No mundo digitalizado que estamos vivenciando, abrir uma loja virtual é uma possibilidade cada vez mais acessível e que não exige grandes recursos e esforços.

A presença do varejo online tem mudado alguns cenários em nossa sociedade. Atualmente, já não é preciso ir até um ponto de venda para efetuar uma compra. Para isso, basta acessar o site da loja e efetuar o pagamento do produto selecionado.

A facilidade foi uma grande aliada dos usuários de internet que se intensificou durante a pandemia, posto que foi preciso respeitar as medidas de distanciamento e isolamento social.

Se por um lado os estabelecimentos de rua sofreram um déficit, o eletrônico teve um aumento significativo durante este período. Roupas, sapatos, acessórios, eletrodomésticos e até mesmo alimentos continuaram sendo vendidos por meio online.

O cenário crescente e favorável é ideal para que você comece, o mais breve possível, o seu próprio negócio. Basta ter em mente o que deseja vender e seguir os primeiros passos listados abaixo:

  • Abrir um CNPJ e regularizá-lo;
  • Segmentar a sua loja;
  • Estabelecer um público-alvo;
  • Ter um capital inicial (pequeno ou grande);
  • Abastecer o estoque;
  • Realizar a precificação dos produtos;
  • Criar um site e perfis nas redes sociais;
  • Aplicar um sistema antifraude em sua plataforma;
  • Investir em bom marketing digital.

Uma boa ideia do que vender na web será o principal norteador do sucesso da sua loja virtual. Além de cumprir todos os passos mencionados acima, é necessário ter em mente qual o seu objetivo ao abri-la.

Em seguida, deve-se considerar o segmento do seu site, pois quanto mais estruturado e direcionado ele for, mais alcance e desempenho ele terá. Além disso, a plataforma será capaz de atender plenamente as necessidades de seu público-alvo.

Imagine que a sua loja virtual irá vender acessórios para carro ou qualquer outro tipo de veículo. Nela, você oferecerá produtos como chaveiro automotivo personalizado, capas para carro e moto, além de enfeites.

Ao navegar pela sua loja online, será possível encontrar somente produtos direcionados a carros, motocicletas, caminhões e até mesmo ônibus. As abas de navegação podem conter categorias que separam os acessórios de cada tipo.

Assim, se um usuário desejar um acessório de roupas ou mochilas mais específico, tal como um pin personalizado metal, só irá encontrá-lo em outro estabelecimento, considerando que a sua loja virtual é segmentada.

Ao compreender e aplicar todas as questões apresentadas, você poderá alcançar uma série de benefícios ao investir em uma loja virtual, como ficará claro nos próximos tópicos.

1. Não demanda espaço físico

Como tratado no início do texto, hoje em dia, com a forte presença do e-commerce no cotidiano de pessoas e empresas, é possível abrir o próprio negócio apenas em um espaço virtual. Já não é necessário possuir uma loja física.

Isso poupa gastos como aluguel ou compra de um estabelecimento, contas de água, luz, internet e telefone, pagamento de vendedores e investimento em propagandas impressas.

Não será preciso investir em detalhes como a entrada da loja que, geralmente, contém uma fachada de loja acm, além de uma pintura e materiais de decoração que sigam a identidade visual da marca.

2. Não precisa contratar funcionários 

Pelo fato de concentrar os serviços de venda e caixa em uma única plataforma, não será preciso fazer a contratação de funcionários. A princípio, você será capaz de dar conta de todas as funções da loja virtual.

Além disso, a limpeza de poltrona, mesas, cadeiras e demais mobiliários, além dos ambientes da loja não serão mais necessários, portanto, não precisarão de um profissional para realizá-la. Tudo isso o ajudará na redução de custos.

Investimentos como pagamento de salários poderão ser deixados de lado e dar espaço a uma nova realidade, mais flexível e econômica.

Além dos funcionários de vendas e os responsáveis pelo caixa de seu negócio, também serão dispensáveis os serviços de manutenção e reformas do ambiente. 

3. Horários flexíveis

Aquele conceito de trabalho em horário comercial será excluído da sua vida de vendedor virtual. A sua rotina de vendas e cumprimento de outras tarefas, como o serviço de entrega dos produtos da loja, seguirão horários mais flexíveis.

Os atendimentos poderão ocorrer 24 por dia, atendendo um maior número de clientes, da sua cidade, estado e, em alguns casos, até mesmo de outros países, com a utilização de fretes internacionais.

Para uma melhor administração e aproveitamento do seu tempo, esteja atento ao comportamento dos consumidores e aproveite horários específicos de compra para aumentar as vendas de suas mercadorias.

4. Personalizar a experiência do consumidor

É comum que determinados estabelecimentos prezem pelo atendimento presencial, ou que até invistam em um serviço de recepção terceirizada para melhor receber as pessoas.

Porém, com a era digital, o contato físico já não é mais essencial para encantar o público. É possível fazer isso de outras formas mais simples, práticas e que aumentam a credibilidade do negócio.

Um atendimento imediato, pagamentos e entregas fáceis, variedade alta e qualidade dos produtos, ofertas promocionais, SAC sempre ativo, além de um bom investimento no pós-venda fazem toda diferença para o cliente final.

5. Possibilidade de se tornar referência

Certamente, ao pensar em um determinado produto, a primeira lembrança que te vem à mente é a sua marca e, consequentemente, a loja que realiza essa venda.

É exatamente essa sensação que você poderá proporcionar aos seus clientes. Imagine se não existissem lojas virtuais específicas para a venda de cortina blecaute sob medida e acessórios.

Essa seria a chance perfeita para tornar-se referência no assunto. Portanto, oferecer variadas opções, qualidade no material do produto, um serviço flexível de entregas e facilidade no pagamento chamará atenção do público.

A mesma ideia se aplica às vendas de qualquer outro segmento que tenha uma oferta escassa no mercado. Transformar a escassez de oferta em uma alta demanda é a chave para o sucesso.

Essa exclusividade fará de você um destaque em meio a diversos e-commerces e o auxiliará a entender as dores de seus clientes, para saná-las de forma eficiente e assertiva.

6. Realização de vendas em diferentes canais virtuais

Além do site, principal canal de venda, é possível marcar presença em diversas plataformas, diferente da loja física, que exige a existência de mais de uma franquia para que isso seja possível.

Para alcançar cada vez mais clientes, a presença em mídias sociais é indispensável. Nelas, diversos recursos, como boas fotos, conteúdos escritos e conteúdos audiovisuais, podem se tornar grandes aliados do negócio.

O canal de comunicação virtual também pode se tornar uma grande oportunidade de venda e divulgação de ofertas e condições especiais. Essa comunicação direta, na medida certa, promove proximidade e encantamento.

7. Acompanhará os resultados em tempo real

O investimento no marketing digital possibilitará o monitoramento de vendas em tempo real. Além disso, com este recurso, será possível saber quantos clientes acessam o seu site de uniforme para trabalho e quantos clicaram em determinado assunto.

Essas ferramentas proporcionam uma noção real de como está indo o engajamento do e-commerce e das mídias sociais, o que ajudará no desenvolvimento e aprimoramento dos serviços prestados.

Além disso, será possível identificar quais páginas os clientes mais acessaram, o que o ajudará a traçar a estratégia de marketing que atingirá um número cada vez maior de pessoas.

8. Cruzar fronteiras sem sair de casa

Sua loja poderá vender produtos para seu bairro, cidade, estado, país ou até mesmo para lugares distantes, como um outro continente, por exemplo. Tudo isso no conforto do seu lar ou espaço físico de seu empreendimento.

Isso é vantajoso para você, que não precisará investir em mais de um estabelecimento físico para promover suas vendas, bem como para o cliente, que não precisará se esforçar para garantir um produto escasso em sua localidade.

Considerações finais

Após compreender os passos necessários para abrir uma loja virtual e quais os benefícios do negócio, que tal começar a pensar nessa opção de investimento? 

Com segurança, é possível realizar grandes vendas, de forma prática e com bastante comodidade, e ao mesmo tempo, ocorrer a qualquer hora do dia e poucos dias após a abertura do comércio.

É possível gerar renda sem ao menos possuir um espaço físico. Além disso, seu negócio pode começar com um capital inicial baixo e, o mais interessante, sem depender especificamente de outros colaboradores.

Dar uma chance ao comércio virtual proporcionará experiências únicas em sua trajetória enquanto empreendedor, além de abrir portas para uma nova forma de executar seu trabalho.

Para conquistar o sucesso, basta estar atento aos apontamentos levantados ao longo deste artigo e investir em um bom atendimento, um mailing excepcional e proporcionar experiências únicas a cada compra de seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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