Com o aumento da concorrência, a tarefa de expandir o alcance dos negócios e a atração de clientes fica mais difícil.

Hoje, com acesso rápido à informação, é possível avaliar a melhor oferta em um “piscar de olhos”, seja comparando preços, entrega ou prazos.

Os consumidores navegam em aplicativos e sites, deparando-se com boas ofertas em todos esses ambientes.

Por isso, se você deseja atingir seu público-alvo, é fundamental estar presente em diferentes canais de vendas.

Então, neste artigo, vamos nos aprofundar e mostrar as melhores opções de canais de comércio para a web.

A definição de um canal de venda

Em linhas gerais, é o meio pelo qual uma empresa vende produtos e serviços, seja online ou offline.

Com isso, seus clientes começam a se conectar com o escritório de contabilidade São Paulo, que inclusive atrai uma parcela de pessoas que ainda não são clientes, mas que podem ser.

Os canais de vendas também atuam como uma forma de publicidade para permitir que sua marca seja apresentada ao público, mesmo que ainda não esteja na fase de vendas.

Com a enorme lista de opções de canais de vendas disponíveis, os gerentes podem querer expandir suas capacidades.

No entanto, é importante lembrar que ter o maior número de canais possível não significa ter uma estratégia bem planejada.

Você precisa filtrar o que funciona melhor e tem mais impacto nas vendas que sua equipe acaba gerando. É pensando nisso que preparamos este material.

Quais são os principais canais de vendas?

A seguir, revelaremos os mais populares canais de vendas online disponíveis e quais diferenciais podem agregar ao seu negócio. A partir desta lista, você pode decidir qual é o melhor para sua estratégia, confira.

  1. Instagram

O Instagram tem mais de um bilhão de perfis em todo o mundo e, em relação ao comportamento do público, estima-se que 8 em cada 10 usuários sigam contas profissionais.

Não para por aí: cerca de 55% dos usuários do Instagram dizem que compram produtos e contratam serviços com base em recomendações de influenciadores digitais ou após indicação/publicação de amigos.

Portanto, ter uma conta comercial neste canal de vendas lhe dará uma grande vantagem em relação à concorrência e permitirá se posicionar junto ao público de forma adequada e recorrente.

Graças aos dados que o próprio Instagram coleta de cada perfil, é possível entender melhor o público-alvo do serviço de assessoria contábil e o conteúdo que ele mais gosta, criando materiais e publicidades mais segmentados e efetivos.

  1. Facebook

Apesar do Facebook não ser mais a rede popular que já foi um dia, ela segue fundamental para os negócios e até para criar campanhas em outras redes da plataforma – como o próprio instagram.

Por apresentar um espaço maior para criação de textos e desenvolvimento de discussões, há mais chances de um conteúdo (e um produto) viralizar. Além disso, há recursos que permitem criar vínculos e proximidade com a audiência, como as comunidades.

O Facebook também fornece a ferramenta de publicidade paga Facebook Ads. 

Com ele você tem a capacidade de segmentar seu público-alvo por idade, sexo e localização. Consequentemente, pode abordar a solução de forma mais assertiva, seja com anúncios em vídeo, imagem ou texto.

  1. Marketplace

Marketplaces são plataformas de varejo que apresentam ao público diversas lojas online, como se fossem grandes shoppings repletos de vitrines.

Nesses canais de vendas, os clientes podem comprar produtos de diferentes vendedores, tudo no mesmo carrinho de compras. Essa é uma importante vantagem dessas plataformas, mas também é um aspecto que demanda atenção, visto que pode ampliar a concorrência.

Isso porque, ao oferecer ainda mais tráfego e visibilidade, por se tratar de um shopping online, a concorrência também pode estar concentrada em um só lugar.

O mesmo item que você está oferecendo estará disponível em muitas outras lojas. Portanto, aposte em preços competitivos e fique à frente da concorrência, evidenciando valor.

Dedique-se a descrições detalhadas de seus produtos e preste atenção às avaliações e responda a todas elas, positivas ou negativas.

Diferencie-se mostrando que sua marca se preocupa com cada feedback, bem como ao ter o objetivo de facilitar a vida de seus clientes.

Outro fator que deve ser considerado é que estar nesses canais de vendas populares agrega credibilidade à sua marca.

No entanto, vale ressaltar que o marketplace possui regras e layout próprios, então você terá menos flexibilidade na hora de customizar. Assim, a melhor estratégia é também ter uma loja virtual própria e, a partir daí, integrar-se com um marketplace.

  1. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados funciona assim: uma empresa lança um produto na internet.

Para aumentar a conscientização e impulsionar as vendas, cria parcerias com pessoas interessadas em divulgar esses itens em troca de comissões específicas.

Esses são os afiliados, pessoas que podem promover produtos nas mídias sociais e de muitas outras maneiras, vinculando-se a empresas de determinados segmentos.

Quando um cliente faz uma compra por meio de publicidade de afiliados, um link personalizado é usado na transação.

O link conta uma série de números importantes para medir o sucesso da estratégia e, a partir daí, indica quanto a pessoa vai ganhar pela divulgação.

Uma boa vantagem de contar com um afiliado é que você não precisa fazer um grande investimento de marketing e nem re-configurar as estratégias. Para o profissional essa é uma maneira atrativa para começar sua atuação digital.

A opção é uma ótima ideia para quem quer ganhar dinheiro na internet e não tem tempo ou recursos para iniciar um negócio de armazenagem logística.

Além disso, nenhum desenvolvimento de produto é necessário porque o afiliado está promovendo algo que já existe e tem reputação no mercado.

Cabe ao afiliado viralizar e gerar vendas – porém, toda a dificuldade de lançar um produto do zero não será de sua responsabilidade.

  1. Comparadores de preço

Como o nome sugere, são plataformas que comparam o valor de um mesmo produto em diferentes lojas virtuais – tudo em uma única página.

As informações de preço e entrega são fornecidas aos clientes para que eles possam avaliar que preço e opções (a partir de outros atrativos) são mais interessantes. Os mais conhecidos são:

  • Google Shopping;
  • Zoom;
  • Bondfaro;
  • Buscapé.

Estas plataformas são importantes canais de venda, pois a partir do momento em que um cliente seleciona um determinado produto, é redirecionado para o site e pode iniciar um relacionamento de mais longo prazo, conforme outros valores são adicionados à experiência.

Então, novamente, fique de olho na concorrência e invista em diferentes serviços. 

Isso tornará muito mais fácil para você se destacar e conquistar novos clientes interessados em montagem de estruturas metálicas, por exemplo.

  1. Google Shopping

O Google Shopping é, basicamente, uma vitrine virtual que destaca os itens de lojas cadastradas na plataforma de gerenciamento de e-commerces no buscador, sendo um importante destaque por estar integrado à principal plataforma de busca.

Como os resultados do Google Shopping são os primeiros a aparecerem, é natural que atraiam mais interesse do público.

Para se ter uma ideia, a taxa de cliques tende a ser maior do que nos anúncios de texto porque o apelo para o consumidor também é maior.

Com isso, os usuários têm acesso imediato a dados como preço do solo grampeado verde e imagens de produtos, os dois fatores mais importantes na decisão de compra.

Consequentemente, as vendas serão maiores porque os visitantes que chegam à loja pelo Google Shopping já sabem o que procura, estando em um estágio mais avançado na jornada de compra. 

Como escolher o canal de vendas mais adequado?

A empresa não precisa trabalhar com todos os canais de vendas, ou escolher apenas um. Diversificar as plataformas é uma boa estratégia para atrair mais pessoas, mas é preciso administrá-las corretamente.

Neste ponto você pode estar se perguntando: “Como saber qual canal é o melhor?”. Continue lendo para ter a resposta.

  1. Conheça seu público

Primeiramente, é preciso selecionar os canais em que seu público se encontra. Essa é a principal dica para obter sucesso ao se posicionar junto ao público.

Para isso, você não só deve conhecer o cliente-ideal, como também saber quais canais ele está e o que eles esperam da experiência de comprar os produtos que você vende.

Esse conhecimento fornecerá respostas sobre qual plataforma de e-commerce o escritório contábil São Paulo deve explorar e como isso deve ser feito para reter esses leads/clientes.

  1. Entenda o seu ramo

Além de entender as pessoas, também é importante considerar as características do seu negócio e da compra no seu segmento de atuação, visto que cada nicho apresenta especificidades próprias.

Afinal, determinados canais são mais propícios para a venda de determinados produtos.

Para se ter uma ideia, produtos como ferramentas, lâmpadas, canos e torneiras, que podem ser mais urgentes, mesmo que demandem características específicas, são mais propensos a serem comercializados em lojas virtuais.

Por outro lado, produtos visuais como roupas, sapatos e maquiagens são vendidos mais facilmente pelas redes sociais.

  1. Seja omnichannel

É cada vez mais importante alcançar os clientes de forma facilitada e em diferentes plataformas.

Por isso, é interessante combinar ações e dar aos consumidores a capacidade de comprar em mais de um lugar, ou mesmo dar continuidade à compra de forma multicanal.

Mas, para vender em vários canais e se manter organizado e eficiente, é essencial ter um sistema de gestão ERP online e identificar quais processos precisam ser implementados para a gestão e para a fluidez no sistema de compra para o cliente.

Além de integrar e sincronizar as áreas de negócios, o ERP também é responsável por estabelecer ligações entre a loja e os canais de venda, como mercados e redes sociais.

Os gestores passam a conduzir o negócio por meio de uma única ferramenta, facilitando o dia a dia e unificando áreas como estoque, envio e análise química, regulando as vendas em diversos canais de forma facilitada e promovendo mais agilidade na atualização de informações.

Conclusão

Posicionar-se na web é, em grande medida, saber escolher os melhores canais de venda para evidenciar a marca.

Nós mostramos algumas das principais plataformas para esse propósito. Resta a você escolher aquelas que mais fazem sentido de um ponto de vista de relacionamento, serviços de contabilidade preços e para potencial de crescimento do negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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