Há vários fatores a levar em conta quando você é um empresário ou mesmo um gestor dentro de uma empresa. Mas tem um que se sobressai a todos os demais, que é o fato de que qualquer negócio precisa de clientes, inclusive, cada vez mais satisfeitos.

De fato, não podemos falar em crescimento realmente sólido e sustentável sem pensarmos nessa dinâmica da carteira de clientes, que precisa conquistar novos consumidores todos os dias, sem perder aqueles que já faziam parte dela.

Ou seja, não é algo fácil de ser feito, como no caso de uma loja de camiseta personalizada para eventos, que necessita se reinventar todos os dias, para continuar impactando o mercado B2B (Business to Business), de empresa para empresa.

No caso do varejo (que opera B2C, Business to Consumer, ou de empresa para consumidor) valem as mesmas regras, sendo que cada modelo tem suas peculiaridades, mas ambos são igualmente exigentes e desafiadores.

Lembrando que hoje o mercado vive um dos seus momentos mais competitivos, cuja concorrência cresce a cada dia, com o surgimento de novas empresas prestando os mesmos serviços e vendendo os mesmos produtos.

A pergunta que fica é como realmente se destacar na multidão e atrair mais clientes para si. Afinal, ao abrir um motor de busca como o Google e buscar por locação de sala por hora, logo surgem centenas ou mesmo milhares de soluções.

Por outro lado, se a internet encurtou as distâncias e aumentou a concorrência, ela também democratizou o acesso aos grandes veículos de divulgação, assim como não é possível tirar proveito disso sem entender algumas estratégias básicas.

Por esse motivo é que achamos melhor aprofundar este tema, mostrando aqui não apenas o passo a passo das dicas mais imprescindíveis para atrair mais clientes em seu negócio, mas também a importância e os impactos disso no médio e longo prazo.

Além do mais, é preciso abordar alguns conceitos e características introdutórias, sem os quais o esforço poderia acabar ficando em vão. Por isso, utilizaremos vários exemplos práticos e concretos sobre como executar as estratégias.

Um ponto valioso desse assunto é justamente o fato de que hoje tais recursos evoluíram tanto que já podem ajudar qualquer tipo de marca, desde uma fábrica de etiqueta adesiva personalizada rolo até a papelaria que vende esse produto no varejo.

Dito isto, se o seu grande interesse é mergulhar de cabeça em algumas dicas e táticas práticas sobre como aumentar a carteira de clientes, de modo simples e realmente eficiente e seguro, então basta seguir adiante até a última linha deste texto.

Os conceitos e as características

A ideia de atrair clientes, em vez de simplesmente ficar esperando que eles entrem pela loja e gastem todo o dinheiro com você, é algo tão antigo quanto a existência do próprio mercado capitalista.

Assim, cabe a cada época ou empresa simplesmente identificar quais são as estratégias e alternativas ao seu alcance para operar essa necessidade do melhor modo possível.

Atualmente, não é possível dominar conceitualmente e até na prática a atração de novos clientes sem entender elementos como o do funil de vendas, da sua persona de público, das diferenças entre marketing offline e marketing online, entre outros.

Sem falar nos traços específicos de cada segmento, como uma empresa da área de cenografia para eventos, que obviamente conhece o seu mercado, como a concorrência, os melhores e os piores fornecedores e tantos outros traços fundamentais.

Neste sentido, o conceito básico da captação de clientes é algo que passa pelo conjunto de estratégias disponíveis para que uma marca consiga melhorar sua comunicação e sua assertividade.

As características principais e os benefícios de fazer isso é que somente desta maneira um negócio pode crescer sustentavelmente. Assim, um empresário pode pensar em ser líder de mercado e, quem sabe, deixar a empresa para seus filhos.

Portanto, foi-se a época em que era possível ficar esperando o cliente entrar na loja (seja a física ou a virtual), ou contar apenas com o boca a boca e a indicação informal. Hoje, é preciso tomar posse de estratégias adicionais e ir atrás de cada novo cliente.

1. Marque presença online

É claro que distribuir panfletos, pagar outdoor ou mesmo anunciar sua loja na rádio do bairro é algo que sempre vai trazer algum resultado. Não se trata de colocar as estratégias offline em detrimento das online, mas sim, de reconhecer que a internet é fundamental.

Por isso, marcar presença na web é um dos passos mais importantes que uma marca pode dar atualmente no sentido de atrair mais clientes para o seu negócio.

Há muitas razões para isso, mas a principal é a de que provavelmente sua concorrência já está fazendo isso. Então, se o que você sabe fazer é revelar fotos polaroid, não deixe que outros profissionais monopolizem o mercado, garanta também a sua fatia do bolo.

Algumas das principais estratégias digitais de hoje incluem:

  • Um website institucional;
  • A criação de um blog;
  • O e-mail marketing;
  • Presença nas redes sociais;
  • Aplicativos em geral;
  • Marketplaces e similares.

Ou seja, há modalidades e possibilidades para todos os tipos de empresa, seja B2B, B2C ou qualquer outra proposta. Sem falar que o custo-benefício do digital também é algo bastante atrativo.

Você pode montar um blog, publicar artigos e começar a captar leads sem chegar a colocar a mão no bolso, apenas com o seu esforço pessoal, mas sem pagar valores exorbitantes para ter visitas, leads e novos clientes todo dia.

As demais estratégias também comportam esse tipo de iniciação, que vai aos poucos, até que haja orçamento para investir pesado. Não só as redes sociais, mas até os marketplaces gratuitos existem, nos quais você só paga a comissão quando vende.

2. O diferencial dos blogs

De todas as estratégias online citadas antes, uma delas que merece destaque é a da criação do blog próprio da sua marca, como algo central no esforço de atrair mais clientes.

De fato, hoje um dos maiores empreendimentos que qualquer empresa pode iniciar é este, totalmente baseado no marketing de conteúdo, no inbound marketing e em tendências que têm mudado o comportamento dos consumidores no mundo todo.

Assim, já não basta ficar falando apenas de promoções, preços e prazos o tempo todo. Uma empresa da área de tenda para eventos precisa escrever artigos gratuitos e de qualidade, que agreguem valor ao cliente e resolvam alguma dor dele.

Assim, quando esse lead estiver maduro para comprar, a sua marca é a primeira que vai aparecer no horizonte dele, fechando assim o funil de vendas.

O ponto fundamental é justamente que os conteúdos sejam originais, relevantes e até mesmo sortidos. Assim, vale ir além do artigo e fazer e-books, infográficos, áudios e até vídeos explicativos.

3. Promoções e diferenciais

Não subestime o poder das estratégias mais antigas e tradicionais da história do marketing, como uma promoção bem-feita.

De fato, ao falar sobre criação de conteúdo e blogs, isso não quer dizer que a venda de impacto tenha desaparecido do horizonte.

Sempre vai haver um cliente interessado em uma oportunidade comercial na hora de comprar uma caneca personalizada. Por isso, se você quer atrair mais clientes, também é preciso ter campanhas assim, do tipo “pague duas e leve três”.

Além disso, é possível conciliar essa estratégia com a própria realidade online. A começar pelo fato de que você precisa focar nos produtos mais chamativos, que são aqueles que geram mais engajamento no blog e nas redes sociais.

Ou ainda, utilizar esses mesmos veículos para ampliar o engajamento, como por meio de sorteios e de cadastro para quem quiser participar das promoções e das campanhas mais diferenciadas que você fizer.

4. Os eventos presenciais

Por fim, falar sobre a importância do online não implica, como já dissemos acima, desvalorizar a força ou mesmo a importância das estratégias offline, que acontecem fora da esfera digital.

A maior prova disso são os eventos que acontecem presencialmente, como palestras, feiras comerciais, workshops ou simples encontros nos quais é possível fazer um networking incomparável.

Assim, se a empresa trabalha com etiqueta personalizada para bolsas, ela pode conseguir ampliar e fortalecer muito sua carteira de clientes ao participar desses acontecimentos.

Em um cenário de maior maturidade, é possível não apenas participar, mas organizar tais eventos, de modo que com isso sua marca vai se fortalecer muito mais. Além de que você também conseguirá a atenção dos maiores fornecedores e parceiros da área.

Obviamente, tudo isso cria um círculo virtuoso, no qual sua marca se fortalece, a concorrência já não o impacta tanto, as vendas aumentam e os resultados são bastante positivos.

Considerações finais

Com isso chegamos ao fim, deixando claro que atrair mais clientes é algo fundamental para qualquer negócio, mas também algo exigente.

Ao menos, com os conceitos básicos aprofundados acima, e alguns passos práticos, qualquer um já pode iniciar sua aventura nesse universo incrível da captação de clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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