Os conteúdos evergreen são um formato de material em que os temas se mantêm relevantes mesmo após muito tempo de sua publicação, sendo considerados como atemporais.

Com a tradução de “sempre verde” devido ao fato de que mesmo após alguns anos ainda parece novo, este formato de conteúdo é importante para empreendimento que deseja conquistar consumidores em qualquer período e ganhar relevância no mercado. 

Podendo ter uma periodicidade de relevância maior do que dois anos, os conteúdos evergreen não tem um prazo de validade em si, ao contrário de uma renovação CNH suspensa.

Isso ocorre devido ao contexto que está envolvida e por exemplificar e aprofundar, as chances dos acessos dos usuários ocorrerem em datas diferentes aumentam em grandes percentuais, fazendo com que a marca ganhe uma relevância maior. 

Devido às constantes mudanças no mercado e nas formas de pesquisa por conta da tecnologia, estruturar um conteúdo para que a relevância seja mantida por um longo tempo permite uma diferenciação da página em relação às demais.

Ganhando assim uma presença digital dentro do segmento de lareiras que permite ao negócio ser uma referência entre outras instituições e atrair mais clientes por um longo prazo. 

Para que a estratégia possa funcionar e oferecer o que a empresa deseja, é essencial conhecer a importância e como os conteúdos devem ser criados para atingir este propósito. 

Proporcionando deste modo uma maior chance de que mesmo depois de quatro anos, o usuário ao estar explorando o ambiente online, buscando por clínica veterinária perto de mim, possa encontrar o que deseja com os conteúdos publicados pelo negócio.

A importância dos conteúdos evergreen

Caso um empreendimento decida usar os conteúdos evergreen como parte da estratégia, uma das bases que deve-se ter é que este modelo de conteúdo gerará conhecimento e autoridade dentro do mercado. 

O que são dois pontos importantes diante da competição cada vez maior que se tem dentro dos nichos e a disputa pelo espaço digital de forma relevante, por isso é fundamental compreender que os pontos importantes também podem incluir: 

  • Reforça autoridade;
  • Alto potencial de ganhar links;
  • Atração de usuários nas plataformas de busca;
  • Auxílio na segmentação.

Por estarem envolvendo conceitos mais profundos, as chances dos conteúdos evergreen aumentar ainda mais a autoridade da empresa dentro do mercado são muito altas. 

Especialmente porque, em casos de acesso no momento que foram publicados, as chances de um novo retorno posterior, mesmo em um ou dois anos, pelo mesmo usuário em uma nova busca torna-se mais provável. 

Isso porque a memória de quem conhece uma empresa que desenvolve conteúdos e também fabrica mini troféu personalizado torna-se marcante, fazendo com que o retorno posterior ocorra em casos de necessidade. 

Outra importância e até mesmo vantagem ligada ao conteúdo evergreen é o potencial mais alto de ganhar links, que ao estarem apontados para a página permite que as plataformas de busca reconheçam a importância e se reorganizem no topo do ranking. 

Demonstrando para os usuários, independentemente da data de acesso, que a página oferece conteúdos relevantes dentro dos termos que foram pesquisados. 

Gerando por fim, atração de usuários com maior frequência, fazendo com que o acesso gere índices positivos ao negócio que são reconhecidos pela plataforma e com isso mantendo no topo do ranking. 

Todo esse processo é ainda mais eficaz com a técnica do SEO dentro da plataforma. Sendo uma otimização dos motores de busca, a escolha de palavras-chave de cauda longa oferecem a segmentação ainda maior dos usuários. 

Demonstrando quais são os potenciais clientes de um piano de meia cauda ou aqueles que apenas possuem curiosidade, mas ainda não estão no melhor momento de compra por variados motivos. 

Uma boa segmentação contribui para o empreendimento também descobrir qual é o perfil de cliente que pode ou não interagir com determinadas estratégias, até mesmo de onde eles costumam acessar para ter algum contato com a marca. 

Assim, estratégias de marketing ou de atendimento ao cliente são melhores estruturadas para que a captação e a experiência sejam positivas por um longo tempo, oferecendo uma fidelização mais longa. 

O que é algo vantajoso quando se trabalha com os conteúdos evergreen, uma vez que por não possuírem expiração, estes clientes fidelizados podem acessar mais de uma vez e fazer com que o negócio tenha bons índices virtuais. 

Até mesmo a recomendação para amigos e familiares torna-se ainda mais facilitada, o que é um ponto vantajoso e importante para aumentar a cartela de clientes que o negócio pode ter. 

Com uma boa nutrição de leads, futuras campanhas e novos planejamentos para conquistar o mercado tornam-se mais fáceis de serem elaborados para que assim haja um avanço mais rápido da primeira abordagem até a fidelização. 

Dicas de como criar conteúdos evergreen

Caso um empreendimento de vidro blindado para fachada decida usar os conteúdos evergreen como uma forma de se estabelecer nos ambientes onlines, alguns passos são necessários para a conquista deste objetivo. 

Foco no topo do funil

O topo do funil é por onde grande parte dos procedimentos são iniciados quando se trata de estabelecer uma relação com a empresa. Essa etapa é fundamental para ser bem estruturada porque o usuário não tem conhecimento dos assuntos que são abordados. 

O que leva ao conteúdo evergreen ser introdutório de um melhor modo, para que os materiais educativos ou conceitos básicos que não se alteram no mercado sejam desenvolvidos de forma mais certeira. 

Assim, mesmo que passe cinco anos e o usuário esteja tendo o primeiro contato, os conteúdos que foram desenvolvidos ainda terão relevância e ajudará na informação que o indivíduo deseja obter. 

Links internos

O enriquecimento do material também se altera quando links internos são criados. Por exemplo, se uma empresa de cozinha modulada em U possui uma temática, o conteúdo principal pode ter links que ligue diferentes assuntos a ele. 

O que também oferece uma maior chance de que o engajamento na página continue e assim, o empreendimento tenha maiores chances de ganhar posições positivas dentro do ranking de busca por conta de outras técnicas dentro desses conteúdos. 

URL amigável

O URL também é uma forma de contribuir para que os conteúdos evergreen estejam sempre com relevância dentro do mercado. 

Quanto mais fácil o endereço da página for para memorização, maiores se transformam as chances de fazer com que o retorno possa acontecer em outros momentos para que assim, o conteúdo evergreen ainda ofereça a relevância. 

Evitar tendências e preferir comprovações

Mesmo que seja uma forma de atrair atenção com maior facilidade para a página, as tendências não são uma boa opção quando se trata de conteúdos no formato de evergreen. 

Isso porque essas ações costumam ter prazos de validade e uma perda de interesse por parte do consumidor, tudo o que não se enquadra com a estratégia. 

Por isso, procurar por conteúdos que possam ser comprovados e que não possuam um tempo de expiração é o mais indicado para que a técnica ofereça uma maior chance da empresa conquistar o que deseja.

Repostagem em redes sociais

Devido a grande alta destas plataformas, usá-las como uma forma de fazer com que os conteúdos ainda sejam acessados posteriormente é um meio do modelo evergreen ainda manter seus objetivos. 

Isso porque, com novos usuários e seguidores a todo momento, a repostagem nas redes sociais proporcionam que os novos indivíduos que tiveram acesso à marca possam acessar os conteúdos e também ser uma forma de se fixar para os que já estão fidelizados. 

Considerações finais 

Criar conteúdo para aumentar a presença digital é uma ação que pode oferecer grandes benefícios. Porém quanto mais a instituição conhecer como o formato evergreen pode oferecer vantagens, melhores se transformam seus resultados. 

Isso ocorre especialmente porque o conteúdo não perde a relevância mesmo após dois ou quatro anos, por exemplo, dada a importância de informações que foram reunidas na sua confecção que irá agregar valor tanto para quem acessa no momento ou depois. 

Com isso, as chances de relevância da marca dentro do nicho de uniforme para cozinha industrial aumenta em boas porcentagens, principalmente se o acesso permitir que a página fique no topo das plataformas de busca com os termos e palavras-chave adequadas. 

Ações durante o desenvolvimento da estratégia como o foco no topo do funil ou preferência por assuntos comprovados do que tendenciosos ajudam o conteúdo evergreen a cumprir seu propósito, especialmente se a página conter URL amigável e links internos. 

Até mesmo postagens complementares contribuem para que os conteúdos evergreen ainda mantenham a relevância dentro do mercado devido a presença constante de outros materiais sendo publicados pelas empresas. 

Por isso, quanto mais o negócio souber como preparar seus conteúdos no modelo evergreen e estruturá-los para terem uma longa relevância, melhores se transformam seus resultados em comparação a outros no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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