Foi-se o tempo em que estar no horário nobre era o bem mais precioso para nós, profissionais de marketing. Hoje, com as pessoas consumindo informação e conteúdo onde e quando quiserem, o ativo a ser conquistado é outro: a atenção. E essa transformação exige um novo mindset, em que a criatividade é o grande catalisador de negócios.

Para isso, porém, precisamos nos tornar mais atentos, não somente a insights, comportamentos e territórios dos nossos consumidores, mas também ao que dizem nossos parceiros, as agências que trabalham na construção das marcas. Nesse processo, a criatividade deve ficar lado a lado da eficiência e dos resultados — e é a chave para nos tornarmos ainda mais relevantes na vida das pessoas.

A criatividade é a chave para nos tornarmos ainda mais relevantes na vida das pessoas.

Olhar para os números também é essencial nessa nova forma de fazer marketing. Eles nos mostram, por exemplo, que 82% de tudo que é consumido na internet é disponibilizado em vídeo. E que 70% das pessoas declararam prestar mais atenção aos vídeos do YouTube do que em qualquer outra plataforma.

Isso significa duas coisas: que os vídeos são essenciais na construção das estratégias e que é preciso estar no YouTube para criar conexões com as pessoas. Foi com esses aprendizados em mente que lançamos a campanha de Budweiser como patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2022.

Entrando em campo

A estratégia global da marca incluía o lançamento de um hino para o evento unindo um clássico a um artista contemporâneo. O hit “Everybody Wants to Rule The World”, do Tears for Fears, foi repaginado na voz e no flow do jovem rapper norte-americano Lil Baby.

Nossa missão era fazer parte da celebração nas ruas e nas casas dos brasileiros. Mas, para isso, faltavam elementos que se conectassem à paixão pelo futebol e à nossa forma única de comemorar e acompanhar os jogos. O desafio, então, era transformar a música em algo que fizesse sentido para nosso público, sem perder o alinhamento com o global. A partir desse direcionamento, a Budweiser criou, aqui no Brasil, uma versão própria, com uma batida de funk, passinhos, futebol e a mensagem de combate ao racismo. O resultado é o vídeo “Atura o Baile”, que você pode conferir a seguir:

Com uma estética audiovisual própria, admirada pelo público brasileiro, Kondzilla, o maior canal de música do país, foi o creator parceiro que ajudou a produzir uma sonoridade capaz de sair da esfera da propaganda. A ideia era fazer um som que fosse tocado nas baladas. E para marcar esse golaço, contamos com o reforço de três camisas 10: os rappers Mano Brown e L7nnon, e o beatmaker Papatinho.

Vale dizer que não queríamos ser apenas mais um dos anunciantes durante o Mundial. Nosso objetivo era fazer parte desse momento histórico que é a disputa pelo campeonato. Com essa estratégia criativa, Budweiser se tornou uma marca criadora de conversas — e a campanha pensada inicialmente apenas para o YouTube fez tanto sucesso que a levamos também para a TV.

Levantando a taça

Os números mostram porque este é um case de criatividade, mas também de eficiência: a peça global atingiu 2,8 milhões de visualizações no YouTube, o que já é um ótimo resultado. Mas a campanha brasileira conquistou 28 milhões de views em apenas três semanas no ar. Hoje, quase um ano depois, o vídeo “Atura o baile” soma 37 milhões de visualizações no canal do Kondzilla. E, ao todo, essa campanha obteve nada menos do que 1,3 bilhão de impressões.

Na imagem, dois ícones simbolizando o número de visualizações do projeto, e no outro, há um gráfico simbolizando o crescimento das impressões

Todo esse alcance no YouTube também rendeu desdobramentos para além da plataforma: de acordo com o levantamento da Stilingue, fomos o patrocinador do Mundial mais citado nas redes sociais globalmente, com 60,8% das menções.

Os resultados obtidos também refletem importantes aprendizados ao usar a criatividade como estratégia no YouTube. Primeiro, não ter medo de ousar na hora de criar conteúdos em parceria com os criadores — a conexão que eles desenvolvem com a audiência promove diálogos muito mais diretos e ligados ao que o público está consumindo. E, segundo, é essencial saber ser uma marca viabilizadora de assuntos, que participa da construção de culturas.

O YouTube foi o grande palco para essa estratégia vencedora porque é o lugar onde as pessoas aprofundam suas paixões. E a criatividade teve um papel fundamental para que, no fim, pudéssemos multiplicar as oportunidades de negócios.

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