Os segmentos de moda e beleza têm uma importância enorme para os brasileiros e os dados do Google comprovam isso: o país ocupa o terceiro lugar mundial em interesse de buscas por essas categorias, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Japão.1 Além disso, no último ano, as pesquisas relacionadas à beleza cresceram 14%, e as de moda 7%, superando o aumento da média de buscas totais do Google no Brasil.2

Durante a pandemia, esses mercados se aqueceram no mundo todo, e por aqui, mesmo depois do fim do isolamento, esses segmentos se mantêm em alta justamente por causa do interesse do consumidor — que, como sabemos, está fazendo compras de forma mais intencional, em uma jornada mais imprevisível.

Neste artigo, vamos mostrar o que sabemos hoje sobre os consumidores de moda e beleza no Brasil e por que o YouTube é a plataforma ideal para as marcas criarem conexões mais profundas — e eficientes — com eles.

Moda e beleza em expansão

Apesar do cenário de incerteza econômica que vivemos atualmente, as perspectivas para os setores de moda e beleza são positivas. Pesquisas feitas com consumidores brasileiros mostram, por exemplo, que 83% das pessoas pretendem manter ou aumentar as compras de produtos de beleza no próximo ano e 68% têm a mesma intenção com os artigos de moda.3

Nesse contexto, os varejistas têm um papel fundamental já que estão, cada vez mais, associados a essas categorias. Uma análise feita levando em conta players internacionais, tradicionais e drogarias indica que entre eles o crescimento de buscas foi de 60% em beleza e 18% em moda no último ano.4 Isso mostra que o consumidor conhece essa opção de compra, sabe o que pode encontrar nesses varejistas e entende que pode ter mais benefícios ao comprar nesses lugares do que diretamente com a marca ou em lojas físicas.

35% dos compradores em varejistas internacionais declaram que preço é o principal motivo de compra entre esses players.

Quando se trata da relação com os produtos de beleza e por que usá-los, os brasileiros têm sentimentos diversos. A prioridade número 1 é se sentir bem consigo mesmo, mas as pessoas também reconhecem, em um segundo nível, que uma boa aparência é importante nos círculos social e profissional. Por fim, mas não menos importante, o custo-benefício permeia esses dois fatores.

Uma parte significativa desses produtos fazem parte da rotina e, por isso, a reposição é o principal gatilho de compra da categoria. Mas há outros motivos que fazem os consumidores decidirem comprar, como dar um presente para si mesmo ou para outras pessoas, e promoções ou descontos.

Gatilhos que os consumidores dizem que "com certeza" os fazem comprar: 78% Repor um produto que acabou , 72% Se dar um presente, 68% Dar um presente a alguém, 62% Promoções ou descontos.

Depois desse estímulo inicial, a internet tem um papel fundamental na jornada de decisão já que 61% das pessoas utilizam a Busca do Google para encontrar informações sobre artigos de beleza.5 É interessante observar que entre os conteúdos que apresentam maior volume de buscas estão aqueles que trazem inspirações de estilos e looks, que explicam de que forma os produtos atendem às necessidades dos clientes e que indicam os melhores locais de compra.6

Isso nos revela um fato importante sobre o comportamento do consumidor: as pessoas estão usando as plataformas para explorar e conhecer novos produtos. E, não por acaso, a maioria das buscas relacionadas a moda e beleza não são atreladas a nenhuma marca.7 Ou seja, produzir conteúdos com caráter inspiracional, ou que mostram todas as possibilidades de um produto, pode ser uma oportunidade certeira para construir conexões com possíveis consumidores.

O papel do YouTube na conexão com os consumidores

Entre as pessoas que fazem pesquisas na internet sobre artigos de beleza, 73% utilizam o YouTube.8 Também pudera: o YouTube é o berço dos conteúdos da categoria. Onde eles nasceram, cresceram e dominaram o mundo. É na plataforma que a comunidade interessada por esse assunto tem espaço para se conectar para além das aparências, e onde conseguem criar identificação e comunidades. Isso acontece porque os vídeos possibilitam o aprofundamento, além de ajudarem a entender a melhor forma de usar os produtos — passos fundamentais na jornada de compra dessas categorias.

Além disso, o YouTube tem um potencial criativo enorme, e possibilita que as marcas criem formatos diversos para conversar com audiências múltiplas. Dessa forma, elas têm a oportunidade de trabalhar a conexão, de participar do processo de descoberta dos produtos e de influenciar a percepção sobre o custo-benefício — ponto que, como mencionado anteriormente, atravessa a relação dos brasileiros com a categoria de beleza.

Dentro desse universo, não podemos nos esquecer que uma categoria extremamente potente do YouTube hoje são os criadores, especialmente aqueles que têm suas próprias marcas. Neste movimento, inverso à ordem que se estabeleceu por anos entre esses dois players, fica claro que as marcas precisam criar influência para serem relevantes para o público.

76% dos consumidores de beleza dizem ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses de marcas de influenciadoras. 4 das top 10 marcas de maquiagem mais procuradas no Google são de influenciadoras — são essas as marcas que mais crescem em interesse.

Ao ir além dos reviews e construir uma história contínua, com conteúdos que se aproximam e vão ao encontro do consumidor, as marcas de criadores mostram que a estratégia de criar conexões é fundamental para mover negócios hoje em dia.

E diante dessa realidade, o YouTube é um mundo de possibilidades. Cabe à sua marca descobrir como ser relevante para seu público, que está cada vez mais confiante para julgar o que é melhor para ele.

Diferentes variáveis fazem parte dessa escolha: o bolso, a identificação, a praticidade e a conveniência de compra, por exemplo, são muito relevantes. Entender o consumidor, de que forma ele toma suas decisões e como sua marca pode estar presente nessa jornada é o que vai fazer diferença na construção dessas conexões.

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