Muitas empresas enfrentam desafios no mundo dos negócios, como gerar leads, uso de capital de forma correta, geração de renda sustentável, o pleno gerenciamento de folha de pagamento e até o investimento em mão de obra qualificada.

O crescimento consistente de qualquer empresa envolve diferentes aspectos e impacta em todos esses desafios mencionados. Contudo, um fator primordial e que dita o sucesso de um empreendimento é a obtenção de leads e clientes.

Infelizmente, gerar leads com um modelo regular de vendas pode demandar muito tempo e mão de obra. Além disso, eles precisam ser nutridos adequadamente, de modo a ter um melhor aproveitamento dos contatos para conversão.

Inclusive, é preciso considerar que ter o melhor serviço/produto não significa que terá um ótimo desempenho em vendas, afinal, além da qualidade, é preciso que os potenciais clientes tenham conhecimento acerca da solução desenvolvida e de seus benefícios.

Ou seja, é preciso trabalhar com a divulgação, conscientização e educação do público sobre o que a empresa proporciona, proporcionando o crescimento do negócio e a obtenção de receita.

O que um lead comercial significa para os negócios

De modo geral, apesar de diferentes aplicações, pode-se definir o processo de captação de lead comercial como encontrar um potencial comprador que mostra algum nível de interesse em investir no produto ou serviço disponível.

Para isso, e de modo a tornar as ações e compreensão mais detalhada, a geração de leads tem 2 categorias: Inbound e Outbound. 

Assim, é preciso ter certeza sobre a natureza do trabalho e construir estratégias abrangentes de marketing de retenção de clientes, considerando essa origem e as melhores formas de desenvolvimento para o relacionamento com o público.

Nesse sentido, o inbound se direciona em ações orgânicas e de atração do público, fazendo com que busquem e se relacionem com a marca.

Por exemplo, é possível alcançar usuários por meio de conteúdos de valor e fazer com que esse visitante preencha um formulário para cadastro em newsletter – o que geralmente ocorre em troca de algum conteúdo mais denso (como e-books ou cursos) ou uma oferta de brindes personalizados convincente.

Isso indica o interesse do visitante e torna os contatos mais qualificados, promovendo materiais mais direcionados no envio dos emails.

Importância e necessidade em gerar leads

O processo de compra se transformou e os profissionais de marketing precisam encontrar novas maneiras de alcançar os compradores e serem ouvidos. 

Em vez de encontrar clientes com publicidade em massa e explosões de e-mail, as equipes de marketing devem focar em fazer a marca ser encontrada. Para isso é importante estabelecer relacionamentos contínuos com potenciais compradores. 

Ao fazer conexões, uma empresa que vende churrasqueira pré moldada alcança pessoas que podem ser clientes em potencial, pois o seguem antes de decidir investir na marca. 

A geração de leads cai no segundo nível do inbound marketing. Isso ocorre quando você atrai um público e está pronto para converter os visitantes do site em leads por meio da estratégia de inbound marketing:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar. 

No primeiro ponto, é preciso atrair os visitantes que podem ser lucrativos para a empresa, reconhecendo o público-alvo – o que pode ser feito mais facilmente a partir da internet.

O segundo passo trata na conversão do tráfego de leads, propondo soluções personalizadas e sob medida, e que estejam de acordo com os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Nesse contexto os visitantes se tornam leads mais qualificados e vão evoluindo na jornada de compra.

Para converter os leads em clientes pagantes, é preciso fechar negócio, ou seja, vender os bens de consumo ou serviço, a partir da nutrição de leads direcionada e com o suporte da equipe de vendas. 

A retenção, ou encantamento, é formalizado já com os clientes existentes, podendo transformá-los em embaixadores da marca – e alcançando novos consumidores por meio de indicações.

Técnicas de inbound marketing para gerar leads

O inbound marketing é um processo de atrair a atenção de prospects a partir da criação de conteúdo, sendo uma forma de converter estranhos em clientes e promotores de uma marca de forma orgânica, qualquer que seja a finalidade do negócio.

Em um mundo globalizado e com grande penetração dos meios digitais, poucos profissionais de marketing confiam em técnicas de outbound, ou seja, o marketing de saída, como feiras, chamadas frias e anúncios para gerar leads. 

Um profissional de marketing pode ser ouvido através da publicidade nos meios digitais, e ele precisa ter uma estratégia que ajude a gerar novos contatos qualificados, além de aumentar o reconhecimento da marca de spray drying para o setor industrial recorrendo a ferramentas como: 

  • Blogs corporativos;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • SEO.

Para fazer isso, é preciso entender o cliente, criar soluções e serviços personalizados que ajudem a construir um relacionamento significativo com o público. 

Além disso, é importante se certificar quanto à distribuição de conteúdo por todos os canais de geração de leads, ou seja, onde o consumidor passa mais tempo. 

A internet é um caminho a ser trilhado, utilizando diversas ferramentas tecnológicas que ela oferece, inclusive os canais mencionados.

Vantagens ao gerar leads com inbound marketing

O inbound marketing prova ser uma estratégia eficaz quando, devidamente empregado, passa a oferecer benefícios como:

  • Aumento de receita;
  • Melhor geração de leads
  • Melhor visibilidade e reconhecimento da marca;
  • Vendas aprimoradas.

Vale destacar alguns aspectos e vantagens em detalhes a seguir, para melhor compreensão da importância do inbound marketing para gerar leads a uma empresa. 

  1. Geração de leads qualificados

O inbound marketing revisa o paradigma de marketing tradicional no qual o departamento responsável usa vários canais para transmitir uma mensagem para um público amplamente passivo. 

Em vez disso, as táticas de entrada reconhecem que a comunicação no relacionamento com o cliente é uma via de mão dupla e deve-se cativar esses potenciais consumidores.

O inbound ainda incentiva esse tipo de interatividade, permitindo que os leads participem diretamente do  relacionamento com a empresa, seja ela no setor da tecnologia, que exige chaves de segurança e criptografia, ou em uma loja de departamentos.

Desse modo, um bom inbound marketing atinge públicos que já estão interessados ​​e sintonizados para receber a mensagem. Essas pessoas já estão preparadas para agir. Quando elas clicam em um link ou assistem a um vídeo, elas estão comunicando o interesse na marca. 

Os esforços de acompanhamento podem ser direcionados ao lead individual e, dessa maneira, mostrar a ele conteúdo mais relevante e continuar construindo o relacionamento até que uma confiança seja estabelecida.

  1. Geração de mais vendas

Obter mais leads em um pipeline de vendas é importante e encontrar contatos mais qualificados também é ótimo. 

Apesar disso, o que uma clínica médica especializada em exame oftalmológico, uma doceria gourmet ou um instalador de cabeamento para internet realmente esperam é fechar mais negócios e aumentar as vendas. 

Nesse processo, o inbound marketing pode se mostrar bastante efetivo também. Isso porque a estratégia traduz esses leads adicionais em mais vendas. 

A maioria das empresas relata a aquisição de novos clientes por meio de esforços de marketing nas redes sociais, tendo em vista que muitos respondem às marcas que vêm lá.

  1. Impulso de vendas e crescimento de receita

Fechar mais negócios é um dos principais desafios enfrentados pelos vendedores em muitos setores, indo desde o profissional responsável por projeto elétrico residencial até grandes marcas de venda de produtos em varejo.

Sendo assim, uma estratégia eficaz de inbound marketing que gera mais vendas é importante. 

Além disso, a entrada também impulsiona o crescimento da receita, afinal, com um fluxo maior de potenciais clientes se relacionando com a marca de forma mais orgânica, o retorno obtido por cada venda é ampliado.

4. Criação de confiança e relacionamentos

Alguns princípios fundamentais do inbound são a interatividade e o foco nos relacionamentos. 

Enquanto o outbound marketing vê o público como um grupo passivo esperando para receber a mensagem, o inbound reconhece a importância de ter um diálogo com potenciais clientes e estabelecer relacionamentos de longo prazo para manter a competitividade da marca.

A maioria das táticas de inbound marketing gira em torno dos princípios de construção de confiança e relacionamentos.

Elas enfatizam a interação com o público de forma autêntica, respondendo perguntas, fornecendo informações e, ocasionalmente, entretendo clientes atuais e potenciais clientes.

Nesse sentido, um empreendimento, consideremos um hospital particular que realiza cirurgia de catarata preço, pode criar materiais de valor e que demonstre a expertise. Ou seja, pode trazer informações sobre a cirurgia, cuidados antes e após o tratamento, o que é a doença, dentre outros.

Fornecer conteúdo de qualidade estabelece a autoridade de uma empresa, e os clientes em potencial aprendem a confiar na experiência. 

Isso acontece antes mesmo de eles fazerem uma compra ou entrarem em contato com um vendedor. À medida que se constrói a reputação da marca de forma confiável e com grande experiência, a empresa atrai mais leads. 

Consequentemente, quando o lead estiver nutrido, tende a se encaminhar para a compra, o que pode ocorrer com mais agilidade e segurança.

5. Tem um ROI mais alto

Um dos fatos inevitáveis ​​sobre o inbound marketing é que ele custa menos do que as técnicas tradicionais de outbound. Basta pensar no preço associado à produção de um spot de TV ou rádio, ou na tabela de preços em um jornal local ou revista nacional.

Em se tratando de inbound marketing, a inserção de uma postagem sobre um centro de usinagem em uma rede social pode custar quase nada, especialmente se recorrer a publicação e tráfego orgânicos. 

As opções pagas podem dar mais alcance de forma qualificada, e os preços ainda são bastante razoáveis. 

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, também pode ser bastante econômica e atrativa.

O resultado geral é que o custo de marketing diminui, assim como o custo por lead. De forma geral, o valor de cada venda aumenta. 

Como o investimento por lead é menor, o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre investimento, relacionado a cada venda, se torna mais qualificado, com uma porcentagem maior.

Conclusão

Com o advento da internet o inbound marketing se mostra uma estratégia mais inteligente do que técnicas de transmissão como spots de TV e anúncios de rádio, principalmente quando se trata em gerar leads para uma empresa de forma qualificada e menos custosa.

O segredo quanto a eficácia está no foco na construção de relacionamentos. 

Afinal, com uma estratégia de inbound é mais provável que a empresa direcione a mensagem para um nicho de partes interessadas. 

Em vez de se concentrar em muitos leads desinteressados, os profissionais de marketing podem dedicar mais tempo construindo confiança e um relacionamento com indivíduos realmente interessados na marca. 

De qualquer maneira, isso incentiva a interatividade e a reciprocidade. À medida que as pessoas descobrem que um blog é uma fonte confiável de informações especializadas, elas começam a compartilhá-lo com outras pessoas e, quando passam a consumir, tem uma experiência de mais valor.

As interações de rede social podem tornar a empresa e a marca em si mais visível para novos públicos. Com isso, à medida que mais pessoas compartilham e interagem, mais clientes em potencial podem ser alcançados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *