As oscilações na economia e no mercado são comuns, exigindo uma constante adaptação dos negócios. O marketing sazonal se apresenta como um mecanismo pelo qual as empresas conseguem equilibrar o faturamento ao longo do ano.

Um dos desafios comuns a serem enfrentados por empresas de diversos segmentos é a sazonalidade. 

Esse desafio está atrelado com as oscilações econômicas que ditam os picos de venda de itens distintos, como a vela de ignição automotiva.

Conforme destacado por especialistas na análise de métricas e indicadores dentro do escopo da inteligência de negócios, alguns nichos de atuação são mais afetados por outros em decorrência da sazonalidade.

Empresas que trabalham majoritariamente com o fornecimento de produtos específicos e típicos de acordo com o calendário anual sofrem mais com as oscilações da economia, tendo em vista que os produtos devem ser vendidos em épocas determinadas do ano.

Todavia, os impactos dos negócios e das variações de demanda não é exclusividade de negócios que fornecem produtos e serviços específicos. Para garantir o encontro de pacientes de cirurgia ocular para gatos, uma clínica deve trabalhar constantemente.

Considerando que o mundo dos negócios é repleto de desafios e alta concorrência, é essencial que as empresas adotem mecanismos para driblar tais empecilhos e até mesmo transformá-los em soluções agregadas. 

O que é o marketing sazonal?

Indo ao encontro do significado do termo sazonalidade, pode-se compreender o conceito de marketing sazonal como um conjunto de métodos para serem implementados, os quais conferem às empresas a capacidade de impulsionar vendas em épocas específicas.

Algo característico do mercado são as mudanças, transformações e oscilações que acontecem concomitantemente com a repetição dos mesmos fatores dentro da economia, isto é, mercado e economia são duas forças que caminham paralelamente.

Assim, é exigido que um prestador do serviço de revisão Mercedes Benz esteja em dia com as tendências do mercado, apelando sempre para o encontro de novos métodos em prol do faturamento anual.

As tendências do mercado costumam se manifestar em épocas variadas e indo ao encontro do escopo observado por profissionais, as tendências podem afetar positivamente ou negativamente certos segmentos.

Logo, o marketing sazonal possui a função de apoiar as empresas a trabalharem o máximo possível em arrecadar faturamento nos períodos de pico das vendas, dando as coordenadas para os times comerciais e de marketing aplicarem as técnicas requisitadas.

Com o entendimento do que é o marketing sazonal e como isso pode afetar os seus negócios, uma clínica de estética indica que aproveita os períodos de pico para direcionar campanhas dedicadas sobre o procedimento de camuflagem de estrias em pele negra

Por intermédio das ações tomadas corretamente e um levantamento assertivo acerca da sazonalidade, um negócio consegue se programar e evitar déficits no faturamento anual, atingindo então as metas projetadas.

Dicas para planejar melhor o marketing sazonal

Tomar decisões assertivas e que viabilizem o sucesso das marcas e organizações é uma tarefa difícil, o primeiro ponto a ser abarcado pelas equipes gestoras e sócios, é que dentro do mundo dos negócios não existe fórmula ou receita mágica.

É por esse motivo que técnicas devem ser desenvolvidas e aplicadas seguindo as diretrizes do contexto de implementação e as metas a serem atingidas, semelhante ao procedimento de aplicação de mega hair loiro 70cm que varia de cliente para cliente.

Desse modo, é fundamental que as empresas estejam atentas para o nicho em que atuam e para o perfil de cliente ideal que queiram atingir, principalmente, na pauta da sazonalidade, visando aproveitar os picos com a melhor performance possível.

Algumas medidas devem ser tomadas para que o planejamento ocorra como o esperado e permita que as empresas contem com um bom desempenho anual, como:

  • Definição de um cronograma;
  • Usar os canais de comunicação corretos;
  • Entender as necessidades do nicho;
  • Levantamento de recursos.

Os tópicos são o braço direito para as empresas contarem com um planejamento assertivo, considerando também que as variáveis para imprevistos precisam ser consideradas em todos os pontos citados.

  1. Realize um cronograma com o calendário sazonal

A relevância de cronogramas dentro de projetos é válida, porque a partir dos cronogramas os responsáveis pela execução conseguem entender as expectativas a serem atendidas e solucionar possíveis problemas, mas ainda assim cumprir os prazos.

Para projetos de diferentes dimensões e em segmentos múltiplos, o cronograma é fundamental, como para o time operacional responsável pela produção de reator em vidro e o fornecimento do mesmo produto para laboratórios.

No escopo do marketing sazonal, o cronograma feito em concordância com o calendário de datas em que as oportunidades de venda são maiores, é o diferencial que levará as vendas a aumentar expressivamente.

Ainda assim, o cronograma deve ser entendido como um recurso a ser complementado com outras estratégias, viabilizando então o resultado positivo em função das metas.

  1. Determine os canais de comunicação corretos

As mudanças ocasionadas pelos avanços tecnológicos vêm impactando o dinamismo encontrado nos negócios de modo geral, se antes as empresas precisavam concentrar energias e estratégias para o modelo físico, com o ambiente digital é diferente.

A praticidade e velocidade na transmissão e recepção de informações, característica comum no marketing digital, permite que empresas de diversos segmentos consigam potencializar a visibilidade e consequentemente aumentar as taxas de conversão.

Somente com o apoio do marketing digital atrelado com as estratégias sazonais corretas, um negócio consegue driblar as oscilações da economia e ainda assim continuar convertendo as vendas de tubo defofo 300mm.

O marketing digital consiste no uso de sites, blogs, anúncios online e redes sociais para permitir uma comunicação mais rápida entre clientes e marcas.

Entretanto, antes de direcionar investimentos para essa modalidade, é necessário um levantamento.

Com a definição do perfil e comportamento do cliente bem como os veículos de comunicação que asseguram uma comunicação assertiva, a sazonalidade deve ser trabalhada no ambiente virtual. 

  1. Esteja em dia com as tendências

Uma esfera que deve ser trabalhada constantemente por empresas de diversos segmentos são as tendências de mercado, que são determinadas pelo dinamismo encontrado nas relações de oferta e demanda.

Em outras palavras, as tendências são ditadas de acordo com os incentivos de consumo feitos aos clientes e o aquecimento de algumas áreas do mercado, esses incentivos podem ser vistos com mais facilidade no ramo da moda, por exemplo.

Entretanto, não são exclusividade da moda, considerando que outros nichos como a arquitetura, construção civil, eventos e decoração enfrentam esse tipo de oscilação.

E é por esse motivo que para garantir o resultado positivo da locação de canhão sky walker, um provedor de serviços e produtos para eventos deve estudar a sazonalidade de seu nicho e aproveitar as tendências estrategicamente.

Em adição, as tendências podem ser trabalhadas com maior assertividade com o uso do marketing digital, principalmente, em campanhas nas mídias sociais por meio das plataformas como o Instagram e o TikTok que são regidas por vídeos rápidos e virais.

  1. Investimentos necessários

O atingimento de objetivos depende diretamente das técnicas e estratégias disponibilizadas para que as empresas consigam com sucesso, implementar a execução assertiva de todos os pontos levantados como necessários para aproveitar a sazonalidade.

Mas, sem o direcionamento dos objetivos, a tarefa das equipes torna-se sobrecarregada e repleta de retrabalho, isso significa que os gestores e sócios devem trabalhar para identificar os investimentos necessários e deixá-los disponíveis.

Essa relação está respaldada com o fornecimento de ferramentas e equipamentos necessários de trabalho, cuja responsabilidade de fornecimento é das empresas, viabilizando o atingimento dos objetivos.

Entender os investimentos requeridos e verdadeiramente fazê-los é o passo final e essencial dentro de uma estratégia de marketing sazonal, tendo em vista que sem os recursos, as equipes não conseguem aprimorar os resultados.

Considerações finais

Sendo assim, as oscilações no mercado acontecem como uma resposta direta para as variações econômicas, que podem afetar positiva ou negativamente empresas de diferentes segmentos, influenciando também o modelo de consumo dos indivíduos.

Estudar, compreender e trabalhar na sazonalidade deve ser a prioridade número um no momento de definição das estratégias empresariais, algo que é capaz também de definir o posicionamento e a autoridade das marcas.

Por fim, realizar um estudo prévio de mercado deve ser a alternativa analisada por empresas que almejam levantar as taxas de conversão, considerando que uma sazonalidade bem trabalhada deve surtir resultados no sentido macro.

Aliás, planejamento conforme o cronograma e calendário dos picos de demanda, a avaliação da comunicação indicada e os veículos para direcionar as mensagens ao consumidor, investimentos requeridos e estar em dia com as tendências é essencial.

Portanto, apesar de não existirem fórmulas mágicas para fazer com que as equipes vendam mais, conforme sinalizado por especialistas da área, é imprescindível ressaltar que as técnicas de marketing sazonal são essenciais para potencializar o faturamento anual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Como vender mais com o marketing sazonal?”

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