O método de gestão que leva o nome de ciclo motivacional é usado por empresas de diversos segmentos que desejam garantir que seus funcionários se mantenham engajados.
Essa ferramenta é extremamente útil quando existe um desafio em um negócio que deve ser superado em relação a motivação dos colaboradores.
Mesmo que benefícios e um bom salário sejam ótimos para atrair funcionários para a empresa que vende uniforme de cozinha industrial, não são o suficiente para mantê-los motivados para sempre.
É necessário contar com outros componentes para que eles vistam a camisa da empresa e se sintam realmente bem em fazer parte da equipe, e é nesse momento que entra o ciclo motivacional.
Para ajudar os leitores a entenderem mais do que se trata, o artigo a seguir explicará o que é o ciclo motivacional, como ele funciona, a sua importância e apresentará as suas etapas.
Além disso, falará sobre as suas vantagens e, por fim, explicará como ele pode ser colocado em prática em uma organização.
O que é ciclo motivacional e como ele funciona?
O ciclo motivacional nada mais é que um tipo de ferramenta que auxilia na gestão, assim como o seu próprio nome sugere, ele é usado para a motivação de equipes de trabalho.
Seu maior objetivo, nesses casos, é despertar todo o engajamento possível nos colaboradores de uma clínica oftalmologista para cachorro, por exemplo, e otimizar a performance de cada um deles.
Todo negócio, independentemente do seu segmento, sempre foi e sempre será movido pela necessidade de alcançar os melhores resultados possíveis.
O meio que ajuda a alcançar esses bons resultados pode ser encontrado a partir dos lucros que a empresa tem no decorrer dos meses.
O ciclo motivacional, portanto, é a resposta para quem deseja manter os seus colaboradores motivados, engajados, focados, e também compor métodos como os bons resultados.
Ele funciona como um recurso que ajuda a empresa que oferece serviços de residência assistida para idosos a fazer uma gestão melhor e encontrar fatores que ajudem na motivação da equipe todos os dias.
A importância do ciclo motivacional
Muitos setores empresariais apresentam bons exemplos de como a motivação pode afetar diretamente a capacidade de produção e o rendimento de uma pessoa ou um time.
Em uma companhia é possível que um grupo dos melhores profissionais acabe não rendendo tanto quanto o esperado justamente por não saberem trabalhar em equipe.
Em muitos casos é justamente a falta de motivação que leva esses profissionais super qualificados a não renderem o quanto devem e não atenderem às expectativas esperadas.
Portanto, a empresa que oferece aulas de volante para habilitados tem o dever e a obrigação de mantê-los dispostos a darem o seu melhor todo o tempo.
É nesse momento que se nota a importância do ciclo motivacional, que funciona como uma ajuda adaptável para cada um dos casos existentes.
Isso porque cada pessoa pode responder de maneira diferente ao mesmo tipo de estímulo e estratégia de motivação, por exemplo.
Isso pode parecer uma desvantagem, mas na verdade é uma grande vantagem para os gestores que escolhem usar o método do ciclo motivacional.
Por ser adaptável, ele pode ser usado para engajar qualquer pessoa, equipe ou organização, basta estudar os pontos que podem ou não funcionar no ambiente empresarial.
Quais são as suas etapas?
O ciclo motivacional deve passar por algumas etapas para que possa correr da maneira como deve, essas etapas são:
- Equilíbrio interno;
- Necessidade;
- Estímulo;
- Comportamento;
- Satisfação ou comportamento.
Depois de chegar na satisfação ou frustração, geralmente, na última etapa do ciclo, ele sempre retorna para o começo, equilíbrio interno, e segue o caminho todo de novo.
No entanto, as etapas podem ocorrer de maneira distintas justamente pelo ciclo ter a intenção de individualizar a motivação para cada um dos profissionais da empresa que faz a venda de painel solar.
Ao conhecer cada uma dessas fases, o gestor ganha o poder de fazer a análise de como os profissionais reagem em cada uma das situações apresentadas para diminuir as frustrações e melhorar o dia a dia na empresa.
Se o gestor observar que o funcionário não sabe lidar com momentos de tensão, por exemplo, ele pode realizar ações para melhorar essa situação, como oferecer momentos de relaxamento e meditação nos intervalos da equipe.
As principais vantagens
Como já mencionado, o ciclo motivacional é como uma ferramenta que busca ajudar na identificação das necessidades individuais de uma pessoa.
Quando o setor de Recursos Humanos toma posse dessas informações, aliado aos gestores, ele pode implementar medidas que resolvam e solucionem essas necessidades.
O modelo pode ser aplicado de maneira individual, ou seja, em um funcionário somente, ou de maneira coletiva, em uma equipe toda ou até mesmo em toda a companhia.
A ideia é encontrar as possíveis causas pela falta de motivação dos funcionários e dar um jeito de reverter a situação.
Isso mostra que as maiores e mais importantes vantagens que uma empresa que fabrica porta etiqueta acrílico pode ter ao adotar essa ferramenta são:
- Aumento da produtividade dos funcionários;
- Aumento do engajamento da equipe;
- Maior facilidade para alcançar os objetivos;
- Melhora nas relações interpessoais dentro da empresa.
Essas e outras vantagens mostram também o quão importante é para uma empresa adotar o ciclo motivacional e aplicá-lo em equipes que estejam desmotivadas.
No entanto, com ele, um time pode otimizar seus processos e fazer com que certas funções sejam realizadas de maneira mais rápida e fácil.
Como colocá-lo em prática?
O ponto mais fundamental em ações ligadas à motivação é garantir que os colaboradores se sintam efetivamente motivados com elas.
Ou seja, além de aplicar o ciclo motivacional, é necessário tentar encontrar os fatores que servem como influência para a capacidade de produção de cada um dos funcionários.
Para isso, é essencial estudar as situações e buscar saber o que deixa as pessoas motivadas ou não ao executar cada uma das suas tarefas diárias na empresa alimentação coletiva.
É possível usar como exemplo um profissional que está realizando suas tarefas de rotina em perfeito equilíbrio e que recebe uma nova tarefa urgente que mude o seu foco.
Isso pode fazê-lo entrar em desequilíbrio gerando um estado preocupante e tensão no clima organizacional desse profissional.
Porém, depois que essa tensão inicial passa, ele assume o controle da situação e soluciona o novo problema e fica satisfeito novamente.
Essa satisfação faz com que ele retorne ao seu estado de calma anterior, fazendo assim com que o ciclo motivacional se reinicie.
Esse exemplo mostra que a aplicação do ciclo motivacional se inicia a partir da execução de tarefas que geram o fator de desequilíbrio.
Nesse momento, o colaborador pode seguir alguns caminhos como evitar a tarefa mesmo não estando preparado e assumir os riscos que ele está correndo.
Outra opção é não fazer a tarefa e entrar em um estado de procrastinação, correndo o risco de fazer com que o trabalho se acumule.
A última opção é simplesmente não fazer, deixar claro que não fará e alegar que não foi previamente preparado para realizar a função. Em todo caso o colaborador lidará com algum tipo de consequência desvantajosa.
Para que isso não aconteça e o ciclo motivacional se encerre na etapa de satisfação, o ideal é treinar a equipe para que cada membro dela saiba executar as funções que a empresa que faz limpeza de vidraças em altura precisa.
Entretanto, em muitos casos não será possível detectar quando a insatisfação é a frustração chegarão, portanto elas não poderão ser evitadas.
Portanto, o ideal é aplicar o ciclo motivacional complementando o mesmo com outras ferramentas que ajudem nos processos de produção da empresa ou companhia.
É possível aliar o ciclo a uma pesquisa mais completa ligada a satisfação, por exemplo, que leve a resultados mais completos e muito mais precisos para a estratégia aplicada.
Considerações finais
Motivar, seja uma criança, um amigo, um familiar ou até mesmo um funcionário, é um processo bastante complexo que demanda uma grande organização e planejamento sobre o assunto.
É possível fazer isso de várias maneiras diferentes, mas vale lembrar que todas elas sempre terão grandes vantagens e também grandes desvantagens.
No caso do ciclo motivacional aplicado em uma empresa que deseja engajar mais os seus colaboradores do time, muitos benefícios podem se sobrepor na hora da sua aplicação.
No entanto, como uma ferramenta usada no trabalho, a sua eficácia sempre dependerá da habilidade de quem a utiliza e do profissionalismo de quem está aplicando esse ciclo motivacional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.