A gestão de conhecimento é um fator que solidifica a base da organização para que ela possa crescer e se desenvolver continuamente.

Isso acontece porque o sucesso da companhia depende de vários fatores, desde os mais óbvios até os mais estratégicos. Por exemplo, é necessário fazer investimentos, oferecer produtos e serviços de qualidade e contar com bons vendedores.

Mas também é fundamental contar com práticas estratégicas e profundas porque elas trazem mais sustentabilidade e longevidade para o negócio no mercado em que atua, e a gestão de conhecimento se encaixa nessa divisão.

Ela trata da otimização do capital intelectual da corporação, só que muitos gestores e empreendedores não sabem como organizá-la para que a linha produtiva e a equipe como um todo funcionem e aproveitem todo o seu potencial.

Mais do que isso, uma boa gestão do conhecimento melhora as tomadas de decisão, algo indispensável para que o negócio se mantenha sempre no caminho certo. Mas é fundamental saber trabalhá-la para aproveitar todos os benefícios.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é gestão do conhecimento, para que ela serve, mostrar sua importância, quais são as vantagens de utilizá-la e como aplicá-la aos negócios.

O que é gestão do conhecimento?

Gestão do conhecimento são diversas ações dentro de um planejamento que tem como objetivo usar dados e informações que geram conhecimento, auxiliando os gestores nas tomadas de decisão e na administração do capital intelectual dos funcionários.

É uma prática que transforma em política coletiva e corporativa as ações inteligentes para que as decisões sejam mais sábias e assertivas dentro da companhia.

Dentro de uma empresa especializada em projeto piscina de alvenaria, seu o objetivo é apoiar, compartilhar e aplicar técnicas e ações que aprimoram o quadro de funcionários e sua capacidade intelectual.

A gestão do conhecimento também precisa ser desenvolvida e aprimorada para que a corporação não dependa de apenas alguns colaboradores para que possa crescer, ter produtividade, além de poder aplicar as melhores práticas de produção, vendas e comunicação.

Para que serve a gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é um processo que ajuda a construir pontes entre a coleta de dados, a organização das informações e a transformação dos dados em conhecimento organizacional.

Em outras palavras, é uma abordagem que conecta a origem da informação com as necessidades de aplicação dentro da companhia. Isso melhora a comunicação, possibilita investimentos em tecnologias assertivas e influencia a cultura organizacional.

Consequentemente, o negócio consegue trilhar um caminho que o leva até seus objetivos, além de se tornar mais competitivo. Os principais objetivos da gestão do conhecimento são:

  • Capturar informações;
  • Facilitar o conhecimento;
  • Complementar a cultura organizacional;
  • Valorizar o conhecimento.

Por meio da abordagem certa, um fabricante de porta preço e etiqueta em acrílico consegue criar ou adotar mecanismos para capturar informações e conhecimento, como no caso de sistemas estruturados que facilitam o resgate de documentos.

Os sistemas e estruturas possibilitam acesso, compartilhamento e transferência de conhecimento com mais facilidade. Uma boa abordagem também favorece a criação de normas e políticas para criar um ambiente de enriquecimento e compartilhamento.

Além disso, fazer uma boa gestão de capital intelectual valoriza o conhecimento, um dos principais ativos de uma empresa e que ajuda em processos de inovação e na busca pelos objetivos.

Importância da gestão de conhecimento

Investir em gestão do conhecimento é fundamental para os colaboradores e a organização, porque quanto mais capacitado o profissional estiver, melhores serão os resultados trazidos por ele.

Isso gera impactos no desenvolvimento do negócio, portanto, tudo o que for investido em qualificação terá reflexos positivos no desempenho da companhia. Mas para trabalhar nesse processo, é necessário enxergar os funcionários como capital intelectual.

É assim que a organização vai implementar uma gestão de conhecimento eficaz e conseguir aproveitar os resultados.

Para um fabricante de miolo de fechadura de porta de madeira, é uma forma de melhorar o ambiente de trabalho, algo que favorece ainda mais o bom desempenho.

A gestão de conhecimento também permite a troca de experiências, otimiza e explora o potencial individual dos profissionais, além de atrair e reter talentos que procuram companhias que valorizam e investem em sua capacitação e potencial.

Também é uma ferramenta muito útil para aumentar a produtividade e a motivação da equipe, bem como gerar valor para a corporação.

Vantagens da gestão de conhecimento

Tendo em vista todas as informações sobre o assunto até aqui, não é difícil imaginar todas as vantagens que a gestão do conhecimento pode trazer para o negócio.

Uma das que mais se destacam é a implementação de uma gestão estratégica eficaz por conta do conhecimento de boas estratégias, soluções, práticas e técnicas.

Um laboratório de exame clínico ocupacional também consegue aumentar sua eficiência e produtividade, por meio de colaboração e processos mais adequados.

Também fica mais fácil incrementar o trabalho em equipe, investir em inovação e buscar soluções criativas. A gestão do conhecimento reduz a defasagem de aprendizado e ajuda a acumular dados de maneira sistematizada.

Também potencializa a produtividade de funcionários recém-contratados por meio de treinamentos assertivos e acesso a informações, dados e conhecimentos necessários.

Por fim, a gestão de conhecimento também tem como propósito padronizar os processos e trazer acesso ágil às informações, melhorando as tomadas de decisão.

Mas para ter acesso a todos esses benefícios, é fundamental saber aplicar essa metodologia dentro do negócio.

Como aplicar a gestão de conhecimento?

Para aplicar a gestão do conhecimento na empresa, é necessário seguir 4 etapas importantes. São elas:

Diagnosticar a situação atual

A primeira coisa que uma escola de curso para melhorar a comunicação precisa fazer é um levantamento sobre sua situação, respondendo algumas perguntas importantes.

Ele precisa saber quem são as pessoas, quais são as informações necessárias para que trabalhem, como esses profissionais se conectam e se comunicam no dia a dia e se existe compartilhamento de informações entre eles.

Também é importante saber se ocorre grupos fechados que não compartilham conhecimento por algum motivo e como estão organizados os papéis de cada um.

Os processos também precisam ser diagnosticados, compreendendo quais são os principais, como é o sequenciamento de atividades e quais são as divergências entre os procedimentos teóricos e práticos.

É necessário compreender se o conhecimento existente reflete o estágio atual do setor em que atua, quais são as contribuições internas e externas que aumentam o conhecimento e quais são os procedimentos para reter conhecimento.

Outra coisa importante é saber se a cultura organizacional favorece o compartilhamento de informações, seu conhecimento formal está armazenado, se existe uma arquitetura tecnológica adequada e um plano de manutenção.

Planejar as ações

Depois de fazer uma avaliação prévia, um centro de fonoaudiologia vai definir a visão, objetivos e estratégias para fazer a gestão de conhecimento.

É importante listar as ações necessárias para identificar e priorizar as fases de implantação, definir os responsáveis pela administração do processo e as atividades que precisam ser realizadas para a gestão de conhecimento.

Também é importante lembrar que as ações devem estar de acordo com o levantamento das informações obtidas no diagnóstico inicial.

Testar o que foi definido

Este é o momento de criar um projeto piloto com o propósito de testar a eficácia do que foi planejado e procurar informações sobre os detalhes do projeto.

Trata-se de uma etapa exploratória que ajuda a compreender os elementos que se aplicam e aqueles que precisam ser preparados.

Para uma empresa de plano de manutenção preventiva em ar condicionado split, é uma forma de avaliar os resultados, definir as medidas que podem ser mantidas e quais são as formas existentes de minimizar os erros.

Implementar

A implementação consiste na definição de indicadores de sucesso para o projeto para avaliar e comunicar a implantação do sistema. Também é necessário ter um plano de comunicação alinhado com as pessoas envolvidas para a execução do plano.

O negócio deve ter um plano de recompensas e não deve ser limitado aos aspectos financeiros, visto que o reconhecimento público em outras formas não monetárias também produzem efeitos positivos.

Uma empresa de locação de guindaste articulado também deve implementar sistemas de avaliação e monitoramento para verificar as métricas da implementação periodicamente e evitar descolamento entre execução e plano.

Por fim, deve-se divulgar os resultados imediatos para promover um círculo que motiva a equipe, visto que os profissionais conhecerão os resultados alcançados, o que aumenta os níveis de engajamento.

Considerações finais

A gestão do conhecimento é uma ferramenta muito útil para os negócios, porque a empresa pode aproveitar melhor todas as informações que possui.

São dados que melhoram processos internos e conseguem extrair todo o potencial dos profissionais de modo que valorizam o capital humano e potencializam as suas capacidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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