Se grande parte das pessoas teve que reinventar seu cotidiano em 2020, não foi diferente com os negócios. No ano em que vivemos profundas transformações, o ambiente digital se tornou mais relevante e necessário do que nunca, levando as marcas a pensar em novas estratégias e ampliar sua atuação online. E o papel do YouTube nesse contexto foi vital. Com a linguagem própria dos Criadores e uma audiência massiva, empresas dos mais diferentes segmentos puderam estabelecer melhores conversas com o público com ajuda da plataforma.

Segundo o principal buscador do mundo, o YouTube registrou as principais tendências do ano. As pessoas usaram a plataforma para as mais diversas atividades, seja para aprender mais sobre a COVID-19, seja para lidar com a nova rotina. E diante da relação íntima entre Criadores e audiência, a plataforma também impulsionou negócios de diversos tipos. Os números indicam: 9 entre 10 consumidores fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo no YouTube1 — e mais pessoas se dizem propensas a considerar marcas e produtos anunciados na plataforma.

YouTube: como a plataforma pode ser uma aliada para atingir resultados de negócio

Diferente da mídia tradicional, o YouTube tem uma infinidade de estratégias que podem trazer resultados específicos para o seu objetivo de campanha e de negócio. É possível ir além explorando os muitos formatos da plataforma: tutoriais, unboxing, listas de top 10, reviews, lives… Planejamento e criatividade podem — e devem — andar juntos para fazer da sua marca uma criadora de sucesso, participando das conversas com vídeos capazes de fazer a diferença. Em 2020, alguns cases se destacaram:

A aposta na transformação digital

Carrefour é um bom exemplo de como romper com a dinâmica do varejo alimentar, que tradicionalmente dependia do horário nobre da TV e da folheteria para gerar fluxo em loja. Ao migrar a operação para o ambiente digital, trabalhando ofertas no YouTube, a marca manteve a sua audiência e diminuiu os custos com a produção.

Vale dizer que a audiência massiva do YouTube, com mais de 105 milhões de espectadores por mês2, foi determinante para estimular o fluxo nas lojas. Basta compararmos os números dos vídeos com os da sua tradicional folheteria:

YouTube: como a plataforma pode ser uma aliada para atingir resultados de negócio

O mindset da performance aplicado aos criativos em vídeo

Marca da gigante Johnson & Johnson, Listerine apostou em uma novidade da mensuração para fazer a diferença no YouTube. O desafio era: aumentar o nível de consideração e intenção de compra do público em relação ao enxaguante bucal. A marca, por sua vez, colocou no ar uma campanha em que falava sobre os 75% da boca que a escova de dentes não alcança — por isso a necessidade de complementar a higiene bucal com Listerine.

E a metodologia databranding permitiu analisar, a cada novo ciclo de anúncio, um elemento de campanha: assets, formatos e audiência. E aqueles que conquistaram a melhor performance seguiam no ar, como execuções vitoriosas. A estratégia funcionou e a marca conquistou a consideração de milhões de brasileiros:

YouTube: como a plataforma pode ser uma aliada para atingir resultados de negócio

Foco nas audiências

Poucas semanas após milhares de empreendedores fecharem seus negócios por conta da pandemia, o Magalu abriu as portas do seu marketplace, permitindo que empresas offline passassem a vender pela internet quase que instantaneamente com ajuda do Parceiro Magalu.

O varejista ofereceu duas maneiras de vários brasileiros manterem sua renda durante um período tão desafiador: a primeira, divulgando produtos no site do Magalu; a segunda, divulgando a loja parceira para a rede de contatos do empreendedor.

Conheça o Parceiro Magalu.

Ao olhar para as audiências avançadas do YouTube, com foco em microempreendedores, Magalu conquistou a maior taxa de retenção da sua história. O resultado transformou o Parceiro Magalu em referência de venda pela internet, fazendo as buscas pela plataforma ultrapassarem a de todos os outros concorrentes durante a veiculação da campanha.

Uma estratégia full funnel: do awareness à conversão

Completa, a estratégia da TIM em parceria com o C6 Bank conseguiu, com uma só campanha, ir da consideração de marca à conversão.

Novo TIM Controle + C6 Bank

No vídeo, a cantora Iza conta como clientes da TIM podem ter acesso a produtos financeiros exclusivos do C6 Bank. O planejamento explorou diferentes recursos do YouTube, dedicando, na plataforma, praticamente 60% do volume total de investimento do Google durante a campanha. A estratégia produziu resultados expressivos como o alcance de nada menos do que a metade da população brasileira.

YouTube: como a plataforma pode ser uma aliada para atingir resultados de negócio

Como sua marca também pode conquistar resultados de negócio?

Performance, awareness, conversão. Os cases mostrados aqui são bem diferentes entre si, mas cumprem um mesmo objetivo: ajudar você a olhar para o Youtube como um grande aliado na hora de pensar o planejamento da sua marca. Uma plataforma digital de vídeo com inúmeras possibilidades e soluções que podem ser construídas para apenas uma parte específica do funil, ou para o todo, com a capacidade de fazer a diferença na estratégia escolhida, independente do que o seu negócio precisa.

Fonte: Google

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