O Sound Branding é uma estratégia que faz com que a marca seja reconhecida pelo consumidor a partir de um elemento sonoro, tornando-se fixante em sua mente ao ponto de que seja identificada em qualquer momento.

Essa estratégia é uma forma de usar o marketing sensorial do consumidor para desenvolver um relacionamento, devido a criação emocional que é desenvolvida para que se tenha captação, conversão e até mesmo promoção de forma naturalizada.

Por estar presente em qualquer segmentação de mercado, desde empresas voltadas ao audiovisual como também clínicas de reabilitação de alcoólicos, e com isso, criando um diferencial em relação aos demais negócios do mercado.

Isso porque quando se usa o marketing sensorial como aliado, nesse caso o auditivo, as chances de desenvolver um caráter próprio faz com que o cliente possa ter sua necessidade ou desejo despertado apenas ao ouvir o som.

Por isso, o desenvolvimento de um Sound Branding deve ser realizado do melhor modo para causar os efeitos necessários e que ajude no relacionamento com o consumidor.

Dessa forma, criando boas bases dentro do mercado que ajudem no desenvolvimento de outras áreas para que a marca possa ter bases mais sólidas para sua atuação, principalmente em períodos de crise ou grandes mudanças. 

Principais vantagens do Sound Branding

Se um curso online primeira habilitação deseja usar o Sound Branding como parte de suas estratégias de marketing para captar e fidelizar consumidor, alguns benefícios são encontrados com essa ação. Eles são:

  • Identidade;
  • Proximidade;
  • Influência no humor do consumidor;
  • Memória;
  • Melhor relação entre cliente e empresa.

Visto isso, será de grande utilidade detalhar cada um desses benefícios, para que seja possível compreendê-los a fundo.

1. Identidade

O Sound Branding é uma estratégia que agrega muitos valores para a marca e um dos impactos que oferecem para a instituição é a identidade que se ganha dentro do mercado.

Afinal, o som usado acaba sendo uma característica da empresa, que, em momentos de necessidade, ao ser ouvido, faz com que o cliente saiba que se trata da marca que realiza instalação de para raios em casas, por exemplo.

Por ser algo que ajuda na presença da empresa dentro do mercado, os olhares são voltados para a instituição quando há uma estratégia como essa porque demonstra uma presença que vai além do tradicional visto anteriormente.

Dessa forma, fazendo com que a marca ganhe novas chances de conquistar os objetivos que foram elaborados, aumentando sua presença na segmentação mercadológica que atua. 

2. Proximidade

Outro ponto vantajoso está em torno da proximidade que o Sound Branding oferece entre marca e consumidor. Com a conquista do cliente e de oferecer experiências das quais irão oferecer a sensação de serem únicos, o que gera proximidade.

Com a competição constante que se tem dentro do mercado, fazer com que se tenha uma aliança entre cliente e consumidor é algo que pode oferecer bons resultados em outras ações da instituição, resultando em um crescimento acelerado.

3. Influência no humor do consumidor

Por se tratar de um formato de marketing que mexe com os sentidos humanos, o impacto no humor do consumidor é algo que pode levar a compras maiores, como a escolha do maior cardápio na instituição que realiza serviço de buffet completo.

Em grande parte dos casos, os sons escolhidos ajudam a acalmar o cliente em momentos de estresse ou de grande ansiedade para que as compras sejam maiores, fazendo com que se tenha o início de um relacionamento.

De forma simples, a corporação pode usar estratégias de marketing interativo com outros sentidos humanos para aumentar a proximidade, fazendo com que a companhia seja a referência e possa destacar-se diante das demais atuantes do nicho.

4. Memória

Uma boa memória é capaz de fazer com que as ações posteriores possam ser positivas ou negativas. Porém, no caso do Sound Branding as chances da marca ser lembrada cresce consideravelmente.

Isso porque, assim, aumentam consideravelmente as chances de os produtos e serviços serem consumidos com mais frequência ou, então, fazer com que o consumidor se torne um promotor do negócio.

Isso proporciona que retornos, engajamento em outras áreas e recomendações passem a serem frequentes por conta do som que é característico envolvendo rastreador satelital para caminhões ser conhecido pelo indivíduo.

5. Melhor relação entre cliente e empresa

O aprimoramento do relacionamento entre o cliente e empresa também é uma vantagem em torno da prática do Sound Branding.

Isso porque ao se ter técnicas como essa ativas, oportunidades para que estejam ligadas com outras áreas do marketing aumentam consideravelmente. Até mesmo com o setor de vendas.

Por isso, fazer com que um marketing seja bem elaborado, abordagens efetivas e oferecer ao consumidor uma boa experiência permitem que o empreendimento conquiste uma fidelização maior com seu público-alvo.

Uma vez que quando se tem o oposto, as chances para que a compra seja interrompida no meio são maiores e gerando uma má reputação para a empresa.

Como usar o Sound Branding?

Para que o uso do Sound Branding seja positivo ao empreendimento que fabrica tachão de sinalização, por exemplo, é essencial que a empresa tenha um bom planejamento prévio para saber como ligar essa estratégia a outras que estão ou entrarão em atividade.

Principalmente, como a estratégia deve ser aplicada dentro de diferentes conceitos dos quais a empresa pode passar, mas que ainda reforce quais são os propósitos da marca ou então sua presença no mercado.

Por integrar com outras áreas, o Sound Branding deve se comunicar com os outros setores com o objetivo de fazer com que estejam unidos quando o cliente tiver o contato com o som.

Tanto em uma loja física quanto dentro dos canais da empresa, compreender o comportamento do público ajuda na elaboração sonora para que transmita o que a marca deseja, além de ter ligação com sua missão, visão e os valores defendidos.

Posteriormente, a criação, da qual ganha mais potência ao ser original, chega o momento de fazer testes para saber como o cliente se comporta ou então compreender as impressões que pode-se ter durante a compra de divisória de eucatex para quarto.

De modo que o som, ao afetar diferentes partes, pode fazer com que as sensações também variem quando se há outras estratégias de marketing envolvendo os sentidos dos consumidores.

E por meio dos testes e análises dos resultados, a empresa molda do melhor modo o som para alinhar ao que é desejado e, com isso, ter um bom resultado em relação a se transformar na referência da segmentação.

Divergências entre Sound Branding e Music Branding

As divergências em torno do Sound Branding com o Music Branding são fundamentais para serem compreendidas, mesmo que de início os conceitos sejam parecidos por terem funções semelhantes.

Com o Sound Branding, o tempo para se transmitir o som é menor mas que ainda possa despertar sensações no consumidor ou, então, transmitir a ideia que é desejada para a experiência de compra do cliente.

Outro ponto divergente é que se uma empresa de restauração de tacos antigos busca desenvolver sons para a marca em si ou uma campanha em épocas sazonais do mercado, há, também, uma construção de logos ou jingles para complementar a ideia.

O que ocorre de forma oposta ao Music Branding porque a empresa passa a usar músicas disponíveis no mercado e, assim, transmitir uma sensação com a programação musical que foi criada.

E que está presente na loja física ou em outras formas que a empresa deseja implantar a ação de vendas, mas que ainda permita que haja um meio de conectar-se com o cliente.

Mesmo que o papel de ambas as ações seja aproximar o cliente da marca por meio do sentido sonoro, é fundamental compreender as diferenças para saber quando deve-se implementar em cada caso.

O aspecto sonoro é algo que pode ser um diferencial no mercado, portanto o Sound Branding ou Music Branding ao serem escolhidos, fazem com que o destaque ocorra naturalmente e oferecendo ao negócio o que deseja.

Considerações finais

Estratégias de marketing que mexem com os sentidos dos consumidores podem apresentar um resultado diferenciado, e por isso, o Sound Branding contribui para que a empresa saiba como destacar-se do melhor modo na segmentação.

Com a criação de sons que ajude na experiência de compra do consumidor, além de reforçar a memorização da marca, é possível que todo o processo seja visto como positivo pelo indivíduo ao ponto de ser um promotor da instituição.

E, com isso, ter uma presença de mercado das quais em alinhamento com outras estratégias de marketing e abordagens desenvolvidas, possam transformar a experiência de compra de modo positivo.

O Sound Branding é uma estratégia que ajuda na presença e proporciona uma sensação de familiaridade ao cliente, por isso, quanto mais a empresa conhece as formas de usar a técnica ao seu favor, melhores são os resultados alcançados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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