Se grande parte das pessoas teve que reinventar seu cotidiano em 2020, não foi diferente com os negócios. No ano em que vivemos profundas transformações, o ambiente digital se tornou mais relevante e necessário do que nunca, levando as marcas a pensar em novas estratégias e ampliar sua atuação online. E o papel do YouTube nesse contexto foi vital. Com a linguagem própria dos Criadores e uma audiência massiva, empresas dos mais diferentes segmentos puderam estabelecer melhores conversas com o público com ajuda da plataforma.
Segundo o principal buscador do mundo, o YouTube registrou as principais tendências do ano. As pessoas usaram a plataforma para as mais diversas atividades, seja para aprender mais sobre a COVID-19, seja para lidar com a nova rotina. E diante da relação íntima entre Criadores e audiência, a plataforma também impulsionou negócios de diversos tipos. Os números indicam: 9 entre 10 consumidores fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo no YouTube1 — e mais pessoas se dizem propensas a considerar marcas e produtos anunciados na plataforma.
Diferente da mídia tradicional, o YouTube tem uma infinidade de estratégias que podem trazer resultados específicos para o seu objetivo de campanha e de negócio. É possível ir além explorando os muitos formatos da plataforma: tutoriais, unboxing, listas de top 10, reviews, lives… Planejamento e criatividade podem — e devem — andar juntos para fazer da sua marca uma criadora de sucesso, participando das conversas com vídeos capazes de fazer a diferença. Em 2020, alguns cases se destacaram:
A aposta na transformação digital
Carrefour é um bom exemplo de como romper com a dinâmica do varejo alimentar, que tradicionalmente dependia do horário nobre da TV e da folheteria para gerar fluxo em loja. Ao migrar a operação para o ambiente digital, trabalhando ofertas no YouTube, a marca manteve a sua audiência e diminuiu os custos com a produção.
Vale dizer que a audiência massiva do YouTube, com mais de 105 milhões de espectadores por mês2, foi determinante para estimular o fluxo nas lojas. Basta compararmos os números dos vídeos com os da sua tradicional folheteria:
O mindset da performance aplicado aos criativos em vídeo
Marca da gigante Johnson & Johnson, Listerine apostou em uma novidade da mensuração para fazer a diferença no YouTube. O desafio era: aumentar o nível de consideração e intenção de compra do público em relação ao enxaguante bucal. A marca, por sua vez, colocou no ar uma campanha em que falava sobre os 75% da boca que a escova de dentes não alcança — por isso a necessidade de complementar a higiene bucal com Listerine.
E a metodologia databranding permitiu analisar, a cada novo ciclo de anúncio, um elemento de campanha: assets, formatos e audiência. E aqueles que conquistaram a melhor performance seguiam no ar, como execuções vitoriosas. A estratégia funcionou e a marca conquistou a consideração de milhões de brasileiros:
Foco nas audiências
Poucas semanas após milhares de empreendedores fecharem seus negócios por conta da pandemia, o Magalu abriu as portas do seu marketplace, permitindo que empresas offline passassem a vender pela internet quase que instantaneamente com ajuda do Parceiro Magalu.
O varejista ofereceu duas maneiras de vários brasileiros manterem sua renda durante um período tão desafiador: a primeira, divulgando produtos no site do Magalu; a segunda, divulgando a loja parceira para a rede de contatos do empreendedor.
Ao olhar para as audiências avançadas do YouTube, com foco em microempreendedores, Magalu conquistou a maior taxa de retenção da sua história. O resultado transformou o Parceiro Magalu em referência de venda pela internet, fazendo as buscas pela plataforma ultrapassarem a de todos os outros concorrentes durante a veiculação da campanha.
Uma estratégia full funnel: do awareness à conversão
Completa, a estratégia da TIM em parceria com o C6 Bank conseguiu, com uma só campanha, ir da consideração de marca à conversão.
No vídeo, a cantora Iza conta como clientes da TIM podem ter acesso a produtos financeiros exclusivos do C6 Bank. O planejamento explorou diferentes recursos do YouTube, dedicando, na plataforma, praticamente 60% do volume total de investimento do Google durante a campanha. A estratégia produziu resultados expressivos como o alcance de nada menos do que a metade da população brasileira.
Como sua marca também pode conquistar resultados de negócio?
Performance, awareness, conversão. Os cases mostrados aqui são bem diferentes entre si, mas cumprem um mesmo objetivo: ajudar você a olhar para o Youtube como um grande aliado na hora de pensar o planejamento da sua marca. Uma plataforma digital de vídeo com inúmeras possibilidades e soluções que podem ser construídas para apenas uma parte específica do funil, ou para o todo, com a capacidade de fazer a diferença na estratégia escolhida, independente do que o seu negócio precisa.
Fonte: Google