Fazer marketing no YouTube é uma maneira de aproveitar a audiência da maior plataforma de vídeos do mundo. Por meio dela, qualquer empresa consegue ter maior visibilidade, melhorar o relacionamento com o público e aumentar as conversões.

Diversos negócios de pequeno porte não investem nessa estratégia porque acreditam que ela está acessível apenas para as marcas conhecidas, mas isso não é verdade.

Qualquer tipo de organização pode investir nessa prática, desde que entenda seu funcionamento e saiba como utilizá-la. Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, existe um jeito certo de trabalhar com o YouTube.

Isso significa que não basta fazer um vídeo e simplesmente disponibilizá-lo na plataforma, pois isso pode gerar gastos extras e nenhum tipo de retorno favorável. Por outro lado, saber trabalhar suas ações pode trazer resultados surpreendentes.

Se o marketing no YouTube ainda não faz parte das suas estratégias, está na hora de mudar essa realidade.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de criar conteúdos no YouTube, falar um pouco mais sobre as características de um youtuber e dar algumas dicas para criar conteúdos dentro dessa plataforma. Confira!

A importância de se fazer marketing no YouTube

O marketing no YouTube é uma das formas mais eficientes de conquistar engajamento e aumentar a visibilidade da marca.

Os empreendedores podem aproveitar todo alcance da maior plataforma de vídeos do mundo, fato que por si só consegue explicar a importância dessa estratégia.

Você já deve ter percebido que os vídeos são o formato de conteúdo mais consumido na internet, e há muito tempo os consumidores se divertem com conteúdos engraçados ou acessam a outros tipos de materiais, como:

  • Tutoriais;
  • Receitas;
  • Aulas;
  • Notícias.

Assim, todo tipo de empresa pode lançar conteúdos em formato de vídeo, como no caso de uma companhia especializada em locação de sala por hora. A preferência pelos vídeos começou justamente com o YouTube.

Essa plataforma foi lançada em 2005 e fez tanto sucesso que, em 2006, foi comprada pelo Google. Atualmente, ela conta com bilhões de usuários, uma quantidade que representa, basicamente, um terço da internet.

Para se ter uma ideia, estamos falando da segunda plataforma mais acessada na web, ficando atrás apenas do Google. Além disso, o Brasil é um dos países que mais consomem esse tipo de material.

Pensando por esse lado, fica bastante claro que o público de qualquer empresa tem acesso a essa plataforma, por isso, é interessante que seu negócio também esteja presente nela.

Além da grande quantidade de pessoas, o tempo médio que os usuários passam na plataforma também é relevante, pois costumam permanecer cerca de 11 minutos e 47 segundos assistindo vídeos.

Por isso, mais do que uma plataforma na internet, o YouTube se tornou um canal fundamental para os negócios, como no caso de uma empresa de limpeza de carpete empresarial.

Devido à sua grande audiência, ele é o responsável por alavancar a carreira dos influenciadores digitais, que conquistaram muitas pessoas com seus vídeos. 

Um formato que se popularizou tão rápido, que os programas de TV estão se tornando um tanto obsoletos.

Antigamente, o YouTube era acessado apenas para que as pessoas pudessem assistir a um vídeo e sair logo em seguida. Atualmente, os usuários navegam pela plataforma e passam muito mais tempo consumindo seus materiais.

Boa parte das empresas notaram o poder desse site e perceberam que podiam explorar a ferramenta a seu favor.

Isso fez com que ele se tornasse um leque de possibilidades relacionadas às estratégias de marketing e comunicação. Trata-se de uma plataforma que ajuda a aumentar o brand awareness, o engajamento e a autoridade de marca.

Ao contrário do que muitos acreditam, ele também não está limitado apenas à publicação de vídeos, pois também é possível investir em anúncios, interagir com os inscritos, fazer parcerias com influenciadores, entre outras possibilidades.

Se você ainda não incluiu esse canal em suas estratégias de marketing, precisa começar a mudar de ideia. Isso porque, para qualquer empresa, como uma fabricante de etiqueta tag personalizada, ele é uma excelente oportunidade de negócios.

No entanto, uma das principais estratégias para se dar bem no YouTube é formar uma parceria com um influenciador digital, que nessa plataforma é conhecido como youtuber, como ficará mais claro no tópico a seguir.

Afinal, o que é um youtuber?

Chamamos de youtuber um criador de conteúdo para o YouTube, e o primeiro profissional dessa área foi o co-criador da plataforma, Jawed Karim, que publicou um vídeo em 2005 chamado Me at the Zoo.

Um ano depois surgiu o primeiro youtuber brasileiro, Guilherme Zaiden, que fazia vídeos engraçados e que se popularizaram rapidamente na internet.

Mas foi a partir do segundo semestre de 2010 que os criadores de conteúdo começaram a se destacar. Sua principal característica é que eles fazem vídeos sobre determinado assunto e são focados em um tipo de segmento de público.

Muitas empresas, como um fabricante de envelope a4 personalizado, perceberam o potencial desses criadores de conteúdo e as vantagens que uma parceria poderia oferecer.

Dentre elas podemos citar a oportunidade de falar com um público mais segmentado, alcançar uma nova audiência, melhorar sua credibilidade e fidelizar clientes.

Entretanto, além da parceria com um youtuber, é possível investir em outras estratégias de marketing dentro do YouTube.

Como fazer marketing no YouTube?

Como ficou claro, existem muitas vantagens em utilizar o YouTube como um dos canais de comunicação da sua marca.

Mas, para funcionar, é necessário trabalhar com ações direcionadas e que ajudem a alcançar bons resultados. E dentre as principais estratégias estão:

1.    Interagir com a audiência

Por permitir liberdade de criação e a adoção de uma linguagem informal, um fabricante de caneca personalizada acrílico consegue construir um relacionamento mais próximo com seu público-alvo.

Por essa razão, torna-se mais simples interagir com os espectadores e a conquistar mais engajamento, fazendo com que seus conteúdos sejam mais acessíveis para a audiência.

Por isso, não deixe de monitorar os comentários e respondê-los, pois é uma forma de manter um relacionamento estreito com os consumidores.

Evite as mensagens automáticas, porque elas podem afastar as pessoas. Assim sendo, o ideal é optar por uma resposta personalizada e humanizada.

2.    Saber escolher as categorias

Ao fazer o carregamento de um vídeo, o YouTube oferece opções de categorias e a possibilidade de inserir palavras-chave e tags. O objetivo é identificar o vídeo e facilitar os resultados durante as pesquisas.

Nesse sentido, procure fazer como um fabricante de quadros personalizados e categorizar bem os seus vídeos e tags. É dessa forma que uma quantidade maior de usuários vai localizar seus materiais.

3.    Criar conteúdos frequentemente

Os canais mais populares dessa plataforma são aqueles que publicam vídeos com uma boa frequência, portanto, são bons criadores de conteúdos.

Ao mesmo tempo, tenha em mente que se o seu objetivo é usar esse canal como estratégia de marketing, você precisa compartilhar informações de valor periodicamente.

Escolha um dia da semana para lançar materiais novos sobre assuntos diferentes, mantendo o foco em seu nicho de atuação.

Se um fabricante de etiqueta personalizada para bolsas quiser escolher o melhor dia para publicar o vídeo, pode considerar as características de sua audiência e o comportamento dessas pessoas dentro da plataforma.

Você também pode fazer isso verificando os horários em que os usuários costumam acessar a internet e procurar os vídeos no YouTube. É o melhor caminho para lançar materiais direcionados.

4.    Criar bons títulos

Os usuários fazem o mesmo tipo de pesquisa no YouTube que fazem no Google, portanto, saber usar as palavras-chave também é fundamental dentro dessa plataforma.

Pense nos títulos de maneira estratégica, procurando aplicar termos corretos e frases criativas. Aqui, ofereça algo interessante para os usuários, com pautas que sejam realmente do interesse das pessoas.

5.    Usar Call to Action

O CTA (Call to Action ou chamada para a ação, em tradução livre) é muito importante para aumentar a conversão dos usuários e tem como objetivo induzir a pessoa a fazer alguma coisa, como se inscrever no seu canal, compartilhar o conteúdo, entre outras possibilidades.

Um fabricante de crachá personalizado precisa criar uma chamada clara e objetiva, evitar frases longas, usar os verbos no imperativo e investir em uma linguagem atrativa.

Você pode convidar os espectadores para comentar sua publicação, mandar suas dúvidas, fazer sugestões para as próximas pautas, e assim por diante.

Conclusão

Sem dúvidas, o YouTube é um dos melhores canais para suas estratégias de marketing, pois estamos falando da maior plataforma de vídeos do mundo.

Ele possui usuários no mundo todo, o que torna seus vídeos acessíveis para pessoas de qualquer lugar do planeta. Tudo o que você precisa fazer é pensar em boas estratégias e produzir materiais de qualidade para a sua audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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