O YouTube é a plataforma de vídeo mais acessada do mundo, posto que apresenta uma grande variedade de conteúdos, e os usuários têm a liberdade de consumir e postar seus materiais.

O Brasil é um dos países que mais consomem vídeos no mundo, e as empresas já perceberam o valor dessa plataforma para as suas estratégias de marketing.

Um dos pilares do marketing digital é a criação de conteúdo valioso, e esses materiais podem assumir diferentes formatos, como textos, áudios, imagens e vídeos, mas estes últimos são os preferidos entre os usuários.

Os vídeos são mais didáticos e de fácil compreensão, e mesmo que a pessoa não consiga acompanhar as imagens naquele momento, pode ouvir o áudio enquanto realiza outras atividades.

Nem todos têm tempo para ler um texto muito longo, mas assistir a um vídeo é muito mais fácil no dia a dia. Com isso, as empresas conseguem levar sua marca, produtos e serviços ao conhecimento de um público maior.

Contudo, é importante entender como essa plataforma funciona. Por isso, neste artigo, vamos mostrar alguns motivos para criar um canal no YouTube e dar algumas dicas para melhorá-lo. Confira!

Por que ter um canal no YouTube?

Uma empresa tem diversas razões para criar seu próprio canal no YouTube. Uma delas é o aumento da visibilidade, tendo em vista que nem todos acompanham as redes sociais ou acessam os blogs frequentemente.

Se a sua marca tem um canal institucional na plataforma, pode divulgar suas soluções para as pessoas que acessam essa rede. Isso acaba por trazer mais visibilidade e mantém a empresa entre os primeiros resultados de busca.

O YouTube foi comprado pelo Google em 2006, e desde então se baseia nos mesmos algoritmos para entregar os resultados de pesquisa. Assim, quando alguém procura por desmontator de móvel, vai encontrar vídeos que utilizaram esse termo.

Ou seja, a companhia deve inserir uma palavra-chave sobre seu conteúdo para que os usuários consigam encontrá-lo.

Essa plataforma também é um excelente canal para publicar conteúdos de valor, uma estratégia muito importante para garantir uma boa experiência aos consumidores.

As marcas precisam se desapegar do excesso de propagandas e focar nas necessidades reais dos usuários.

No YouTube, elas conseguem apresentar soluções para seus problemas e dar dicas sobre aquilo que realmente pode ser feito e usado. Isso mostra para as pessoas que a empresa não está interessada apenas em vender, mas sim, em ajudar as pessoas.

Quanto mais conteúdos de valor a corporação entrega, mais pessoas vão acessar seu canal e se engajar com ele.

Mas também é possível divulgar produtos e serviços no YouTube, aliás, esta plataforma é excelente para levar a empresa a pessoas que ainda não a conhecem.

Apenas tenha em mente que não é recomendável fazer propaganda o tempo todo, pois o usuário pode abandonar o vídeo.

Lembre-se de que quando alguém pesquisa sobre terceirização de serviço ou qualquer outro assunto, seu objetivo não é comprar alguma coisa, mas esclarecer dúvidas ou matar uma curiosidade.

É aí que está o pulo do gato, pois ao conhecer os materiais que o seu negócio publica, elas podem se interessar naturalmente pelas soluções que ele oferece.

Com o passar do tempo, a companhia vai construindo uma imagem de autoridade em seu mercado de atuação.

Essa plataforma de vídeos aborda assuntos diferentes, o que ajuda a construir reconhecimento de marca. A corporação só precisa falar sobre aquilo que sabe, transmitindo segurança nas informações.

Os usuários vão procurar seu canal sempre que precisarem de alguma informação atrelada àquilo que você faz, e quanto mais usuários a empresa conquista, mais fácil divulgar a marca.

Criar um canal no YouTube também é uma forma de aprender um pouco mais sobre os clientes em potencial, por exemplo, por meio dos termos que eles usam para fazer pesquisas e as dúvidas que possuem.

Ao assistir vídeos de empresas de panfletagem, os usuários podem comentar e interagir com a organização, o que ajuda a compreender um pouco mais a maneira como pensam e o que eles realmente precisam.

A organização também pode criar vídeos específicos para o público, para atrair mais visibilidade e compradores.

Mas para ter acesso a todas as vantagens de ter um canal no YouTube, é necessário aprimorá-lo constantemente para melhorar a experiência do usuário.

Como melhorar seu canal no YouTube?

Qualquer tipo de empresa pode criar seu canal no YouTube, mas para que ele realmente ajude os usuários e ofereça uma boa experiência, é necessário melhorá-lo com o passar do tempo. E algumas dicas nesse sentido são:

1.    Conhecer seu público-alvo

Uma empresa de segurança do trabalho precisa conhecer o seu público para garantir uma formulação estratégica de seu canal, e criar conteúdos interessantes e úteis para as pessoas.

Procure saber para quem está transmitindo a mensagem, no que diz respeito a algumas características, como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Problemas;
  • Necessidades.

Ao fazer esse levantamento, fica muito mais fácil abordar assuntos que realmente interessem à sua audiência e que vão fazer do seu canal um grande sucesso.

2.    Escolher um bom tema

Agora que você já sabe quem é o público do canal, já pode pensar sobre os assuntos que vai falar, mas lembre-se de que eles precisam estar relacionados com o seu mercado de atuação.

Procure ampliar o leque de assuntos e variar o formato de conteúdos, podendo ser tutoriais, dicas, dentre outros. É desse modo que você vai cultivar a sua audiência e atrair cada vez mais visitantes.

3.    Usar os equipamentos corretos

Defina os equipamentos que vai precisar usar para gravar seus vídeos. Uma empresa de lavagem de cadeiras pode fazer um orçamento com alguns fornecedores desses materiais e comprar os mais importantes primeiro.

Se você não puder comprar uma câmera, pode gravar os vídeos no celular sem problemas, o importante é que a imagem esteja clara e que o usuário possa compreender a relevância do material.

Antes de publicar, verifique se a qualidade do áudio está satisfatória, depois mesmo que a imagem seja perfeita, as pessoas precisam entender o que você está falando, caso contrário, podem abandonar o vídeo.

4.    Criar um cronograma de postagens

O cronograma de postagens ajuda a manter a periodicidade e é fundamental para qualquer canal no YouTube. Programe-se para ter tempo de gravar, editar e postar, com pelo menos 3 dias de antecedência.

Em relação à frequência, comece com um vídeo por semana e veja como a audiência reage. Aumente a quantidade aos poucos, até que alcance um número satisfatório.

Faça como uma empresa de limpeza de estofados e tenha um vídeo de reserva, pois caso o primeiro atrase, você pode atualizar seu canal de alguma maneira.

5.    Editar os materiais

É fundamental editar os vídeos para que eles sejam realmente um sucesso. Hoje em dia, você pode contar com várias ferramentas de edição, que facilitam a ambientação dos conteúdos.

A maioria dos usuários prefere vídeos curtos, e isso é bom porque eles podem ser resolvidos com apenas um take na edição, e tudo o que você precisa fazer é controlar o tempo do vídeo para que ele fique mais interessante.

Um fabricante de chaveiro automotivo personalizado pode adicionar marca d’água em seus materiais para que os usuários identifiquem a marca imediatamente.

Procure fazer com que um vídeo seja complementar ao outro, como uma espécie de série sobre determinados assuntos.

Isso é interessante porque além de se aprofundar em um tema, mantém a audiência engajada e faz com que as pessoas queiram acompanhar o desenrolar.

Dependendo das características do público, é possível inserir trilha sonora e animações para fortalecer ainda mais a identidade do canal.

Pense na edição antes mesmo de gravar o vídeo, sempre contando com ferramentas que otimizam a produção e facilitam a decupagem final.

6.    Divulgar nas redes sociais

Não se esqueça de que as redes sociais são aliadas das empresas e vão te ajudar a divulgar o canal da sua marca no YouTube.

Por exemplo, ao publicar um vídeo sobre uso de placa de identificação de salas personalizada, a empresa pode compartilhá-lo em seu Facebook para que os usuários assistam.

Nos stories do Instagram você também pode incluir o link ou integrar essas duas ferramentas, para que uma fortaleça a outra.

Conclusão

Estar presente no YouTube é vantajoso para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

Os produtos audiovisuais ajudam a aprofundar determinados assuntos e a atrair a atenção dos usuários, independentemente de qual seja o interesse deles.

Para ter ainda mais sucesso com essa plataforma, é fundamental melhorá-la constantemente, por meio das dicas que mostramos aqui.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *