O Inbound Marketing é uma abordagem estratégica para a criação de conteúdo valioso, que se alinha com as necessidades do público-alvo de uma empresa visando atrair, encantar e converter os clientes em um relacionamento de longo prazo.

Também conhecido como Marketing de Atração ou de Entrada, o Inbound é uma estratégia que traz resultados efetivos, uma vez que as pessoas vem de encontro ao negócio, tornando-se verdadeiros clientes e, consequentemente, promotores da marca.

O Inbound Marketing faz uso de diversos canais para atrair os leads por meio da criação de conteúdo, que são os blogs, sites, otimização de mecanismos de busca e o uso de mídias sociais, valendo-se de quatro etapas essenciais:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento (fechamento da venda).

Enquanto nas estratégias de Outbound Marketing uma empresa foca em uma oferta direta de pressurizador residencial, o Inbound Marketing se concentra na visibilidade com o compartilhamento de conteúdo, de modo que compradores potenciais venham até você.

Ou seja, as marcas que empregam o Marketing de Atração se voltam para a aplicação de metodologias cujo foco é gerar consciência, desenvolver engajamento e um relacionamento duradouro e, por fim, a geração de potenciais clientes.

É importante ressaltar que os leads são atraídos de modo totalmente orgânico, uma vez que o conteúdo fornecido pelo Inbound Marketing é educativo, divertido e atrativo aos leitores.

Quando um cliente encontra a empresa desta maneira, ela gera uma influência mais forte em suas futuras decisões de compra, posto que entendem que aquele é um material de valor e que a marca tem autoridade no assunto.

Assim, se formos comparar o Inbound Marketing com um veículo, a organização é o motorista, os potenciais clientes são os passageiros, e o conteúdo é como uma potente bateria moura para carro, que leva à atração e conversão.

Além das conversões de leads e da retenção de clientes, o Inbound pode fazer maravilhas para as campanhas em mídias sociais, além do reconhecimento da marca e os esforços de otimização dos mecanismos de busca.

Logo, um comprador conectado adquire todas as informações necessárias por meio de materiais persuasivos, o que leva à uma tomada de decisão de compra a qualquer momento, diminuindo o ciclo de vendas.

Tudo isso sem mencionar os impactos positivos gerados quando há o compartilhamento do conteúdo em meios como as redes sociais.

Como aplicar o Inbound Marketing

As pessoas só irão atrás de um produto como pabx em nuvem, se elas forem convencidas de que realmente precisam dele, e isso é feito através do investimento na criação de conteúdos relevantes.

Nesse sentido, é importante identificar maneiras de se aproximar desses visitantes e transformá-los em leads por meio de estratégias como:

1. Estabelecer metas

O primeiro passo para criar uma estratégia de Inbound Marketing é definir seus objetivos comerciais. Considerando onde você está e para onde quer ir, é importante criar esse “roteiro” de como chegar até o destino estabelecido.

Ao longo deste caminho, é essencial definir os indicadores-chave de performance, os famosos KPIs, que orientam como a campanha está indo. 

Assim, é possível olhar para seus concorrentes, seu mercado de atuação e em qual posição seu negócio se encontra para criar metas realistas e alcançáveis.

Para definir uma direção, uma dica é estabelecer metas personalizadas durante um brainstorming com sua equipe de marketing e vendas. 

Afinal, se a linha de táxi aéreo executivo está mais engajada que a linha de mototáxi, então é no aéreo que os esforços vão ser focados.

Isso porque conduzir reuniões para identificar um ou mais perfis de clientes ideais, além do estabelecimento de metas, é a melhor maneira para discutir as principais métricas, metas de receita e o processo de vendas, para produzir a melhor estratégia personalizada.

2. Criar uma persona

Uma compreensão mais profunda de seu público proporciona orientação para o conteúdo que é criado e faz com que os visitantes sejam persuadidos e engajem com seu material.

Assim, é possível criar uma representação baseada em pesquisa de quem são seus compradores, o que eles querem realizar, pontos de dor que moldam seu comportamento e como eles tomam as decisões de compra.

Uma compreensão de seus concorrentes e do que outras empresas estão fazendo em seu setor é ideal para criar uma persona. Assim, você pode identificar sua especialidade e ver onde estão possíveis falhas na indústria que poderiam ser preenchidos.

3. Levantar as palavras-chave ideais

Uma vez que uma compreensão de seu público for estabelecida, é importante descobrir como as pessoas estão buscando seu conteúdo sobre ecobag infantil personalizada através dos mecanismos de pesquisa.

Isto permite que o volume estimado de busca global e local sejam estimados, assim como a dificuldade de classificação que também ajudam a prever o custo de execução de campanhas pagas.

Através de muita análise, é possível decifrar quais palavras-chave devem ser direcionadas, a fim de atrair os visitantes ideais para as páginas da empresa.

Ter essa clareza estabelecida auxilia na elaboração de possíveis estratégias a serem tomadas,afinal, as palavras-chave são grandes ferramentas para tornar o site mais visível. Elas fazem a página subir no ranking de buscas, e quanto mais visibilidade, melhor. 

4. Apostar em SEO local

O uso de SEO local faz-se necessário para possibilitar o encontro da sua página nos mecanismos de busca de modo orgânico, por meio de um recurso chamado geolocalização.

O SEO local consiste de todos os fatores em uma página do site que influenciam o ranking dos mecanismos de busca. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português é traduzido para “otimização de mecanismos de busca”.

Para ser encontrado por meio das palavras-chave estabelecidas para a estratégia de Inbound Marketing, é fundamental otimizar cada página que é criada dentro do website. 

Se um conteúdo cujo tema é o funcionamento de um vidro temperado jateado, no decorrer do artigo a palavra-chave deve ser inserida de forma natural.

5. Fazer um calendário editorial 

Antes de iniciar a divulgação de sua campanha de conteúdos, uma dica é criar um calendário editorial para garantir que você esteja publicando e promovendo postagens em períodos regulares.

Um calendário editorial não só facilitará a programação do conteúdo, ou mesmo irá gerar capital nos próximos lançamentos de produtos ou serviços, mas, em última instância, incentivará a disciplina na administração e atualização de qualquer postagem. 

Talvez sua empresa de curso de nr 01 só precise de um planejamento preciso e meticuloso para poder alavancar, principalmente por ser algo tão específico, o que mostra que o Inbound Marketing é perfeito para sua empresa.

Planejamento em questão de marketing é sempre um dos primeiros passos. Ter um tempo para observar de longe o que precisa ser feito é sempre pivô em uma estratégia de marketing bem-sucedida, sendo ela o Inbound ou qualquer outra estratégia.

6. Focar na publicação constante

O blog é a base para trazer tráfego para seu site, e os visitantes ideais só serão atraídos por meio de conteúdos que sejam relevantes para eles. A chave é criar conteúdo que são tendência, principalmente entre seu público e principais tópicos do setor.

Por exemplo, durante os primeiros meses da pandemia de 2020, termos como máscara proteção eram tópicos que estavam sempre assuntos do momento.

Nesse sentido, manter os blogs atualizados, bem como os posts nas redes sociais, é uma alta prioridade para que seu site seja encontrado online, uma vez que as publicações são essenciais para atrair novos visitantes e fidelizar os já interessados em seus conteúdos.

7. Investir em pay-per-click (PPC)

As campanhas pay-per-click proporcionam a oportunidade de colocar sua mensagem na frente de um público que está procurando por um produto ou serviço que sua empresa oferece.

Na verdade, percebendo as tendências da busca, a SERP (Search Engine Results Page) está ficando cada vez menor. Isso significa que a concorrência para entrar nas primeiras posições do Google está ficando exponencialmente maior todos os dias.

Através de palavras-chave e um anúncio atraente, a obtenção dos resultados desejados é mais assertiva. Vale lembrar que PPC não está mais limitado aos mecanismos de busca, sendo possível executar campanhas pay-per-click em vários tipos de plataforma.

8. Investir nas redes sociais

As mídias sociais são a melhor plataforma para compartilhar conteúdo. As probabilidades de que seu público esteja se engajando em pelo menos uma rede social são bem altas.

Essas plataformas funcionam como uma porta de entrada para prospectos em potencial de visibilidade para o website, por isso, é importante ser relevante, ativo e engajado nestes canais.

Considerações finais

Uma campanha de Inbound Marketing robusta possibilita o alcance do público ideal em um ciclo de vendas mais curto. Isto permite que o negócio gere leads qualificados com pouco investimento, ao contrário do marketing tradicional.

Além disso, a aproximação gerada entre potencial cliente e empresa por meio de conteúdos persuasivos possibilita um relacionamento mais duradouro, que resulta no aumento do ticket médio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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