Eventos corporativos: conheça 4 vantagens de realizar

Com o passar do tempo, cada vez mais a importância e os benefícios da realização de eventos corporativos para as empresas vem se tornando evidente, principalmente quando está relacionada à melhora do relacionamento com o cliente e da sua imagem.

Os eventos se tornaram uma ótima opção para aqueles que estão começando a se inserir no mercado, para quem deseja captar mais compradores, para os que desejam manter seus clientes ou até se tornar referência em sua área.

Portanto, se você se identificou com alguma das abordagens acima, acompanhe a leitura deste artigo para saber mais porque é importante realizar um evento corporativo, além dos principais benefícios.

Importância desse tipo de evento

Nesse contexto, os eventos corporativos surgem como uma oportunidade de realizar um encontro, isto é, a reunião da audiência e dos possíveis compradores, oferecendo ações que demonstrem o potencial da empresa. 

É uma maneira de demonstrar aos visitantes a visão da empresa de forma mais pessoal, o que garante o estabelecimento de uma imagem mais humanizada e próxima dos compradores. 

Além disso, esses eventos se tornam uma oportunidade única de atrair maior público e de pessoas que ainda não a conheciam, tornando possível a sua conversão em clientes e até promotores da marca. 

Isto é, a realização de um evento de empresas de limpeza de carpete empresarial em um local como um shopping center irá chamar a atenção dos visitantes, os quais antes nem conheciam as marcas, mas se interessaram pelo fato de já estarem presentes no ambiente. 

Com isso, a companhia é capaz de se beneficiar fortemente de novos e até de antigos compradores, garantindo uma melhoria significativa de seus resultados, melhorando o seu desenvolvimento.

Quais os tipos de eventos corporativos?

É importante destacar a possibilidade de realização desses eventos de diferentes formatos e assumindo diferentes características, variando nos objetivos, características e abordagens, tais como:

  • Conferências;
  • Palestras e convenções;
  • Mesa-redonda;
  • Simpósios;
  • Roadshows;
  • Encontros;
  • Workshops ou oficinas;
  • Treinamentos e cursos;
  • Fóruns.

Existem ainda alguns outros tipos de evento que são mais conhecidos e mais importantes na visão do público, desse modo, conheça-os com mais detalhes a seguir:

Congressos

Os congressos são um tipo de evento de grande porte, que possuem uma duração mais longa de, no máximo, cinco dias e com oito horas diárias, podendo apresentar conceitos mais técnicos ou científicos, o que varia de acordo com os organizadores.

Sua atenção está voltada para a promoção, apresentação e discussão, em especial para a aquisição de repertório e conhecimento dos visitantes, tendo como base um tema principal, podendo ser divididos em pequenos eventos, como palestras, cursos, workshops e mais. 

Por exemplo, um doutor em odontologia pode fazer a locação de sala por hora para realizar uma apresentação sobre suas novas técnicas de preenchimento em um congresso de harmonização orofacial, ajudando outras pessoas a conhecerem esse método. 

Seminários

Os seminários são reuniões realizadas por especialistas, o que, em grande parte, demanda dos participantes algum conhecimento prévio sobre o assunto que será comentado, uma vez que, no fim, é realizada uma discussão. 

Esse tipo de evento acontece seguindo três fases, sendo elas exposição, discussão e conclusão, mas a última não se refere obrigatoriamente à obtenção de uma conclusão. 

O foco principal deste tipo de evento é garantir a informação e capacitação dos envolvidos, usualmente grupos universitários, permitindo o desenvolvimento de novas capacidades sobre o que será tratado. 

Desse modo, um estudante de graduação de gestão financeira poderia visitar um seminário para aprender a construir uma empresa, adquirindo conhecimento sobre assunto, horas para o curso e ainda ganhando brindes como uma camiseta personalizada para eventos

Feiras

As feiras são eventos corporativos muito conhecidos e visitados pelos mais variados públicos. De maneira mais abrangente, elas servem para expor produtos, marcas ou outros itens, o que as tornam uma ótima ferramenta de marketing. 

Elas surgem como um mecanismo ideal para realizar a aproximação do relacionamento e interação entre os fornecedores e seus compradores. 

As feiras acontecem dentro de um estabelecimento de grandes dimensões, fornecendo a cada marca uma tenda para eventos ou stands, nos quais acontecem as exposições dos produtos e/ou serviços. 

De forma geral, não é permitida a venda dessas mercadorias durante a realização das feiras, uma vez que ela é mais voltada para o estabelecimento de conexões comerciais, ou seja, o networking e a aquisição de contatos. 

Bootcamps

Os bootcamps se referem a programas de ensino imersivos e intensos, que reúnem interessados no assunto para garantir o treinamento para aperfeiçoar suas habilidades sobre cada área. 

O principal foco dos bootcamps está em realizar a prática das ações, agilizando a chegada aos resultados. 

Sendo assim, trata-se de um tipo de evento mais dinâmico e versátil, abrangendo diversas áreas, desde tecnologia e educação à saúde e desenvolvimento espiritual. 

Quais os benefícios dos eventos corporativos?

Até aqui, deu para compreender a importância dos eventos corporativos para uma empresa se estabelecer no mercado.

No entanto, saber de suas principais vantagens pode tornar a experiência de organização bastante vantajosa.

1 – Oranização de uma rede de contatos

Ao reunir diferentes tipos de pessoas e influências de uma mesma área em um único local, é estabelecida de forma muito mais fácil um networking, ou seja, a formação de uma rede de novos contatos no ramo.

Isso é essencial pois irá facilitar o estabelecimento de uma reputação de qualidade para uma empresa ou marca, ampliando suas oportunidades e compreendendo a visão dos compradores, bem como do mercado. 

É a chance da empresa interagir com os seus clientes, fornecedores e colaboradores, promovendo maior aproximação, além de conhecer parceiros do nicho, o que aumenta a quantidade de contatos com potencial e que podem ser muito úteis no futuro.

Por exemplo, em um desses eventos, uma empresa consegue conhecer uma fábrica de caneca personalizada acrílico, possibilitando à ela fechar uma parceria de contrato para obter esses produtos para seus clientes como brinde. 

2 – Estimula os funcionários

A realização de eventos possibilita dar aos colaboradores um estímulo maior, o que colabora em sua motivação, aumenta sua produtividade, eficiência e qualidade do trabalho, ou seja, toda a produção de forma significativa. 

Durante os momentos de preparação para esses diferenciais, um clima interno de trabalho mais agradável e incentivador é estabelecido, elevando o clima do ambiente e fazendo com que o nível de engajamento dos profissionais aumente.

Consequentemente, o ambiente de um negócio de revelar fotos polaroid melhora e há uma diminuição dos índices de rotatividade, ou turnover, além do tempo de realização das tarefas, o que garante uma produção com mais qualidade e em menor tempo. 

3 – Ótimas oportunidades de lançamento

Eventos corporativos são uma ótima oportunidade para o lançamento de novidades, visto que reúnem os clientes e leads em um mesmo ambiente, o que possibilita a eles conhecer de forma mais profunda seus produtos ou artigos. 

Com isso, haverá um aumento significativo no número de participantes interessados em visualizar um novo produto, o que faz com que eles vejam os produtos antigos, consequentemente elevando o interesse pela empresa em geral.

Por exemplo, uma empresa que cria diferentes tipos de etiqueta adesiva personalizada rolo pode ter nessas reuniões um atrativo como produto novo, chamando mais pessoas para a visitarem, ao mesmo tempo em que conhecem mais a fundo sobre o seu trabalho. 

Consequentemente, a conversão de potenciais em clientes é facilitada, e há um aumento no número de vendas e lucro em geral, garantindo um ciclo de indicações do serviço e expansão do ciclo de influência da marca.

4 – Aproximação com os clientes

Quando os eventos corporativos acontecem, as empresas são capazes de estabelecer um contato direto com os seus clientes, interagindo com eles cara a cara, o que faz com que eles se sintam mais próximos delas, fidelizando-os cada vez mais.

Assim, uma empresa de cenografia para eventos presente em uma feira sobre um tema relacionado consegue mostrar seu trabalho de perto e conversar com os compradores e interessados, fazendo com que eles se sintam ouvidos e valorizados. 

Dessa forma, há um aumento significativo do seu potencial de indicação, o que pode ajudar no famoso marketing boca a boca, aumentando o número de conhecidos e compradores, bem como o destaque da empresa no mercado. 

Considerações finais

Os eventos corporativos tratam-se da organização de reuniões que visam estreitar o relacionamento entre consumidor e empresa, com diversas formas, objetivos e abordagens, permitindo desde um maior conhecimento sobre um assunto até aquisição de produtos.

São recursos essenciais para as organizações e seus visitantes, garantindo diversos benefícios e maneiras de auxiliar em seu desenvolvimento, o que demanda certo planejamento, a depender do objetivo e resultados desejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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