Conquistar e fidelizar clientes online é muito importante para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. A companhia precisa ter um bom relacionamento com seus compradores para obter diversos benefícios.
Um deles é a redução de custos, visto que, com as práticas certas, a organização não precisa investir rios de dinheiro para atrair consumidores.
As estratégias de fidelização são boas práticas porque, além de reter o cliente atual, oferecem boas experiências que fazem o indivíduo indicar a marca para outras pessoas, e isso reduz o custo de aquisição de clientes.
Consequentemente, as vendas aumentam, e isso porque pessoas satisfeitas voltam a comprar mais vezes e falam sobre os produtos e serviços com amigos e familiares. Para se ter uma ideia, 77% dos consumidores estão propensos a elogiar uma marca.
Todo esse processo é bom para estabelecer uma comunicação frutífera com o público da empresa. A marca tem mais liberdade para perguntar diretamente para os clientes o que eles precisam e conciliar essas necessidades com os objetivos do negócio.
Este texto vai mostrar como atrair mais visitantes para o site, como convertê-los em clientes, como fidelizar os compradores, o tipo de conteúdo que engaja melhor e como oferecer um bom atendimento.
Como atrair mais visitantes?
Atrair visitantes para o site institucional ou loja virtual é muito importante para alcançar os resultados esperados. Entre as práticas mais indicadas estão:
- Fazer campanha de vendas;
- Segmentar nas redes sociais;
- Estar no Instagram;
- Investir em e-mail marketing;
- Fazer marketing de conteúdo.
As campanhas de vendas, como uma política de desconto bem planejada, chama a atenção dos consumidores sem se tornar um problema financeiro para o negócio.
Uma empresa especializada em laudo de segurança estrutural deve fazer com que seus clientes sintam que fizeram um bom negócio, mas sem ter que competir apenas com base no preço oferecido.
É interessante mostrar as vantagens da compra, oferecer cupons de desconto, trabalhar com estratégias que criam senso de urgência, entre outras práticas.
O Facebook, por exemplo, é uma das redes sociais com o maior número de usuários, por isso vale a pena segmentar a audiência por meio dele.
O ideal é configurar uma página empresarial para a marca, pois é onde os usuários vão procurar mais informações. Com isso, é possível criar anúncios segmentados que vão ajudar a alcançar o público certo.
Para aumentar ainda mais as vendas, a empresa pode integrar o recurso de loja na plataforma, pois vai direcionar os visitantes para o site de vendas.
O Instagram, por sua vez, é uma rede social voltada para os conteúdos visuais, e é interessante criar um perfil da marca nesse canal para exibir os produtos e serviços.
O perfil de um negócio que vende atadura para queimadura deve ter uma biografia completa, e as publicações devem misturar vídeos e fotos para atrair a atenção dos usuários.
O e-mail marketing continua sendo uma estratégia bem-sucedida porque consegue estabelecer uma comunicação mais próxima e íntima com os contatos, sem as interferências comuns em outras plataformas.
Para conquistar contatos novos, a organização pode oferecer conteúdos valiosos em seus canais em troca das informações dos visitantes, além de contar com uma ferramenta de automação para agilizar os envios.
Para que o negócio tenha condições de competir com marcas maiores, deve aumentar o tráfego do site com conteúdos de valor. Para isso, é indispensável estabelecer o público-alvo e adotar os formatos mais adequados para a audiência.
As publicações podem ser feitas em um blog institucional, canal no YouTube, enviadas por e-mail e compartilhadas nas redes sociais.
Como converter visitantes em clientes?
Além de atrair visitantes para o site institucional, a empresa também precisa convertê-los em clientes, e o primeiro passo é usar a linguagem dos usuários.
Quando as pessoas fazem uma pesquisa no Google e acessam o site da organização, estão focadas em um problema ou necessidade. Por isso, o conteúdo de uma empresa de comodato de máquina de café expresso precisa atender o público.
Isso significa refletir as palavras e sentimentos dos usuários, portanto, as primeiras palavras do material precisam se identificar com a situação do visitante.
Além de criar materiais ricos e valiosos para o público, a empresa também precisa criar as áreas de conversão dentro do site. São campos visíveis para que o usuário possa se cadastrar e se tornar um potencial cliente.
Mas além de facilitar esse processo, as páginas precisam ser agradáveis e fáceis de navegar, o que implica em respeitar alguns padrões de design e garantir que as páginas possam ser acessadas por meio de qualquer dispositivo.
Uma das estratégias mais usadas pelos negócios são as provas sociais, ou seja, depoimentos de compradores atuais que estão satisfeitos com os produtos e serviços. Esse tipo de material é bem convincente e colabora com as estratégias de conversão.
Como fidelizar os clientes online?
Depois de converter os visitantes em clientes, é um engano pensar que a relação entre a marca e os consumidores está encerrada. Na verdade, está apenas começando, pois o intuito é fazer com que essas pessoas voltem a comprar.
Por essa razão, uma loja de roupa de frio infantil atacado deve ter excelência no atendimento ao consumidor. As pessoas não estão preocupadas apenas com qualidade e preço, mas também com a forma como são atendidas.
Para oferecer um bom atendimento, é fundamental disponibilizar chats online no site institucional, na plataforma de vendas, nas redes sociais, por e-mail e por telefone.
A organização precisa de um mix de produtos exclusivos, pois os consumidores preferem lojas que variam as soluções oferecidas, tanto é que muitos priorizam as ofertas exclusivas.
Em outras palavras, a marca deve oferecer novidades constantes para os consumidores, caso contrário, vão encontrá-las com outras empresas.
Um fornecedor de caixa personalizada papel kraft oferece diversas modalidades de pagamento para que possa atender a diferentes realidades e possibilidades.
Uma loja e-commerce deve oferecer a mesma facilidade porque isso é visto como um benefício. Por exemplo, o comprador precisa da possibilidade de pagar o mesmo produto usando dois cartões de crédito.
Tipos de conteúdos que engajam
Alguns tipos de conteúdo conseguem engajar e converter os consumidores com mais facilidade, como no caso das listas. Esse tipo de material agrada o público porque é muito fácil de ser consumido.
Outra possibilidade são as perguntas e respostas, e esse formato funciona bem porque parte das necessidades reais do público. Para qualquer empresa, é uma excelente opção para gerar alcance, engajamento e vendas.
Por exemplo, um fornecedor de salgado lanchonete pode usar a caixa de perguntas nos stories do Instagram para perguntar ao público o sabor que eles preferem.
Materiais que falam sobre tendências do setor também fazem muito sucesso com as pessoas, principalmente no fim ou no começo do ano. Portanto, vários segmentos podem trabalhar essa opção, principalmente o setor de moda.
Por fim, os depoimentos são ótimas opções para engajar os consumidores porque eles mostram a opinião de outros clientes sobre o negócio. Se estiver difícil coletar esses feedbacks, a empresa poderá oferecer algum tipo de benefício para retribuir.
Como oferecer um bom atendimento?
Para ser um atendimento de excelência, primeiro a empresa precisa conhecer seus clientes para entender suas expectativas, necessidades, interesses, entre outras informações relevantes.
Com base nesses dados, o negócio pode planejar as ações e metas, bem como as diretrizes de atendimento, para poder tratar o consumidor da maneira como ele espera.
Uma loja de kit festa para 50 pessoas deve estabelecer metas desafiadoras e possíveis de alcançar para estimular os atendentes.
Durante as oportunidades de interação com o público, é fundamental demonstrar empatia, agilidade e transparência.
O atendente precisa se colocar no lugar do cliente para garantir sua satisfação e oferecer as soluções que ele necessita.
Também é fundamental ser ágil, uma vez que 60% dos consumidores acreditam que respostas rápidas é uma das melhores características de um bom atendimento.
Agora, se por alguma razão a empresa realmente não puder encontrar a solução, então deve ser transparente em relação a isso e oferecer uma alternativa para o problema do cliente.
Um fabricante de forro de gesso acartonado estrutural deve fazer tudo isso dentro de um atendimento personalizado para que o cliente sinta que a empresa realmente o conhece e está disposta a oferecer o que ele precisa.
Considerações finais
Os clientes são essenciais para qualquer empresa, uma vez que compram os produtos e serviços, e por isso geram lucros para a marca.
É fundamental investir constantemente em estratégias para atrair e fidelizar os consumidores, a fim de manter a competitividade e a sustentabilidade da marca.
A internet está repleta de canais que ajudam nesse sentido, e o marketing digital oferece estratégias que ajudam o negócio a alcançar o público certo e transformá-los em clientes satisfeitos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.