Existem muitos passos a serem dados por empresas que buscam atingir o sucesso a curto e a longo prazo de forma satisfatória diante do seus investimentos. Um desses passos é definir objetivos claros e uma ferramenta que pode ajudar nisso são as metas SMART.

Qualquer projeto, seja uma empresa, um estudo, ou um hobby em que se deseja evoluir, é preciso estabelecer metas. Além de avaliar o desempenho, as metas também indicam o que pode ser mudado para otimizar os processos e chegar ao resultado final mais rapidamente.

As metas SMART podem ser entendidas como uma das metodologias possíveis para aprimorar a definição dessas metas para empresas que desejam escalar seus objetivos de forma mais dinâmica.

Os empreendimentos que lideram seus respectivos mercados costumam parear suas decisões a partir da metodologia SMART. Uma forma simples de resumir esse conceito é que se trata de um anagrama em inglês que forma a palavra “inteligente”.

Contudo, estabelecer um conjunto de metas inteligentes pode ser um desafio, por isso cada letra do anagrama compõe um item que deve ser levado em consideração de forma assertiva no momento de aplicação desse conceito.

Esse processo pode ser realizado tanto para as marcas gigantes de franquias quanto para pequenos negócios de regatas esportivas personalizadas. Independente do porte da empresa que define suas metas, esses pontos oferecem um resultado satisfatório.

Essa técnica de desenvolvimento de metas pode, inclusive, ser transposta para outros projetos pessoais, sem relação com nenhum tipo de empresa. Seja um novo empreendimento ou para cuidar da saúde, as definições de metas são essenciais.

Muitas metas que são traçadas no dia a dia são definidas sem tanto planejamento, análise da conjuntura ou da possibilidade de efetivação desse objetivo. Exatamente por isso que essas metas acabam falhando e, além de não chegar ao alvo, gerar efeitos negativos.

O que são as metas SMART?

As metas SMART são uma metodologia cada vez mais popular entre as empresas que obtêm os melhores resultados, isso acontece porque o método define critérios objetivos para estabelecer essas metas, ao invés de basear essa decisão apenas em expectativa.

Para que um conjunto de metas de uma empresa de bateria 150 amperes para caminhão esteja de acordo com a metodologia SMART, é necessário que ela atenda alguns pontos como especificidade, mensurabilidade, alcançabilidade, relevância e tempo determinado.

A partir desse ponto, é possível estabelecer metas de forma clara e definir de modo preciso e prático o que deve ser feito para que se alcance essa meta. Junto com esse clareamento, a tendência é que essas metas sejam descritas de forma mais profunda e complexificada.

Parte da definição das metas SMART é o fim da procrastinação ou adiamento de objetivos, a partir do momento que todas as ações de uma empresa de apliques de cabelo estão descritas dentro do planejamento de metas em um determinado intervalo de tempo.

As metas SMART possuem esse nome porque compõem um anagrama da palavra inteligência em inglês, que carrega esse conceito em sua completude junto com um outro conceito em casa letra da sua composição. O anagrama é compreendido dessa forma:

  • Specific, ou em português “específico”;
  • Mensurável;
  • Atingível;
  • Relevante;
  • Temporal.

Antes de mais nada, é preciso que uma meta definida pela empresa de manutenção de poço semi artesiano seja específica, ou seja, clara o suficiente para que a equipe saiba não só o que se quer alcançar, como também a forma que esse objetivo será buscado.

Também é importante definir um método de avaliação desse desempenho, para isso, a empresa pode definir métricas capazes de medir a evolução da marca na progressão rumo a sua meta, e essas métricas podem ser reconhecidas como os KPIs de um projeto.

Esse ponto pode até parecer uma coisa óbvia, mas muitas empresas pecam ao definir metas que são difíceis ou impossíveis de serem atingidas, por mais que chutar longe e correr para chegar o mais perto possível pareça uma boa ideia, isso pode ter prejuízos.

Com metas mais definidas, a equipe trabalha mais otimista, tem melhores resultados e investe a quantidade necessária de energia e verba para que o projeto atinja seus objetivos. Não é sobre chegar mais longe, mas chegar ao lugar certo da forma correta.

Essas metas precisam fazer sentido para a sustentabilidade crescente da empresa de fachada de loja e, para verificar esse ponto, é necessário avaliar a relevância de um objetivo para a estratégia de crescimento da marca.

Para fechar essa estratégia, ou metodologia de criação de metas, entra o fator temporal. Nesse quesito, se estipulam os prazos onde ocorreram as avaliações de resultado conforme eles aparecem e de alterações para otimizações e correções de rota necessárias.

Como aplicar as metas SMART no seu negócio

Para uma empresa de coberturas para estacionamentos lançar mão de um conjunto de metas baseados na metodologia smart é preciso criar um processo inteiro, onde cada etapa vai gerar um impacto no resultado final da criação de metas e do seus cumprimentos.

Um primeiro passo importante é analisar o momento atual da empresa e definir de forma clara quais são as necessidades da marca a curto e também a longo prazo. A partir disso, a empresa pode iniciar a criação de suas metas baseadas na lógica SMART.

Toda equipe de gestão e de produção deve participar de alguma forma desse processo, assim, a definição e as metas se tornam claras e são bem comunicadas para todas as pessoas envolvidas. Assim, elas podem trabalhar mais conectadas aos seus objetivos.

O sucesso das estratégias pertencentes à metodologia SMART não acabam na definição das suas metas e objetivos, elas passam também pelo processo de planejamento das atividades, ações e processos que farão com que a empresa alcance os objetivos.

Assim como essa metodologia é responsável de monitorar até gôndolas para mercados para aferir se a empresa está progredindo no caminho das suas metas ao longo do dia a dia.

As vantagens em aplicar as metas SMART

Pensando de uma forma geral, agora que já se desvendou todos os detalhes da metodologia SMART, é possível separar três benefícios que destacam essa metodologia diante de diversas outras opções e formas de planejar um quadro de metas para empresas.

É possível entender essa metodologia também como uma ferramenta capaz de contribuir para a gestão dos processos do dia a dia com clareza, foco nos resultados mais relevantes e uma dose extra de motivação para que os objetivos sejam alcançados.

Essa estratégia é capaz de aumentar a capacidade de produção de uma equipe, a redução de custos e o prazo das ações necessárias no dia a dia de trabalho. O foco e o direcionamento detalhado, quando aplicado na prática, faz toda a diferença no trabalho.

Com todos esses benefícios, as metas com base na metodologia SMART são de fácil aplicação, desde que a empresa compreenda um certo nível de organização e disciplina dentro dos seus processos internos.

Em geral, essa estratégia é aplicada com a finalidade de aumentar a produtividade média e localizada de uma empresa. Esse processo passa pelo detalhamento e a forma prática e focada com a qual cada ação é pensada e realizada.

Com o foco direcionado para ações específicas, com processos definidos nos mínimos detalhes é mais fácil que toda a equipe direcione a sua atenção para as suas tarefas sem afetar a dinâmica e harmonia da produção e da gestão da empresa.

Desde as grandes empresas até um pequeno produtor de divisória de gesso para cozinha tem dentro do seu dia a dia de trabalho uma dificuldade ou um dilema para a gestão sobre como ocorrem a aplicação de feedbacks e avaliações.

Como a proposta da metodologia SMART é criar uma comunicação das metas inclusiva e clara, esse processo é muito facilitado. A partir das métricas escolhidas é possível visualizar exatamente quais pontos estão afetando a produtividade de um setor ou de toda a empresa.

Considerações finais

As metas SMART são uma ferramenta que oferece para as empresas uma maior chance de sucesso no processo de definição e perseguição das metas essenciais para o crescimento da empresa e sustentabilidade dentro do mercado.

Quando uma gestão utiliza essa ferramenta metodológica, as metas passam a fazer mais sentido dentro do dia a dia de trabalho e, além de ditar as tarefas, elas também passam a coordenar operações de forma muito mais integrada e inteligente.

Dentro das cinco letras, a metodologia SMART carrega todas as características essenciais de um plano de metas primárias ou secundárias que definem o sucesso de qualquer empresa como um todo e dentro de seus setores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *