Qualquer companhia do mercado depende de consumidores para realizar as suas vendas e obter um melhor faturamento. Para gerenciar todos esses contatos, é essencial que exista uma carteira de clientes da companhia.

Com o passar do tempo, toda empresa vai acumulando diversos contatos, que podem ir desde fornecedores de produtos, serviços e matérias-primas, até pessoas interessadas em adquirir o que ela oferece.

Ao fazer diferentes vendas para um desses contatos, a empresa passa a considerá-lo como um cliente, criando, assim, um cadastro para ele, facilitando os processos de vendas futuros.

Ao acumular uma determinada quantidade de cadastro de consumidores, a empresa forma a sua carteira de clientes. Uma companhia de remoção de resíduos sólidos, por exemplo, pode ter diversos contatos na sua carteira.

Os líderes e gestores que estão à frente do negócio sabem que uma carteira de clientes é um dos elementos mais importantes da companhia. Por isso, é fundamental que ela seja gerenciada da melhor forma possível.

Isso inclui trabalhar com a carteira administrando cada contato, desde os que acabaram de realizar as suas compras até garantir que ações sejam feitas para que se possa recuperar os clientes que ficaram inativos, ou seja, que não fazem um pedido há um certo tempo.

Por isso, um dos desafios da carteira de clientes é o de que a empresa consiga manter o vínculo comercial com os seus clientes de maneira duradoura. Isso vai exigir diferentes ações por parte da companhia.

Mas, de fato, a principal ação é aquela na qual a empresa reconhece que oferece os melhores produtos ou serviços do mercado. Somado a isso, é essencial que o atendimento ao cliente também seja de excelência.

Dessa forma, com a devida consciência, é possível garantir o aumento da carteira de clientes. Para deixar o tema mais claro, este artigo trará a definição do que é a carteira de clientes e o que deve ser feito para montar uma.

O que é carteira de clientes?

O termo carteira de clientes é já bastante conhecido e utilizado pelas empresas, sejam elas especializadas em kit gnv 5 geração ou em serviços de contabilidade.

Ela se refere a um grupo ou um conjunto de clientes, sendo que esses mantêm ou já tiveram um relacionamento comercial duradouro com a companhia.

Para que um contato passe para a carteira de clientes é preciso que exista um vínculo entre as partes. Isso quer dizer que nem sempre a pessoa que realizou uma única compra entrará para esse grupo de consumidores da companhia.

Em geral, a contabilização dos clientes que estão inseridos na carteira envolve a geração de lucro constante para a corporação, o que pode acabar resultando em uma série de contatos e ações para manter esse relacionamento sempre ativo.

Há três tipos principais de carteira de clientes: a ativa, a inativa e a de renovação. Na carteira ativa estão os clientes que estão em um relacionamento atual com a empresa. Isso significa que, periodicamente, ele faz um pedido de tinta tampografia, por exemplo.

Na carteira inativa estão os clientes que já tiveram um relacionamento constante com a companhia, mas que por algum motivo, no momento, já não estão mais fazendo pedidos ou frequentando o local.

Um exemplo de negócio que conta com carteira inativa de clientes pode ser um clube de esportes. Após um contrato semestral ou anual, o associado que deixar de realizar o pagamento passa para a lista de clientes inativos.

Por último, há a carteira de renovação. Ela pode ser definida como o grupo no qual constam os cadastros de clientes que estão com o vencimento de um plano perto do fim. Quem possui um seguro de automóvel, por exemplo, pode ser enquadrado nessa categoria.

Na reta final do contrato, o cliente passa para a lista de renovação, de forma que a equipe de vendas pode entrar em contato com ele para oferecer novas opções de contratos, garantindo que o consumidor permaneça como um contato ativo em sua carteira.

Gestão da carteira de clientes

Gerenciar uma carteira de clientes é essencial para a companhia, pois pode mudar significativamente os lucros da empresa. Por isso, entre as ações recomendadas para uma administração coerente estão:

  • Definir metas;
  • Dividir a carteira;
  • Utilizar tecnologia para gestão;
  • Otimizar a qualidade dos produtos ou serviços;
  • Fazer contatos com os clientes.

A carteira de clientes envolve, por exemplo, a definição de metas. Assim, a companhia pode ter como objetivo conquistar um determinado número de clientes para conseguir manter as suas vendas de caneta executiva personalizada com nome adequadas ao faturamento.

Além disso, é necessário dividir a carteira nas categorias mencionadas anteriormente. Isso facilita o trabalho e permite um contato mais produtivo com os consumidores do local. 

É interessante contar com softwares que ajudam na gestão da carteira. Por isso, implementar a tecnologia é uma ação que deve ser priorizada na gestão.

Outra ação altamente indicada é investir sempre na qualidade e melhoria dos produtos e serviços. Isso faz com que a empresa possa vender sempre novos itens para complementar a cozinha sob medida em L que foi vendida para um cliente em um período anterior.

Por fim, manter contato com os clientes é essencial para que a carteira seja movimentada e, com isso, a empresa esteja sempre se relacionamento com os seus clientes, mantendo os ativos, recuperando os inativos e fechando as renovações.

Construindo uma carteira de clientes

Montar uma carteira de clientes é uma ação crucial para as empresas. Porém, se não houver comprometimento e estratégia, essa carteira pode demorar vários anos para ser formada, o que nem sempre é a melhor condição para um negócio.

Porém, vale mencionar que, com ações simples, uma carteira de clientes pode ser construída com sucesso, garantindo assim a continuidade tranquila do funcionamento da companhia. Por isso, é essencial conhecer alguns passos que ajudam nesse processo.

1. Ter uma presença ativa na internet

É inegável que as pessoas estão cada vez mais presentes na internet. Isso faz com que elas pesquisem continuamente sobre produtos ou serviços, indo desde um jazigo 3 gavetas até agulhas para costura.

De fato, a internet ajuda qualquer consumidor a encontrar aquilo o que precisa, nas mais diversas empresas. Por isso, quanto maior for a presença de uma companhia no mundo virtual, maiores são as chances de construir uma carteira de clientes.

Isso quer dizer que algumas ações devem ser aplicadas de forma especial, pois auxiliam na manutenção da visibilidade da empresa para os seus potenciais, atuais e antigos clientes.

Algumas das ações que podem ser realizadas são: a forte presença nas redes sociais, o uso do marketing de conteúdo para ser mais facilmente encontrado na internet, o envio de e-mail marketing para a base de clientes e a manutenção do site.

Com esse tipo de trabalho, é possível que a entidade se destaque entre uma grande quantidade de concorrentes e consiga manter o contato com o seu público muito mais facilmente, gerando assim novos clientes para a sua carteira.

2. Oferecer ou participar de eventos

Outro passo importante para a captação de novos clientes e para o enriquecimento da carteira é investir em ações que permitam um contato mais próximo e produtivo com o público.

Nesse sentido, a realização de eventos é uma boa oportunidade para atrair pessoas que se interessam pelo que a empresa oferece. Uma clínica de estética, por exemplo, pode lançar um serviço como o day spa aniversário em um evento aberto para o público.

O lançamento de um novo produto também pode ser a oportunidade perfeita para que a companhia consiga atrair mais clientes. Outra forma interessante de aumentar a carteira é participar de feiras e outros eventos dentro da área em que se atua.

3. Investir na estrutura da companhia

Por fim, também é essencial que a empresa tenha olhos para os seus aspectos internos, ou seja, que tenha no seu horizonte se as ações realizadas para manter um contato com o público são verdadeiramente eficientes.

Para isso, ela pode buscar inspirações nas grandes companhias do mercado, que geralmente possuem programas especiais para ações como essas.

Além disso, é primordial investir na equipe de vendas, contratando bons profissionais e proporcionando treinamentos que ajudam na prospecção e manutenção da carteira.

Inclusive, é válido que o time de vendas busque indicações de novos clientes com os consumidores atuais da companhia. Esse tipo de ação tende a ser bastante efetivo, ampliando consideravelmente a carteira de clientes.

Com essas ações, qualquer empresa, seja ela especializada em reforço estrutural em vigas de concreto ou em qualquer outro tipo de produto, pode ter sucesso na montagem da sua carteira de clientes.

Considerações finais

Toda empresa possui uma base de dados na qual consta o cadastro dos diferentes clientes que compram ou já compraram seus produtos e serviços. Investir nessa carteira é essencial para que ela se mantenha ativa no mercado.

Por isso, para construir uma carteira ampla e duradoura, é fundamental que a companhia invista nas ações mencionadas neste artigo, podendo, assim, conquistar os seus objetivos de modo mais simples e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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