Quanto mais a organização conhece sua persona, mais fácil será impactá-la.

Um dos aspectos mais importantes dessa prática é o alcance, por isso, embora seja positivo que a campanha alcance uma grande quantidade de pessoas, o foco da ação é mais estratégico.

Em outras palavras, é necessário definir muito bem o público-alvo e se ele for alcançado, as pessoas vão falar sobre a campanha, sobre as soluções e sobre a marca.

Mas, ao mesmo tempo em que essa estratégia é muito eficaz, precisa ser corretamente planejada, tendo em vista a grande possibilidade de gerar efeitos colaterais, caso o impacto não seja devidamente estudado.

Por exemplo, uma clínica de harmonização facial permanente deve garantir que sua ação seja responsável antes de ser impactante. Certos assuntos não soam bem para o público, então, procure compreender o contexto social atual.

Para não errar na dose, é necessário considerar as características do público, antes de pensar na campanha. A reputação da marca estará em jogo, e é fundamental protegê-la acima de qualquer coisa.

Em muitos casos, a polêmica é um excelente recurso, mas o contexto não pode ser ofensivo. Vemos muitas empresas provocando seus concorrentes, mas mesmo nesse tipo de campanha, a ética deve vir em primeiro lugar.

É uma ação que requer muito planejamento para que os comentários gerados sejam positivos, dessa forma, será capaz de conquistar o público.

Dicas de buzz marketing

Para que a estratégia de buzz marketing seja realmente eficiente, existem algumas estratégias que precisam entrar no planejamento. São elas:

Planejar a ação

Ao elaborar o plano de ação, é necessário definir os objetivos da campanha e o público que a marca deseja atingir.

Tenha em mente que ao investir nessa prática, um salão especializado em pigmentação capilar feminina deseja iniciar uma conversa entre os consumidores, assim sendo, os conteúdos precisam motivá-los.

Escolha um assunto ou contexto que interessa à persona, que possa ser facilmente compreendido e que tenha relação direta com a identidade da marca.

Formar uma rede

Para iniciar uma conversa sobre qualquer assunto, primeiro é necessário ter público para isso. Antigamente, isso acontecia por meio de fóruns, mas, hoje em dia, as empresas podem contar com plataformas, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter.

As redes sociais são excelentes canais para compartilhar conteúdos e iniciar uma conversa, mas fora da internet, a empresa pode investir na distribuição de cartões de visitas e outros tipos de materiais para seu público.

Caso prefira, o empreendedor pode organizar encontros com formadores de opiniões para apresentar seus produtos e serviços e distribuir brindes.

Por exemplo, uma confecção de roupas pode criar uma peça de tecido sarja acetinada, enviar como um presente para um influenciador digital criar uma parceria com ele para que fale sobre o produto em seus canais.

Fazer parcerias

Investir em influenciadores digitais é uma forma de aumentar a visibilidade e a credibilidade da organização, tendo em vista que os seguidores dessas pessoas confiam e concordam com suas indicações.

A aproximação vai depender do reconhecimento que a empresa tem de seu mercado. Se a marca quiser fazer uma parceria com um artista famoso, precisa entrar em contato com seu empresário.

Por outro lado, tentar uma parceria com micro influenciadores é menos burocrático e muito mais acessível, visto que, geralmente, basta enviar um brinde para que eles façam a divulgação.

Chamar a atenção das pessoas

Uma estratégia de Buzz marketing só será bem-sucedida se a mensagem despertar o interesse da audiência. Existem vários temas que funcionam bem nesse processo.

Um deles são os assuntos em comum, ou seja, falar sobre uma novidade ou algo que esteja fora dos padrões. Uma empresa de fechamento de área com vidro também pode investir em algo extraordinário, que seja incrível e satisfaça as pessoas.

Outra opção é trabalhar com pautas chocantes que surpreendem e atraem os comentários da audiência. Muitas organizações, porém, preferem investir em assuntos engraçados e voltados para o entretenimento.

Por fim, despertar a curiosidade das pessoas e instigá-las a procurar mais informações também é uma forma de fazer Buzz marketing.

Sair do comum

É fundamental criar conteúdos que realmente sejam capazes de contribuir com o branding da empresa. Em linhas gerais, o planejamento precisa ser capaz de oferecer reconhecimento e notoriedade.

Mas, diante de tantas campanhas e estratégias que vemos todos os dias, não é fácil se destacar, por isso, é fundamental ser criativo.

Importância do Buzz marketing

Um fabricante de salgados para lanchonete para revenda deve investir em Buzz marketing porque ele pode simplesmente mudar a imagem da empresa no mercado em que atua.

Ele é importante porque traz uma série de vantagens fundamentais para qualquer negócio que queira crescer. Trata-se de uma prática de baixo investimento e totalmente orgânica.

As pessoas vão falar sobre a empresa, sem que ela precise ficar investindo em anúncios e outras práticas para chamar a atenção do público.

Mesmo exigindo um orçamento mais baixo do que o comum, o alcance continua sendo alto, e as melhores plataformas para trabalhar essa estratégia são as redes sociais.

Podemos compará-las a um megafone usado por um fabricante de adesivo gospel automotivo para alcançar várias pessoas ao mesmo tempo. A conexão estabelecida entre elas é o que vai fazer com que a mensagem percorra uma grande distância.

Outro benefício é o aumento da credibilidade, isso porque os próprios consumidores vão falar sobre a empresa, como se eles emprestassem sua própria credibilidade para passar adiante a mensagem.

Quando alguém fala sobre um produto, está avaliando a aquisição e falando sobre ela com outros indivíduos. Os consumidores confiam muito mais uns nos outros do que naquilo que as marcas dizem.

Se o seu negócio é capaz de estimular as pessoas a falarem sobre ele de maneira positiva, é natural que mais pessoas passem a procurá-lo, na hora de adquirir soluções que precisam.

Pense, por exemplo, nos profissionais de saúde, como aqueles que prestam serviços de fonoaudiologia em domicílio, e que geralmente são indicados por seus próprios pacientes.

Com o buzz marketing, a empresa passa a ser indicada como uma boa opção e as pessoas sempre conversam sobre as suas campanhas e ações.

Considerações finais

Hoje em dia, por conta da internet, a informação corre muito rápido e as organizações podem aproveitar esse fato para investir em uma das melhores estratégias de divulgação: o buzz marketing.

Essa estratégia faz com que as pessoas comentem sobre o negócio entre elas, potencializando o alcance de suas campanhas de marketing. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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