O sucesso dos negócios é algo que envolve algumas estratégias que ajudam a destacar o trabalho. Assim, apostar no Marketing de Conteúdo, por exemplo, é uma maneira de ter mais clientes, aumentar as vendas e ter um excelente faturamento.
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa a produção e distribuição de conteúdos específicos para o público-alvo. Estes materiais podem ser:
- Artigos;
- Cases de sucesso;
- E-books;
- E-mail marketing;
- Infográficos;
- Posts em blog e nas redes sociais;
- Podcasts;
- Vídeos;
- Webinars;
- White paper (E-book compacto).
Estes são apenas alguns exemplos dentre as inúmeras opções que podem ser elaboradas para gerar interesse no público e, assim, ganhar a confiança dos potenciais clientes.
Os conteúdos elaborados não são para fazer promoção direta da empresa, mas apresentam soluções para as dúvidas e problemas dos usuários relacionados ao segmento de atuação da marca.
Tal fator pode despertar a curiosidade dos indivíduos para conhecer mais sobre o negócio e aumenta a oportunidade de ter um lead (potencial cliente), visto que agrega confiabilidade e valor à marca.
Na prática, o marketing de conteúdo é uma estratégia focada em engajar o público-alvo, algo que pode ajudar no crescimento do número de clientes e lucros. Um ponto importante é que esta técnica pode ser utilizada em diferentes segmentos, desde uma empresa especializada em piso industrial de concreto polido até em comércios varejistas, pois é uma estratégia que pode ser implementada em diversos negócios.
Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?
Os principais ganhos em investir no marketing de conteúdo são:
- Ajuda a construir redes profissionais;
- Aumenta o tráfego do site;
- Melhora a base de contatos;
- Educa o mercado e o público-alvo;
- Permite oferecer boas referências para os clientes;
- Gera o brand awareness (mais reconhecimento) e potencializa o engajamento com a marca ou empresa;
- Reduz os custos de aquisição dos clientes e ajuda na taxa de retenção;
- Mais oportunidades de vendas;
- Construção de vínculo do cliente com as redes sociais do negócio.
Com muitos benefícios que ajudam no sucesso da empresa ou marca, investir nas estratégias de marketing de conteúdo é o modo de conseguir excelentes resultados para a emergência veterinária 24 horas.
Estratégias de Marketing de Conteúdo e como colocá-las em prática
Com o objetivo de documentar e levantar pontos importantes para o sucesso do negócio. Até o momento de colher bons frutos, os profissionais precisam trabalhar muito, elaborando planejamento que facilitam a organizar o negócio e colocar as estratégias em prática.
Uma estratégia de marketing de conteúdo é basicamente dividida em cinco etapas: planejamento, desenvolvimento da persona que os conteúdos serão direcionados, criação de conteúdos, distribuição nos canais de comunicação e mensuração dos resultados.
Para o processo de criação das estratégias para o marketing de conteúdo, os profissionais podem utilizar o Inbound Marketing, conceito que visa atrair, converter, vender e encantar o público-alvo.
O Inbound Marketing é conhecido popularmente como Marketing de atração. Com essa estratégia, a pessoa voluntariamente procura a empresa ou marca, diferente do marketing tradicional que tem uma maneira mais agressiva de divulgação.
O papel do planejamento para o sucesso do Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo vai muito além do que escrever os conteúdos. Por isso, o planejamento é tão importante para definir as metas, objetivos, estratégias e as métricas que o restaurante de hambúrguer artesanal na churrasqueira, por exemplo, irá utilizar.
No plano, os profissionais podem definir o tipo de linguagem que será utilizada, escolha dos temas, palavras-chave, entre outros detalhes.
Durante o processo de elaboração do planejamento é importante ter o perfil da persona, os objetivos e os KPIs (Key Performance Indicators) que são os indicadores de desempenho chave que ajudam na avaliação dos resultados com as métricas e os conteúdos que serão distribuídos no funil de vendas.
Objetivos e KPIs
Ter objetivos definidos é muito importante para conseguir utilizar as melhores métricas e assim ver se os resultados desejados para o seu negócio estão ou não acontecendo. Após estabelecer as metas e objetivos, os profissionais devem decidir os KPIs.
O processo deve ser feito com cuidado para evitar comportamentos prejudiciais para os negócios que são o de acompanhar demais as métricas e o extremo que é o de não avaliar nada.
No momento de escolher os KPIs, ou seja, as métricas para mensurar os resultados é importante considerar alguns fatores como: simplicidade ao entender, importância, facilidade de mensurar e a capacidade de levar as ações positivas, ou seja, o posicionamento do negócio.
Funil de vendas e os conteúdos
O termo funil de vendas é utilizado no marketing para ilustrar as etapas de venda que consiste desde o primeiro contato do lead até o momento que a venda acontece.
Um fator interessante do funil é que ele mostra que muitas pessoas podem chegar até o seu negócio de automação residencial preço, mas somente os interessados passam por todas as etapas até se tornar de fato um cliente.
O marketing de conteúdo é importante nesta fase, pois consegue encurtar o ciclo das vendas. Para otimizar todas as etapas do funil é essencial fazer um trabalho estratégico, ou seja, é necessário pensar em vários conteúdos para todas as etapas do funil.
Conteúdo para o topo do funil
O topo representa a fase de aprendizagem e descoberta. Os conteúdos desta etapa não devem ser publicitários, ou seja, devem ter informações que despertem a curiosidade do público, a ponto de atrair as pessoas para o processo de venda.
Alguns conteúdos que ajudam no topo de funil se resumem em posts em blogs, e-books e guias informativos sobre um determinado assunto, podcasts, vídeos, entre outros.
Meio do funil
Nesta etapa, os indivíduos já sabem que tem uma necessidade específica e estão em busca de soluções. Usar formulário, por exemplo, é um jeito de ter mais leads e em troca oferecer um conteúdo.
Os posts em redes sociais e blogs podem ser utilizados nesta fase, mas precisam ter um conteúdo mais aprofundado.
Um modo de ter leads qualificados nesta fase é apostando em white papers e e-books, opções que rendem bons resultados para o meio do funil. Webinars podem ser um diferencial para os leads, pois mostra a experiência da empresa ou marca, além de ser mais uma solução para os futuros clientes.
Fundo de funil
Este é o momento em que as pessoas já consideram a compra e estão buscando informações que ajudem a decidir sobre a aquisição. O diferencial nesta fase é o contato, ou seja, quanto mais dados sobre o negócio o indivíduo tem, maiores serão as chances de fechar a compra.
Os conteúdos para o fundo de funil precisam ser focados na empresa ou marca, assim a pessoa tem as informações que precisa para decidir a respeito do processo de compra.
Cases de clientes, por exemplo, mostrando soluções oferecidas para os problemas de outros podem ajudar muito. Além desta, outras opções possíveis são: landing pages, por exemplo, para mostrar o preço de gas para geladeira, ofertas e descontos, testes de produtos, entre outros, podem ajudar a dar um impulso nas vendas.
Conteúdos para o pós-venda
As empresas e marcas devem se atentar ao marketing depois da compra, pois este cuidado ajuda a manter e fidelizar os clientes. Usar o marketing de conteúdo para fortalecer o relacionamento entre cliente-empresa, oferecendo conteúdos personalizados com base na experiência de compra é o segredo do sucesso.
Canais de comunicação
Com a persona e o funil de vendas estruturado, é importante pensar no canal em que serão distribuídos os conteúdos. Os melhores canais são os que o futuro cliente está e os que a equipe de marketing pode se dedicar.
É importante fortalecer a presença no online, ou seja, alimentar periodicamente os blogs e redes sociais são formas de conquistar o cliente. Os mais utilizados por uma empresa de concentrador de oxigênio portátil valor e outros negócios são:
Blogs
Os posts em blogs são uma das estratégias mais utilizadas, perdendo apenas para as redes sociais. O blog é considerado um dos pilares das estratégias de marketing de conteúdo, pois permite desenvolver diversos formatos de conteúdos, gera boas oportunidades de converter leads e sucesso nos negócios.
Uma das principais vantagens do blog é que todo o tráfego conquistado é todo da empresa ou marca, ficando com sua audiência, algo que não acontece nas redes sociais que estão sujeitas a perder o tráfego uma para a outra.
Outro ganho interessante com os blogs é que as postagens impulsionam as visitas no site do negócio.
Redes sociais
Quando se pensa em marketing de conteúdo, as redes sociais devem estar incluídas na estratégia, já que é um excelente canal de comunicação e divulgação. As redes agregam vários ganhos como: engajamento da audiência, divulgação da marca, geração de tráfego e excelentes oportunidades de venda para diversas empresas, por exemplo, de cabeamento de rede SP.
Vídeos, e-mails, materiais ricos, webinars, revistas e jornais complementam as opções de canais de comunicação que podem ajudar no marketing de conteúdo do seu negócio.
O processo de criação do conteúdo é outra etapa importante e envolve vários detalhes como: escolha das palavras-chave para o SEO (Search Engine Optimization), formato e tamanho do conteúdo, processos de revisão de texto e das estratégias e outros procedimentos que ajudam na divulgação da caixa expositor de acrílico para doces.
Sendo assim, os investimentos nas estratégias de marketing de conteúdo para o seu negócio, seja uma empresa ou marca é algo que ajuda no sucesso aumentando a popularidade, gerando mais lucros, fidelização dos clientes e novas oportunidades de parcerias.