Fazer marketing nas redes sociais é importante para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

Sua importância é explicada pelo fato de que essas plataformas são canais extremamente usados pelas pessoas, para que possam interagir entre elas, se informar, entre outras possibilidades.

Nesse viés, as organizações precisam conhecer essas plataformas e traçar estratégias que tragam bons resultados dentro delas.

Não se pode ignorar as redes sociais porque o mundo moderno é permeado por elas. É nesses sites que as pessoas compartilham sua vida com amigos e familiares, discutem assuntos polêmicos e até mesmo acompanham as novidades das marcas.

Investir em uma boa estratégia de marketing digital nas redes sociais é crucial e deve ser prioridade para qualquer empresa que queira estabelecer um bom relacionamento com o público.

Atualmente, é possível estar presente nas mais importantes, como no caso do Facebook, Instagram e LinkedIn, mas antes de definir qual delas vai usar, é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing nas redes sociais, falar sobre sua importância, quais são os seus benefícios e mostrar as estratégias mais inteligentes para as organizações.

Qual o conceito de marketing nas redes sociais?

As estratégias de marketing nas redes sociais são ações que as marcas realizam dentro dessas plataformas, tendo como objetivo aumentar o alcance do negócio.

A organização encontra seu público nesses sites para que comece a fazer parte do dia a dia das pessoas. Por meio das ações certas, a empresa se torna mais relevante para a audiência, conquista engajamento e atrai potenciais clientes.

Como resultado, uma loja de bateria de caminhão de 150 amperes também consegue aumentar a quantidade de conversões.

Entretanto, muitos acreditam que fazer marketing nas redes sociais é apenas fazer algumas postagens e analisar o número de curtidas. 

Na verdade, o marketing nessas plataformas envolve outros aspectos, como:

  • Práticas de otimização;
  • Planejamento;
  • Produção de conteúdo;
  • Monitoramento das ações;
  • Interação com seguidores;
  • Anúncios.

Podemos dizer que esses são os pilares do marketing digital nas redes sociais e que eles estruturam uma presença das empresas nesses sites.

Importância do marketing nas redes sociais

Muitos empreendedores e gestores se perguntam por que é importante trabalhar com as redes sociais, mas analisando o estilo de vida das pessoas hoje em dia e a presença da internet na sociedade, não é difícil imaginar.

Em primeiro lugar, estamos falando de plataformas que estão presentes no cotidiano do ser humano, chega a ser estranho imaginar a sociedade atual sem as redes sociais.

Antes de elas existirem, o público tinha dificuldade para manter contato com amigos, saber sobre seus artistas favoritos, interagir com familiares distantes, falar com pessoas de outros países e conhecer as novidades das empresas.

Com as redes sociais, um salão especializado em corte de cabelo curto masculino pode mostrar um pouco mais sobre seus bastidores e humanizar a marca diante das pessoas.

As estratégias nesses canais também são importantes para entender como é o comportamento do público, a maneira como as pessoas consomem e até mesmo o que elas falam sobre as marcas.

As redes sociais são importantes para lidar melhor com uma crise de imagem, pois muitas vezes a empresa pode se envolver em um problema e usar esses canais para esclarecer o que aconteceu e dar um parecer sobre a situação.

Estar presente nas redes sociais e usá-las nas estratégias de marketing também é crucial para melhorar o atendimento ao cliente, tendo em vista que muitas pessoas se comunicam com as empresas nessas plataformas.

Para entender um pouco mais sobre a importância do marketing nas redes sociais, vamos ver quais são as vantagens trazidas por ele.

Vantagens do marketing nas redes sociais

Ao investir em marketing nas redes sociais, uma empresa de sistema de interfone para condomínio tem acesso a uma série de vantagens, como:

Anúncios segmentados

As redes sociais também são plataformas de publicidade, e os anúncios criados nelas são totalmente segmentados. A todo o momento, os usuários oferecem informações sobre aquilo que gostam, o que acontece em suas vidas e com quem interagem.

As plataformas simplesmente reúnem essas informações e oferecem aos anunciantes, de modo que seus anúncios alcancem em pessoas que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços, o que potencializa os retornos.

Aumenta o tráfego e as conversões

É um erro acreditar que as redes sociais só servem para construir a imagem da marca, uma vez que elas contribuem para expandir o alcance da marca, geram engajamento e conseguem humanizar a empresa.

Uma vidraçaria próxima também pode aproveitar seus recursos para melhorar as etapas mais avançadas na jornada de compra.

O negócio pode divulgar links do site ou de sua plataforma e-commerce, além de promover os conteúdos do blog institucional, e todos esses canais são ótimos para gerar leads e converter clientes.

Algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, já oferecem a possibilidade de comprar diretamente na plataforma, o que acaba por potencializar o número de vendas.

Humaniza a marca

Outra vantagem que merece destaque é o fato de que as redes sociais ajudam a humanizar a marca, mostrando para os usuários que ela é feita por pessoas.

A melhor maneira de fazer isso é mostrar os bastidores do negócio, investir em estratégias com linguagem amigável, conversar de igual para igual com os clientes, dentre outras ações do tipo.

Dentro dessas plataformas, a marca pode assumir uma verdadeira personalidade, de modo a transmitir seus valores, princípios e atitudes.

Mas, quais são as melhores estratégias?

Para aproveitar todas as estratégias mencionadas anteriormente, uma empresa paisagista de jardim precisa investir em várias estratégias inteligentes. São elas:

1.    Criar conteúdos únicos

Criar conteúdos únicos e relevantes é a melhor forma de atrair a atenção dos seguidores nas redes sociais.

Para isso, a empresa precisa definir o perfil da sua persona, conhecer o tipo de linguagem que precisa usar, assuntos que precisa abordar e os objetivos que quer atingir.

O objetivo da produção de conteúdo deve ser sempre as características do cliente ideal, para que fique mais fácil conquistar o público certo.

A empresa não deve falar sobre seus produtos e serviços o tempo todo, na verdade, o foco também precisa ser assuntos relacionados ao seu mercado e que sejam do interesse das pessoas.

Por exemplo, ao invés de um nutricionista criar apenas anúncios com o telefone e o endereço de seu consultório, pode publicar um artigo sobre os alimentos mais importantes para quem quer acabar com a queda de cabelo.

Uma empresa de PABX em nuvem pode aplicar o princípio de pareto, em que 20% dos seus materiais falam sobre seus produtos e serviços, e 80% falam sobre temas relacionados ao mercado em que atua.

2.    Saber usar as hashtag

Hashtag é aquele símbolo em formato de jogo da velha que passou a ser muito utilizado na internet, após o Instagram. Seu objetivo é definir uma situação, desejo ou sensação.

Dentro das estratégias de marketing digital, a hashtag pode ser usada para definir a marca, destacar um benefício, dentre outras possibilidades.

Uma empresa de rápido motoboy também pode usar esse recurso para facilitar a vida de quem procura por determinado assunto, o que melhora o planejamento de marketing digital nessas plataformas.

3.    Investir em anúncios patrocinados

Os empreendedores que não têm muito tempo para se dedicar a essas plataformas podem equilibrar as publicações orgânicas com os posts patrocinados.

Eles aumentam o alcance e o engajamento dos materiais publicados, o que ajuda o negócio a ser visualizado por mais pessoas nas redes sociais.

Com isso, também fica mais fácil conquistar seguidores, divulgar eventos, fazer promoções, dentre outras práticas do tipo.

4.    Não ser repetitivo

Já vimos que uma empresa de manutenção de jardim precisa publicar frequentemente para aumentar o número de leads nas redes sociais. Só que publicar com frequência não significa ser repetitivo.

Na verdade, cada vez que a companhia posta alguma coisa nas redes sociais, precisa fazer com que suas publicações sejam únicas, variando entre fotos, imagens da marca, informações sobre os produtos e serviços e tudo isso em diferentes formatos.

Por exemplo, se hoje a sua empresa publicou um texto sobre determinado assunto, daqui uns 2 dias pode publicar um vídeo continuando o conteúdo anterior, na outra semana postar imagens e assim por diante.

Isso faz com que o perfil da companhia se torne mais dinâmico e interessante para os seguidores, afinal, sempre estará completo.

Considerações finais

Sendo assim, estar presente nas redes sociais é um4 estratégias inteligentes para as marcas aplicarem nas redes sociaisa necessidade para qualquer empresa hoje em dia, mas para acolher todos os benefícios dessa prática, é fundamental trabalhar com estratégias inteligentes.

São plataformas que vão ajudar a construir a imagem do seu negócio, mantendo sempre em contato com o público e posicionando os produtos e serviços como as melhores opções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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