Ter uma boa consistência de marca é fundamental nos dias de hoje porque os consumidores estão de olho na maneira como as organizações se posicionam, antes de fazer negócio com elas.

A sociedade hoje em dia está muito atenta às pautas sociais e o respeito e esses conceitos precisam ser traduzidos na marca da empresa. É assim que a organização vai se tornar mais confiável do ponto de vista dos consumidores.

A internet mudou muita coisa nos últimos anos e um de seus maiores feitos é a mudança no comportamento do consumidor moderno. O consumidor está muito mais exigente e pensa em diversos aspectos antes de comprar um produto ou serviço.

As pessoas continuam se preocupando com preço e qualidade, mas também estão atentas a vários outros fatores e um deles é a maneira como a companhia se posiciona diante de alguns assuntos.

Não é possível ser neutro diante dessa necessidade, ou seja, tentar abrir mão de um posicionamento pode custar a sobrevivência do negócio.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é consistência de marca, falar sobre sua importância, por que investir, o que a consistência pode proporcionar, quais são suas vantagens e como construir.

O que é consistência de marca?

Consistência de marca é um conceito que engloba missão, visão e valores da empresa e de que maneira ela se posiciona, de acordo com esses aspectos.

Isso significa que quando o negócio define seus valores, toma uma posição e todas as campanhas subsequentes acompanham a coerência para que ela faça sentido.

Em outras palavras, se uma empresa de aluguel de sala comercial por hora investe em consistência de marca, torna-se fiel àquilo que acredita e à sociedade.

Só que quando o negócio contradiz aquilo que afirma, começa a ter problemas, e muitas organizações já passaram por isso, ou seja, investem em ações que são totalmente o contrário daquilo que afirmam e esperam.

Isso acaba reduzindo as vendas e muitos clientes podem até mesmo abandonar a marca. Tendo isso em mente, antes de começar qualquer estratégia de marketing, é fundamental fazer o reposicionamento do negócio.

Tudo deve ser feito de acordo com os valores éticos e morais, sempre respeitando todos os stakeholders, como:

  • Clientes;
  • Consumidores em geral;
  • Funcionários;
  • Fornecedores;
  • Investidores;
  • Sociedade.

Isso evita que a organização tenha problemas com a consistência de marca e passa a ser conhecida como uma instituição que preza por seus valores.

Importância da consistência de marca

Para que um prospect seja convertido em cliente, a empresa precisa entrar em contato com ele cerca de 8 vezes, por pontos diferentes. Se a marca não é consistente, é como se fosse outra empresa a cada novo contato, o que retrocede o processo de fidelização.

A consistência de um fabricante de divisória de vidro com porta de correr está relacionada ao relacionamento com as pessoas, o que constrói credibilidade, segurança e proximidade.

É uma estratégia que contribui com a receita da companhia, visto que cerca de 32% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa relataram que a consistência contribui para o crescimento de 20% ou mais.

Outros participantes apontaram uma alta que fica entre 10% e 20%, por isso, é correto dizer que uma boa gestão de marca gera impactos no sucesso da corporação e precisa ser um trabalho frequente, em todos os pontos de contato com o consumidor.

Por que investir em consistência de marca?

Existem várias razões para investir na consistência de marca e uma delas é o fato de que essa estratégia diferencia o negócio no mercado.

A competitividade é cada vez maior e o negócio precisa saber se diferenciar de outros estabelecimentos que vendem os mesmos produtos e serviços. A identidade de marca é responsável por isso, portanto, é indispensável contar com um time de marketing.

Também existe o fato de que as pessoas se interessam por empresas humanizadas. Por exemplo, se alguém está querendo comprar malha pop galvanizada, vai procurar uma organização que seja um membro da sociedade.

Outra razão para investir é que a prática aumenta a autoridade do mercado, e é justamente por isso que alguns produtos são conhecidos pelo nome de sua marca.

As estratégias de marketing e o tipo de solução oferecida por algumas empresas é algo tão bem trabalhado que a marca estará sempre atrelada ao produto.

Por fim, um bom trabalho de marketing consegue impactar as emoções dos consumidores, despertando sentimentos que estarão relacionados aos produtos e serviços.

O que proporciona a consistência de marca?

A consistência de marca ajuda a diferenciar o negócio no mercado, impulsionar a sua autoridade e humanizar a marca.

Ela também ajuda a conquistar a lealdade dos clientes, uma vez que as pessoas se sentem muito mais atraídas por organizações que são fáceis de serem identificadas em longo prazo.

Se uma pessoa precisa contratar uma empresa de limpeza de exaustores, deseja garantia de qualidade, além de ter emoções positivas, e a consistência de marca é capaz de fazer tudo isso.

Vantagens da consistência de marca

A consistência de marca traz uma série de vantagens para os negócios, e uma delas é o fato de mudar a percepção sobre a empresa com mais facilidade.

A partir do momento em que ela tem espaço no mercado, consegue mudar a maneira como é percebida pelas pessoas de maneira mais simples.

Calcular a consistência da marca ajuda a despertar emoções positivas nas pessoas, tanto por meio de palavras quanto por meio de imagens, elaboradas cuidadosamente.

Como resultado, o público vai associar emoções positivas ao negócio, e isso constrói laços de confiança e lealdade.

Uma empresa de gerador de nitrogênio líquido tem coerência e frequência em suas ações e isso faz com que os consumidores criem laços de confiança e lealdade.

Consequentemente, a organização vai conseguir se diferenciar dos demais, algo fundamental em um mercado extremamente competitivo. Mas para aproveitar todas essas vantagens, é fundamental saber construir a consistência de marca.

Como construir a consistência de marca?

Para criar a consistência de marca, o negócio precisa investir em algumas ações importantes, dentre as quais se destacam:

Criar um bom logotipo

O primeiro passo para criar consistência de marca é fazer com que a empresa tenha um logotipo incrível e que possa ser usado em todos os pontos de contato com os clientes, como site, redes sociais, embalagens, materiais de marketing e produtos.

O logotipo é um tipo de gatilho que as pessoas vão usar para identificar a marca, além de ser fundamental para transparecer confiança e profissionalismo. Utilizá-lo nas estratégias online e offline é fundamental para criar uma identidade forte e consistente.

Reutilizar o conteúdo

Quando uma empresa demolidora terraplenagem posta um conteúdo, como um vídeo ou uma postagem, deve fazer sua reutilização e mantê-lo sempre atualizado.

Fazer isso é uma forma de criar mais consistência e transmitir as mensagens claramente, isso envolve mudar o formato dos conteúdos e das imagens para que a organização mostre que possui um propósito definido.

Criar uma biblioteca de imagens

A biblioteca de imagens e gráficos é fundamental porque traz várias versões do logo da empresa e outros tipos de materiais, como vídeos, cabeçalhos e gráficos que são usados para o branding.

Uma empresa especializada em reforma de fachada de loja com ACM pode criar um catálogo com essas imagens para que os funcionários possam acessá-la e usar como referência, caso seja necessário.

Ter uma equipe atualizada

É muito importante que os colaboradores estejam sempre atualizados, compreendendo a importância da consistência de marca. É necessário fazer reuniões e manter a comunicação com a equipe para que eles conheçam os planos da organização.

É indispensável expor a importância da identidade e consistência da marca de maneira regular para que todos estejam cientes e saibam qual é seu papel no processo.

Se todos os funcionários entenderem a importância da consistência de marca, ficará muito mais fácil manter a mensagem e divulgá-la claramente.

Estabelecer uma mensagem

Por fim, um fabricante de laje pré fabricada com isopor precisa estabelecer sua mensagem de maneira clara para transmitir seus valores e alcançar o que pretende.

Os negócios precisam mostrar sua missão, visão e valores, descrevendo o que é a marca e o que espera alcançar. Para definir os valores, é indispensável saber qual é o problema que o negócio está resolvendo no mercado em que atua.

Além disso, é indispensável pensar na voz da marca e garantir que ela consiga expressar esses valores da mesma forma em todos os pontos de contato.

Considerações finais

Construir a consistência de marca é fundamental para qualquer negócio, independentemente de seu mercado de atuação.

Ela forma um conjunto de valores fundamentais para que a empresa consiga se destacar no mercado em que atua e conquistar cada vez mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Consistência de marca: saiba o que é e como construir para o seu negócio”

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