Escalar vendas é o propósito de todas as empresas e de todos os empreendimentos que estão presentes no mercado, tanto que, às vezes, tomam riscos para que isso possa ocorrer.

Entretanto, é comum que, no mercado de hoje, as estratégias que girem em torno de pôr em prática a escalabilidade acabem, fatalmente, por incorrer em erro, uma vez que, atidos a ideias antiquadas, os empreendedores apostem em táticas ultrapassadas.

Hoje em dia, a ideia de incrementar valor às vendas não é estanque do contexto em que se situa, a título de exemplo, uma empresa de esquadria de alumínio marrom, que, a fim de que se saiba, é um contexto imerso pelas tecnologias digitais.

No entanto, não se podem empregar táticas antigas, obsoletas e que remontam a hábitos do passado, em que, muitas vezes, bastavam-se publicidades tradicionais e anúncios em plataformas isoladas, como a televisão.

Sem a tecnologia, atualmente, pode-se dizer que é improvável ou impossível que um negócio que oferece cabeamento horizontal e vertical e visa ao aumento de vendas consiga-o sem apelar a táticas que se fujam do tradicional e do convencional.

Além disso, o tempo de aplicação dessas técnicas, por seu turno, é também um elemento a que não se pode oferecer o menor sinal de negligência ou de postergação, visto que o tempo é, hoje, também, um determinante direto do sucesso de uma campanha.

São poucas as empresas que atendem a nichos de mercado em que a concorrência não se faz imensamente presente, e, por esse motivo, não há a possibilidade de se protelar estratégias mais agressivas e assertivas que intentem realizar uma prospecção mais firme.

Nesse sentido, escalar significa, invariavelmente, além de fazer recurso a táticas de marketing digital, mostrar-se assertivo e agressivo em campanhas de publicidade e de promoção de vendas, a fim de que o negócio consiga, enfim, alçar a notoriedade que quer.

Ora, se um negócio está à parte de todas essas ideias, é fato que ele será, caso já não o seja, frequentemente descartado pelos potenciais clientes e, às vezes, também, pelos seus atuais consumidores, que a deixarão e irão optar por um outro ofertante de produtos.

O que significa escalar vendas?

Em suma, escalar vendas é um processo pelo qual negócios ou empreendimentos de quaisquer nichos estão aptos a oferecer soluções e ofertas convenientes e atrativas aos seus potenciais clientes e aos seus consumidores.

Isto é, quando, por exemplo, uma companhia de vidraria que oferta vidro laminado duplo de qualidade ao seu público-alvo e aos seus consumidores consegue, assim como faz com o produto, tornar todos os processos concernentes e periféricos à venda atrativos.

Isso quer dizer que a escalabilidade ocorre no momento no qual esse empreendimento conquista os clientes, gera neles confiança e, também, relaciona-se positivamente com eles a fim de lhes oferecer o melhor serviço e o melhor produto possível.

Quanto à concretização disso, não há, portanto, espaço para que se negligenciem quaisquer campos ou setores de atuação empresariais, já que todos os profissionais envolvem-se, de modo ou de outro, nesse processo.

Todas as etapas tangem ao escalonamento de vendas, na medida em que os atos que a precedem e que a sucedem são caminhos pelos quais todo comércio bem-sucedido acaba passando, independentemente do segmento em que se situam.

Importância de realizar o escalonamento de vendas

Se, ainda, sob os argumentos do tópico anterior não se puderam ver motivos pelos quais escalonar é importante, é preciso que se diga que, embora sejam muitos, eles são evidentes.

Em um cenário de ampla concorrência, em que negócios e empreendimentos de todos os tipos disputam um espaço que lhes aporte notoriedade, é basilar que, obviamente, todos estes visem à obtenção de mais vendas.

Entretanto, as vendas não se fazem à toa e nem gratuitamente, porque, grosso modo, só é visto quem se faz ser visto, e, por isso, uma empresa de embaladeira automática para polpa de frutas precisa pensar em todos os processos relativos às suas.

Hoje em dia, todos, senão grande parte dos empreendimentos do mercado, os negócios realizam estratégias que enfocam o atendimento humanizado ao cliente, prospecção ativa de leads e táticas que os façam fidelizar mais clientes atuais.

Para escalonar, não é mais possível negligenciar, além do grande cenário geral em que se inserem os negócios, todos os pontos e os pormenores que se entornam nas etapas de oferta e de compra.

Desse modo, vender mais não é somente vender significativamente em termos quantitativos, mas, também, vender em termos de qualidade; isto é, ofertar ao cliente e ao lead aquilo que ele espera (e muitas vezes mais do que isso).

Afora todos esses aspectos que dizem ao sucesso do negócio, este, por seu turno, deverá, igualmente, pensar nas consequências de se fazer ou não aderir à escalabilidade, visto que isso pode impactar diretamente as suas finanças.

Dicas para impulsionar as vendas de um negócio

Para, enfim, para aceder à realização prática dessa meta, um negócio de roupas especializado em uniforme operacional segurança deverá se atentar a estas cinco dicas:

  • Assumir a tecnologia com responsabilidade;
  • Realizar o cultivo saudável de uma cultura empresarial e organizacional;
  • Admitir e contratar inteligentemente funcionários;
  • Ter controle dos processos de venda;
  • Treinar bem os integrantes da empresa.

A fim de que se conheçam estas dicas, que podem, de fato, realizar a função de propulsar um negócio ao sucesso no escalonamento, será possível vê-las, a seguir, mais detalhadamente.

1. Aderir à tecnologia responsavelmente

A tecnologia, conforme o que foi dito nos parágrafos anteriores, é um item indispensável ao sucesso de prospecção de potenciais clientes e à escalabilidade em massa hoje em dia, no cenário atual do mercado.

Um negócio de portão social pivotante deve extrair, de entre tantas as usabilidades que dizem respeito ao uso da tecnologia, as que mais lhe convém, que, geralmente, são as de aplicá-la em treinamentos e em processos de automatização.

SEO, automatização, métricas e atendimento são pontos aos quais essa corporação, a título de exemplo, pode oferecer uma abordagem mais tecnológica.

2. Cultivar uma cultura empresarial de organização

Não há, sem sombra de dúvidas, empresa que se sustente, sem princípios, sem métodos e sem cultura, no mercado, independentemente do nicho a que pertencem.

Nesse sentido, é fundamental que, para que ocorra o escalonamento da empresa, os integrantes e funcionários desta partilhem do espírito e da ética que ela tem.

Isso pode, obviamente, ser um processo realizado por meio de treinamentos, uma vez que, decerto, nem todos os funcionários de uma empresa são adeptos à cultura que ela cultiva.

3. Contratar de modo efetivo e inteligente

Em conformidade ao ponto anterior, este é de suma importância, uma vez que os funcionários que mais podem cultivar uma cultura empresarial que é oportuna à escalabilidade são aqueles que estão em consonância com esta.

Nesse sentido, é interessante, por exemplo, estruturar processos seletivos que, factualmente, consigam angariar futuros funcionários que se adequem à cultura cultivada pela empresa.

E isso, claro, de modo que eles, também, possam se adaptar aos seus princípios empresariais, caso já não o sejam.

4. Ter controle sobre o processo de vendas

Além de exercer controle efetivo sobre o processo de contratação de funcionários, é evidente que se deve aderir a uma estruturação minuciosa daquilo que corresponde ao processo de vendas e os fundamentos que a circundam.

Quer dizer, seja em formato documentado, seja em formato mensurado, o importante é que haja ao negócio a possibilidade de verificar se tudo o que concerne às vendas está sendo bem planejado e, logo, também, bem executado.

5. Treinar bem os funcionários

Se um negócio de restaurar deck de madeira avalia que os seus funcionários não conseguem se integrar à cultura da empresa, é necessário que ela os treine e, além disso, os capacite a aderir plenamente aos princípios éticos dela.

Antes de jogar ao ar as expectativas de conseguir fazer que eles se adaptem, é necessário tentar. Efetivamente, essa prática pode trazer um bom retorno e ela é, ainda, menos custosa e dispendiosa (em tempo e em dinheiro) do que uma contratação em massa.

Considerações finais

Em tempos em que o mercado se mostra arrebatador e implacável para com quaisquer tipos de negócio, é mais do que conveniente que, por exemplo, uma empresa de colete refletivo personalizado adeque-se caso queira escalonar as suas vendas.

Para tanto, para ela é preciso aderir a práticas estratégicas de mercado que convirjam para a adesão de uma cultura empresarial, para a contratação inteligente, para o controle sobre as vendas e, por último, para o treinamento bem-feito dos funcionários que a integram.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marcações:

1 comentário em “5 dicas para escalar as vendas de sua empresa”

  1. Pingback: Saiba como aplicar a inteligência comercial nas empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *