Mercado de trabalho em 2022: Entenda como obter especialização ajuda em seu currículo

estudo

Os requisitos que definem se um profissional está apto a desempenhar determinadas funções, não é novidade, estão voltados à educação obtida e informações adquiridas. Assim, é importante obter a especialização correta para seu currículo.

A educação move montanhas e também transforma o mercado de trabalho. São pessoas dispostas a aprenderem novas habilidades que tornam determinadas profissões destaque, demonstrando sua relevância atual e importância que será dada no futuro.

Anualmente – ou periodicamente – profissões mais antigas se tornam obsoletas, ou sofrem transformações de acordo com o tempo vivido. No mesmo passo, surgem novas especializações e segmentos que pedem por profissionais especializados.

Por isso, é importante entender a relevância que as especializações possuem no currículo, pesando também no crescimento profissional. Por exemplo, para a área de Recursos Humanos, um curso de gestão de pessoas torna-se indispensável.

Saiba mais no conteúdo sobre as formações que estão transformando o mercado de trabalho.

Como pode ser definida a capacitação profissional?

Assim como uma gama de informações que auxiliam no processo de administração, o mercado atual também passou a entender a relevância de pesquisas e conhecimento, para o bom desenvolvimento de seus profissionais e colaboradores.

Sendo assim, a capacitação profissional se tornou um conjunto de práticas, cursos e requisição de conhecimento aos colaboradores de empresas – independentemente do porte. O curso de gestão comercial ead é uma forma de especialização.

A capacitação pode vir de uma iniciativa pessoal do colaborador, ou incentivada pela própria companhia. É importante partir principalmente do empregador em relação aos próprios contratados, demonstrando o interesse em especializá-los por uma maior autonomia.

Assim, é possível garantir que todos estão preparados para suas próprias responsabilidades, adaptando os conhecimentos conforme o segmento pede. Essa é uma garantia de eficiência e profissionalização através de especializações.

Outro ponto importante está justamente atrelado à autonomia: nichos como o de desenvolvimento e gestão de startups pedem por conhecimentos amplos, dos quais podem explorar desde gerenciamento financeiro, até o de pessoas.

Comumente, a iniciativa de fornecer palestras, cursos, formações e conhecimentos complementares surge do setor de Recursos Humanos, afinal, é do interesse dos responsáveis pelas contratações promover ainda mais competências a todos.

Nos últimos anos, o desenvolvimento de pessoal e treinamentos vem se tornando o foco de grandes empresas e organizações. Isso se dá devido aos resultados positivos comprovados para os lucros da empresa e cultura organizacional da companhia.

Isso ocorre porque profissionais capacitados possuem ainda mais motivação para continuarem suas rotinas de trabalho, atividades e estudos. Há a valorização do emprego e do colaborador simultaneamente.

Como a pós-graduação e especialização podem se tornar diferenciais?

Quando se fala em pós-graduação e especialização, automaticamente se pensa somente no título a ser colocado no currículo. Contudo, apesar de existir esse benefícios, se profissionalizar e especializar em determinados segmentos pode trazer outras vantagens.

Uma pessoa que possui conhecimentos amplos e profundos em seu próprio segmento de atuação, dificilmente se torna marginalizada dentro do mercado de trabalho.

Alguns dos diferenciais da pós-graduação e especialização no currículo incluem:

  1. Conhecimento específico ampliado

Mesmo trabalhando por décadas dentro de um mesmo nicho, muitas vezes algumas informações específicas acabam perdidas no limbo de tarefas. Outras podem ser novidade e acabarem pegando um bom profissional desprevenido.

Um profissional com especializações possui uma camada maior e dos conhecimentos específicos, assim podendo analisar e criar estratégias pensadas especificamente para prevenir erros ou baixas desnecessárias em uma empresa.

Por exemplo, a especialização em administração hospitalar traz consigo uma série de aulas e informações sobre administrar, gerenciar e observar todas as áreas dentro de uma instituição de saúde.

  1. Ampliação das áreas de atuação

Outro ponto positivo está relacionado às promoções e crescimento profissional. Quando se especializa em uma determinada área de atuação, um leque de cargos se torna disponível automaticamente.

Contudo, observa-se que para crescer, o colaborador precisa ter conhecimentos específicos, além da capacidade de atuar em mais de uma área.

Logo, uma pessoa que começa como estagiário de marketing num hospital, pode acabar crescendo dentro da própria instituição e se tornar:

  • Redator de conteúdos para marketing;
  • Analista de marketing;
  • Coordenador do marketing
  • Gestor de marketing.

E esses são somente alguns dos cargos e exemplos muito específicos, mas a capacitação e pós-graduação torna possível ampliar seu segmento de atuação.

  1. Fortalecimento do seu currículo

Com a possibilidade de adquirir cada vez mais conhecimentos e ampliar sua área de atuação, não é surpresa que o currículo acabe sendo fortalecido também.

Como foi mencionado, a melhora do currículo é um dos benefícios trazidos pela especialização e pós-graduação. Ela torna ainda mais completa a imagem que as empresas e o mercado de trabalho possuem do colaborador.

Parte dos cursos e palestras que garantem essa visão positiva são oferecidos pela empresa, especificamente a gestão de recursos humanos quantos anos se passem, assim garantindo profissionais com carreiras mais longínquas dentro da empresa.

Como as especializações podem ajudar a gerar mais empregos?

As especializações são fatores cruciais para assegurar que a empresa está contratando e treinando bons profissionais. No passado, uma pós-graduação era um ponto muito especial dentro do currículo, hoje se tornou uma prova de que aquele colaborador é ainda mais apto.

Sendo assim, uma especialização em administração hospitalar torna possível confiar em contratados para lidar com demandas de RH, administração e, dependendo do currículo oferecido pela instituição, financeiro também.

Isso acaba abrindo espaço para mais pessoas, ampliando e unindo algumas áreas de empresas. Fundindo algumas das funções, para assim poder contratar mais profissionais para uma área em específica, garantindo que vai haver um gestor capaz de gerir.

Isso deixa clara a importância de selecionar a melhor faculdade de gestão financeira, para aqueles que procuram se especializar no segmento. Assim como as instituições mais completas para outras especializações e cursos de pós-graduação.

Quais as profissões do futuro?

Entendendo de forma mais complexa a relevância de uma pós-graduação ou especialização para trabalhador e empresa, pode-se discutir quais áreas estão em crescimento para o futuro. Sim, o futuro está cada vez mais próximo e devemos nos preparar para ele.

Algumas das profissões com previsões de crescimento incluem:

  1. Designer de Experiência do Usuário (UX)

Atualmente está se tornando cada vez mais clara a importância de conquistar a satisfação dos clientes, ou usuários de plataformas e sites, para assim ter sua fidelidade a longo prazo. Sendo assim, aprimorar toda a experiência de compra ou utilização se vê relevante.

Basicamente, essa é a responsabilidade do Designer de Experiência do Usuário (UX): tornar a experiência de compra e utilização o mais agradável possível.

O Designer de UX (User eXperience, ou experiência do usuário) fica responsável pela análise do comportamento de clientes, assim realizando relatórios e elaborando estratégias para melhorar todo o processo dentro da plataforma.

Sites e e-commerces dependem da satisfação total do cliente para conquistarem sua fidelidade, atingindo cada vez mais o seu público-alvo. No entanto, isso também é válido para aplicativos, serviços de streaming e outros segmentos populares.

  1. Analista de Big Data

Um jargão da tecnologia que se tornou de uso popular é o de uso de dados pelas empresas. A relevância desse volume gigantesco de informações é de toda forma indiscutível.

Esses dados acumulados precisam gerar resultados e isso é perfeitamente possível, claro, quando analisado estrategicamente por Analistas de Big Data.

Um Analista de Big Data é o responsável por conhecer, aprimorar e utilizar as ferramentas mais eficientes para gerenciamento de dados. Sendo assim capaz de segmentar, analisar e tratar as informações.

O analista também terá a incumbência de transformar os dados estruturados em decisões cabíveis à empresa, pensando em seu segmento e na persona da própria companhia.

  1. Gestor de informação

Quando se fala de informações compartilhadas dentro de uma companhia, compreende-se a importância de um bom filtro e da administração correta de tudo que está sendo dito.

O Gestor de Informação fica a cargo de gerenciar as informações que transitam pela empresa, assim administrando sua dinâmica e tornando-a mais otimizada, eficiente e segura para seus colaboradores.

A responsabilidade de coordenação e gestão pode lidar principalmente com questões de TI, além de outras informações e profissionais que asseguram o uso de sistemas e fluxos de informações.

  1. Desenvolvedor de aplicativos

Essa pode ser uma profissão já reconhecida atualmente, mas que promete crescer ainda mais conforme os anos passam e a vida se torna ainda mais dependente do mundo digital e seus aplicativos com infinitas funções.

Um Desenvolvedor de Aplicativos é primariamente um programador que domina diferentes programas e plataformas de integração, das quais são usadas para criar Apps específicos e úteis à empresa.

O desenvolvedor terá em mãos a demanda total de programar aplicativos com funcionalidade e atualizações para melhorar ainda mais a conexão com o cliente.

Os profissionais dessa área também estarão em comunicação constante com os de UX, pois as interfaces e desenvolvimento dependem dos feedbacks de clientes e das análises realizadas por eles.

  1. Biotecnologista

Existe uma infinidade de profissões que estarão em evidência nos próximos meses ou anos, mas uma delas definitivamente é o de biotecnologista.

Um biotecnologista é aquele responsável pela aplicação de conhecimentos em biologia e química – junto às tecnologias mais atuais -, assim otimizando processos em segmentos ambientais, de saúde, entre outras.

Assim a pessoa poderá auxiliar em diversos segmentos, não somente hospitalar, mas também em estética, tecnologia, ecologia, ou qualquer área que pela por sua especialização e gama de informações.

Pontua-se que as profissões mencionadas e outras possíveis, todas podem ser atingidas e conquistadas através de uma especialização útil e com intuito específico, isto é, para aquisição de conteúdos voltadas à aquela área.

Por isso, para pessoas interessadas na gerência de hospital, um mba em gestão hospitalar ead pode ser o caminho certo para conquistar o cargo desejado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.