O atendimento corporativo é importante para o setor de vendas, principalmente para que ele possa oferecer uma atenção especializada a clientes de empresas B2B (Business to Business).

Aliás, quando se fala em atendimento de modo geral, entende-se a necessidade de que ele tenha qualidade para conquistar a confiança de todos os consumidores. Só que é muito diferente atender o cliente final e atender uma empresa.

Negócios B2B são aqueles que vendem produtos e serviços para outras organizações, portanto, possuem uma venda mais complexa e oferecem soluções fundamentais para as empresas.

A venda só acontece quando existe um relacionamento positivo entre as partes em todas as fases do processo. Lembre-se de que estamos falando de valores maiores e, muitas vezes, de insumos necessários para a produção de outros produtos e serviços.

Podemos citar como exemplo uma companhia de limpeza profissional que precisa adquirir produtos que garantam a qualidade de seu serviço para os clientes, e isso requer um bom atendimento.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o que é atendimento corporativo, falar sobre sua importância, além de dar algumas dicas para elaborá-lo. Confira!

O que é atendimento corporativo

O atendimento corporativo nada mais é do que atendimento B2B, ou seja, o trabalho de vendas e atendimento de uma empresa para outra. Elas são seus clientes finais e também precisam de uma boa experiência.

Uma empresa de gerenciamento de resíduos oferece seus serviços para outros negócios de diferentes ramos, como:

  • Metalúrgicas;
  • Confecções;
  • Indústria;
  • Restaurantes.

O atendimento prestado conta com um profissional que está ciente da situação do cliente, conhece a relação dele com a empresa e desenvolve maneiras de atendê-lo para oferecer as melhores soluções.

Logo, uma organização que vende equipamentos para uma empresa de reforma de fachada residencial, deve contar com profissionais que entendam os pontos negativos e relativos da relação e que implementem mudanças para melhorá-la.

Importância do atendimento corporativo

Quando o cliente procura a empresa, espera que ela seja capaz de resolver seus problemas e necessidades, mas isso acaba envolvendo o tempo, e para valorizá-lo e lidar com ele da melhor forma, é fundamental se esforçar para oferecer o serviço que o cliente espera.

As empresas B2B sabem o significado de tempo para seus clientes, não apenas durante o atendimento, mas também para oferecer uma solução compatível com as necessidades deles.

As companhias precisam compreender a importância do atendimento corporativo, afinal, seu nível de qualidade pode beneficiar ou prejudicar a imagem da corporação. Isso porque cada vez mais organizações procuram oferecer as melhores experiências.

Ao fornecer um bom atendimento, uma empresa de lavagem de estofados de carros a seco consegue convencer os clientes a fecharem negócio, contando com recursos tecnológicos que garantem o sucesso da corporação.

É necessário se conectar com o público em diferentes níveis, pois é exatamente isso que trará uma boa experiência. Por outro lado, se os produtos e serviços não condizem com as necessidades esperadas, as vendas diminuem.

Um cliente satisfeito é fonte de bons negócios, assim sendo, é necessário se concentrar em desenvolver uma experiência agradável e que seja capaz de fidelizar os consumidores B2B.

Para a maioria dos empreendedores, pensar na relevância do atendimento corporativo pode parecer um pouco óbvio, mas na verdade não é bem assim.

Em primeiro lugar, é necessário se lembrar de que uma empresa sem cliente não consegue sobreviver. Nesse contexto, o atendimento se torna uma questão estratégica para a sobrevivência do negócio e gera impactos em marketing e vendas.

Embora seja crucial, não é uma estratégia simples, muito menos uma missão fácil de cumprir, entretanto, é vital otimizar os processos internos.

É assim que a organização evita impactos negativos, como a desistência de clientes, além de ter mais facilidade para fidelizá-los.

Ao longo do tempo, as companhias que contratam empresa de motoboy entrega de documentos percebem o valor desse serviço e passam a recomendá-la.

Consequentemente, fica mais fácil reduzir o custo de aquisição de clientes, o próprio ciclo de vendas e naturalmente melhorar os resultados comerciais. Entretanto, para conseguir tudo isso, é fundamental implementar o atendimento corporativo.

Como elaborar um bom atendimento corporativo?

Oferecer um bom atendimento corporativo parece uma tarefa árdua e não existe uma receita pronta para esse trabalho. Contudo, existem algumas estratégias que podem ajudar, são elas:

1.    Ser sincero

Os atendentes precisam ser sinceros, toda vez que o cliente buscar respostas. Se a empresa cometeu algum erro, é crucial assumi-lo e encontrar uma maneira de resolver a questão para manter o comprador satisfeito.

Por outro lado, tentar esconder os erros transmite uma imagem desonesta que é facilmente percebida pelo cliente.

2.    Ter paciência

Uma companhia que presta serviços de limpeza em condomínio residencial deve buscar entender e ter empatia com possíveis situações que o cliente possa estar vivenciando.

As pessoas passam por diferentes situações no dia a dia, por isso, é necessário que o atendente e o vendedor tenham paciência.

O cliente pode ser grosseiro e até elevar o tom de voz, mas a melhor maneira de lidar com isso é manter a serenidade. Procure ouvir o problema e esclareça tudo o que for necessário o quanto antes.

3.    Estar sempre atento

Ninguém consegue trabalhar 100% do tempo focado, algo totalmente normal, mas a falta de atenção pode trazer muitos prejuízos, inclusive com quem ainda não é cliente.

Quando a pessoa entra em contato e pede informações sobre a solução, é fundamental ser rápido e responder, caso contrário, o interesse pode esfriar e a venda ser perdida.

4.    Estabelecer uma conexão

Estabelecer uma conexão com o comprador é a melhor forma de atendê-lo, principalmente com quem está comprando pela primeira vez.

O vendedor de uma empresa de rastreador veicular pode iniciar o atendimento com uma conversa amistosa para quebrar o gelo e, após isso, pode iniciar a abordagem de vendas de maneira mais descontraída.

5.    Não deixar o cliente esperando

Hoje em dia, as organizações contam com recursos práticos, como respostas automáticas para e-mails, chats e outros canais, mas elas não devem ser as únicas respostas para o indivíduo.

O atendente ou vendedor não pode demorar muito tempo para entrar em contato com o cliente, pois o excesso de espera pode fazer com que ele procure o concorrente.

6.    Oferecer atendimento didático

Tenha paciência de explicar a situação com calma e usar maneiras diretas e cordiais de mostrar como a questão pode ser resolvida.

Ao fazer isso, uma empresa prestadora de serviços de limpeza consegue reduzir o número de chamados. Para facilitar ainda mais o trabalho, recomenda-se o uso de uma ferramenta que armazene as informações de contatos anteriores.

7.    Gerar valor

O atendimento corporativo precisa pensar no sucesso do cliente, e isso envolve gerar valor desde o primeiro contato.

Nem sempre isso é possível, pois existem algumas questões mais complexas do que outras, só que independentemente disso, é necessário saber ouvir.

O atendente deve anotar todas as informações e procurar entender o panorama da situação do cliente, e quanto mais cedo puder ajudá-lo, mais satisfeito ele vai se sentir.

8.    Demonstrar empatia

É muito importante se colocar no lugar da outra pessoa, uma vez que ajuda a compreender suas dúvidas e necessidades.

Com isso, o vendedor de uma empresa de segurança no condomínio é capaz de entender exatamente o que o cliente procura e explicar se suas soluções são compatíveis com tais necessidades.

Várias situações podem impedir o entendimento por parte de quem está falando com o seu negócio, como no caso de um novo gestor que está se inteirando do trabalho.

9.    Não mudar o tom de voz

Algo muito comum no atendimento é interagir com um cliente nervoso, afinal, ele pode estar passando por algum problema dentro da empresa ou sendo pressionado por seu superior.

Se o atendente subir o tom de voz, a tendência é que a situação piore muito, podendo levar até mesmo ao cancelamento de um pedido importante.

Quando o vendedor de uma empresa de usinagem de peças grandes perceber que o contato está um pouco alterado, basta manter o tom de voz, ser cordial e explicar todos os pontos necessários com serenidade.

10.  Aprimorar-se

Por fim, ajude sua equipe a se aprimorar em relação aos produtos e serviços que a companhia vende, pois isso ajuda a desenvolver métodos ágeis e que estimulam o conhecimento interno.

É fundamental conhecer os processos já realizados e investir em estudos e práticas diferenciadas, tendo em vista que isso ajuda a identificar erros e melhorias possíveis.

Considerações finais

O atendimento corporativo é uma oportunidade de vender, mas também de fornecer uma experiência única e agradável para o cliente final.

Melhorá-lo constantemente é uma necessidade, afinal, vai fazer com que as empresas se sintam mais satisfeitas, bem atendidas e confiantes para mais negócios no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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