Em 2020, o e-commerce ajudou negócios do mundo todo a minimizar os efeitos da crise causada pela pandemia. No Brasil não foi diferente, e o comércio digital avançou décadas em semanas. Para se ter uma ideia, apenas em março, a Abcomm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) registrou 107 mil novos estabelecimentos no ambiente online.

Em meio a esse cenário, para ajudar negócios, profissionais de marketing e estudantes do setor, o Google Academy reuniu várias sessões em vídeo para você aprender a usar ferramentas do Google Ads e do Google Marketing Platform entrando de vez no mundo do marketing digital.

Você pode dar o primeiro passo conhecendo os fundamentos do Google Ads, a solução de publicidade digital do Google que ajuda você a alcançar seu público prioritário. Na sessão que você vê abaixo, mostramos, na prática, como fazer seu anúncio aparecer na busca do Google:

Google Academy: Fundamentos do Google Ads - Anúncios de Pesquisa (Parte I)

Comece imaginando que, diariamente, são mais de 3 bilhões de buscas no Google. E ao fazer uma pesquisa, há 2 resultados possíveis: os orgânicos e os pagos. Pensando nisso, vamos supor que você esteja pesquisando sobre sapatos femininos. Então, como levar um anúncio relevante a esse cliente prioritário?

No treinamento, você aprende a planejar sua campanha desde a separação de grupos até a listagem de palavras-chave. Na sequência, indicamos boas práticas para anúncios de texto mais relevantes, de forma que você tenha controle e gere maior alcance com a sua campanha.

Se você está se perguntando o que faz o seu anúncio aparecer em primeiro, segundo ou terceiro lugar na busca, a sessão de fundamentos mostra como os fatores que influenciam esse ranking vão além do preço pago nos leilões.

Há também a apresentação de soluções como os anúncios de pesquisa responsivos, em que o Google consegue, com ajuda da IA, reunir e ajustar os seus descritivos produzindo, automaticamente, diferentes anúncios para os produtos e serviços que você oferece.

Ao pensar em resultados, é importante sempre checar o índice de qualidade Google Ads e o acompanhamento de conversões, entendendo como as pessoas se interessaram e acessaram seu anúncio, via palavra-chave, horário e dispositivo, por exemplo.

Depois de conhecer os fundamentos, você pode se aprimorar no Google Ads, assistindo à sessão em que mostramos como otimizar seus anúncios de pesquisa, utilizando recursos dinâmicos e acessando relatórios.

Para otimizar seus anúncios, há recursos ligados a palavras-chave, extensões de anúncios e filtros de localização capazes de gerar mais informações e acessos. Com ajuda desses recursos avançados — que são gratuitos —, suas campanhas podem ser pausadas ou ativadas de maneira automatizada, inclusive com alteração de orçamentos e envio de alertas por email.

O passo seguinte, depois de conhecer os fundamentos, é fazer lances automáticos que usam o aprendizado da máquina para otimizar conversões ou o valor dos cliques. Para saber mais sobre lances automáticos, veja a sessão em que explicamos como o smart bidding funciona.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como usar as ferramentas do Google Ads na prática, assista também às sessões abaixo:

Todo o passo a passo dos dois vídeos fundamentais para entender como utilizar o Google Ads foi calcado em 3 pontos essenciais: dar mais relevância à sua campanha, de forma que você, ou sua empresa, tenha maior controle sobre o planejamento de marketing e, claro, gerando mais resultados para o seu negócio.

Mas não para por aí. Ao explorar o mais antigo serviço do Google, a busca, há outra forma eficaz de gerar mais interesse pelos seus anúncios e aumentar suas conversões. Para quem quer ir ainda mais longe no mundo do Google Ads, abaixo você vê um tutorial sobre como colocar no ar campanhas de DSA (Dynamic Search Ads).

Google Academy: Fundamentos do Google Ads - Campanhas de DSA na prática

Para se ter uma ideia do alcance das buscas, um levantamento do Google revelou que 15% das pesquisas feitas diariamente são inéditas — o que significa que todo dia surgem novas oportunidades para que uma busca case perfeitamente com o conteúdo do seu site. É nesse ambiente que você pode maximizar os resultados do seu negócio com o DSA.

Em resumo: assim que um usuário realiza uma busca (por qualquer termo), nossa ferramenta entra em ação rastreando todas as páginas do website e, caso encontre conteúdo relevante, o título do anúncio de pesquisa é criado pelos nossos algoritmos já inserindo o termo de busca no mesmo. Dessa forma, o anúncio se torna mais relevante para o usuário. Confira mais sobre essa funcionalidade clicando aqui e veja nossas dicas do especialista abaixo:

Vale lembrar que as campanhas de DSA valem tanto para o varejo quanto para os serviços, já que basta inserir o seu domínio para que o Google “leia” todo o seu site, e depois utilize essa leitura para exibir os anúncios.

Quem é responsável pela operação de mídia de um e-commerce sabe que não é tarefa fácil conseguir impactar um consumidor que navega no meio de uma infinidade de opções de compras e cliques. Para começar a trilhar esse caminho, veja nossa sessão com dicas de como anunciar produtos e serviços no Google Shopping.

Google Academy: Fundamentos do Google Ads - Google Shopping (Parte I)

Ao cadastrar os produtos — com atributos como foto, título, descrição e preço — na ferramenta, o próprio Google irá gerar um anúncio baseado nessas informações. Assim, sua oferta aparecerá não só para quem procura por palavras-chave específicas, mas também nas pesquisas mais relevantes relacionadas aos seus anúncios.

Outra vantagem do Google Shopping é rodar mais de uma campanha ao mesmo tempo, ou seja: o cliente pode se deparar com mais de um anúncio da sua loja na mesma pesquisa. Para quem compra, fica mais interessante comparar preços e modelos de um mesmo vendedor; para quem vende, as chances de conseguir converter pesquisa em vendas ou tráfego no site aumentam bastante. Fique atento também aos termos de uso que estabelecem o que você pode esperar de nós ao usar os serviços do Google.

O vídeo também mostra como fazer o upload do seu inventário — que pode ser por produto individual ou via feed — e quais atributos obrigatórios devem ser preenchidos para que o anúncio seja criado. Veja também como integrar as avaliações dos usuários do Google ao seu site, criando um ranking dos seus produtos mais populares a partir da classificação dos compradores. Se você é um expert em Google Shopping, não perca a parte dois desse conteúdo com outros recursos para melhorar ainda mais sua estratégia.

Fonte: Google

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