Depois que nossos antepassados inventaram que “o olho do dono é que engorda o gado”, nós empreendedores nunca mais pudemos descansar, nem mesmo nas férias ou períodos de festas. E por mais disciplinados que sejamos, não podemos negar que o nosso “gado” realmente precisa do nosso olhar. E “gado” não são os funcionários e colaboradores, é o negócio como um todo.

Fim de ano é bem característico para os negócios: aquela correria pra vender, organizar a papelada, pagar os colaboradores e… pronto! Todo mundo feliz em suas casas prontos para uma Ceia esplêndida. Exceto, é claro, o dono! Não porque esse não pode tirar uma folga, mas porque mesmo quando está de folga física, o negócio dificilmente dá uma folga mental para o empreendedor. Enquanto os parentes vão discutir se querem arroz com ou sem passas, o dono vai lembrar do estoque que sobrou, das entregas que ainda ficaram pendentes, do pagamento dos fornecedores, e por aí vai… E não só no comércio! Pois quando o negócio é prestação de serviço o empreendedor também precisa vender. Aí cada serviço com pouco cliente é estoque sobrando, com data de entrega e talvez fornecedores para quem os serviços são terceirizados… A certeza é de que a prometida “PAZ” não seja 100% plena para nós rsrsrs… 😂

Mas e aí? Estamos condenados e presos ao negócio a ponto de não poder curtir as festinhas do fim do ano? Claro que não! É uma oportunidade para nos distrair um pouco e valorizar mais as relações pessoais. Entretanto, não somos ingênuos a ponto de acreditar que o nosso “gado” vai nos dar sossego. Não vai! E nem deve! Porque é nosso, e tudo o que é nosso merece cuidado e atenção, nem que seja na lembrança 😉

Porém, o motivo de trazer esse assunto à tona não é estragar a sua festa. Pelo contrário, é pra fazê-la valer a pena! Já que sabemos que vai ter um “tiquim” de negócios na cabeça durante as comemorações, a ideia é aproveitar pra pensar em como podemos nos concentrar cada vez mais no coração do negócio e facilitar as atividades mais corriqueiras. Observar como as relações pessoais se dão pode nos esclarecer bastante sobre como nossos processos podem ser melhorados. Por mais computadores e automatização que tenhamos, todos os negócios são feitos por pessoas e para pessoas, então não há como fugir disso. Mudar o foco dos seus processos pode trazer um ganho espetacular no desempenho das vendas.

Depois de repensar os processos internos, é hora de transportar esses comportamentos pessoais observados para o relacionamento com os clientes. O nosso gado produz leite, mas tá cheio de fazendeiro com gado produzindo leite nesse mundo afora. Veja como nesse período de festas várias pessoas presenteiam com a mesma coisa, mas de marcas e lojas diferentes. Isso quer dizer que nem todo leite precisa ser apenas leite. O processo de produção, ingredientes especiais, embalagens diferenciadas, produtos derivados, entre outros, são diferenciais que podem fazer o cliente escolher seu produto ou serviço.

Só que eu vou dizer o que você já sabe: a concorrência é muito grande! E aí?

Voltamos para o foco do negócio: as pessoas. Não adianta ter um negócio se as pessoas não conhecem seus produtos. Não adianta conhecer seus produtos e não encontrar seu negócio. Não adianta encontrar seu negócio e não conseguir comprar ou contratar o serviço de modo prático. As pessoas são emotivas, sensíveis, chatas, preguiçosas… Ninguém vai se esforçar para ser seu cliente, o esforço é todo seu! E tem que ser!

Então pense num ano realmente “Novo” para seu negócio. Faça valer cada centavo que investiu até agora no seu sonho, no seu ganha-pão, no seu gado! Pra começar, solicite uma análise gratuita da presença do seu negócio na Internet aqui. Assim você vai ter um diagnóstico essencial para tomar novas decisões e engordar o gado garantindo saúde para o negócio e também para o dono!

Boas Festas!!!!

Fabio Alves Santos – Proprietário da Agência Divulgar Meu Negócio

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