O que você pode fazer para que o seu dia a dia seja mais sustentável? Se esse questionamento já passou pela sua cabeça, você não está sozinho. Pelo menos é o que nos mostra a página especial do Google Trends com dados em tempo real sobre o que os brasileiros estão pesquisando sobre mudanças climáticas e a floresta amazônica.

Do descarte do lixo eletrônico ao óleo, passando pelo canudinho e pelo isopor, a preocupação com os resíduos (e com o impacto deles no meio ambiente) é real. E aponta para algo importante: as pessoas estão querendo adotar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia, e as marcas têm um papel relevante nisso.

Sustentabilidade na rotina

Nos últimos tempos, a questão ambiental tem sido percebida de um jeito diferente pelo consumidor no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com o Sistema B e a MindMiners mostrou, por exemplo, que os conceitos do ESG são importantes para 87% dos brasileiros. Apesar disso, apenas 20% da população sabe o que a sigla significa, o que explica a ascensão do interesse de busca por ela desde 2020.

Entre os três pilares do ESG — ambiental, social e governança —, o meio ambiente é considerado o mais importante para 43% dos entrevistados. E a população entende que essa é uma questão cuja responsabilidade deve ser dividida por todos os setores da sociedade. Por um lado, 54% afirmam que ações individuais são mais importantes e fazem a maior diferença para o planeta. Por outro, 44% acreditam que marcas e grandes corporações, por meio de ações em seus produtos e serviços, patrocínios e ações de conscientização, também têm responsabilidade.

De quem é a responsabilidade pelo meio ambiente? 54% afirmam que ações individuais fazem a maior diferença para o planeta.  44% acreditam que marcas e grandes corporações também têm responsabilidade.

No âmbito privado, a sustentabilidade entrou no dia a dia das pessoas por meio de ações rotineiras. A pesquisa mostra que 27% da população faz a divisão do lixo eletrônico e de materiais perigosos, e 31% separa o lixo reciclável e orgânico.

Ou seja, quase um terço dos brasileiros já está adotando práticas mais sustentáveis de descarte de resíduos. Essa também é uma preocupação recorrente nas buscas. Entre os termos mais procurados em “como descartar?” encontramos: lixo eletrônico, óleo, vidro, medicamentos vencidos e isopor. Já os campeões da lista “é reciclável?” são: isopor, vidro, tubo de pasta de dente, escova de dente e lápis.

Como sua marca pode entrar nessa conversa?

Assim como o consumidor quer trazer a sustentabilidade para o dia a dia, as marcas também precisam mudar o mindset e ter um compromisso constante com a questão ambiental, para gerar mudanças a longo prazo. Essa é uma responsabilidade que tem impacto em toda a cadeia produtiva, da matéria prima ao descarte de embalagens.

Isso é o que se espera das empresas — e pode influenciar na decisão por uma marca em vez de outra. Ao adotar ações mais sustentáveis e comunicá-las de maneira clara e eficiente, uma empresa se torna uma facilitadora para os clientes, transmitindo-lhes a sensação de que, ao escolher os produtos dessa marca, estão agindo de maneira mais responsável com o meio ambiente. A pesquisa mostra que metade das marcas mais amadas do país também são as de melhor reputação ESG. Ou seja, adotar práticas que geram impacto positivo no planeta e ampliar o debate sobre questões como essas fazem diferença na consideração.

Para caminhar nessa direção, alguns passos são fundamentais. Para começar, é necessário ser transparente sobre o próprio negócio: mostre nas redes sociais e em outros canais de comunicação o impacto das suas ações. Além disso, use o seu alcance para apoiar ONGs e movimentos que atuam em questões relevantes para a marca. E, por fim, desenvolva campanhas que gerem conscientização e renda para projetos e fundos relacionados aos temas ESG.

3 passos para uma atuação ESG: Ser transparente sobre o impacto de suas ações nos canais de comunicação. Apoiar ONGs e movimentos relevantes. Desenvolver campanhas que gerem conscientização e renda para projetos ou fundos de assistência social.

Sabemos que apesar de se preocupar com o tema, grande parte dos consumidores têm dificuldades em adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia. Ainda assim, essas pessoas esperam que as marcas tenham uma postura mais ativa em relação à proteção do meio ambiente. Participar dessa conversa e desenvolver ações nesse sentido é uma forma de fazer com que seu produto seja parte da ação individual e cotidiana das pessoas que se preocupam com as questões ambientais.

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