Software de CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele gerencia a relação com o cliente, tendo como objetivo satisfazê-lo e fidelizá-lo.
Isso acontece por meio da automatização e organização de processos, que ajudam a reduzir os custos e aumentar os lucros da corporação.
Muitos empreendedores e gestores enfrentam a escassez de tempo no trabalho, e possuem tantas responsabilidades que 24 horas não são suficientes, mas essa sensação é uma ilusão.
Na verdade, as pessoas precisam de maneiras inteligentes para resolver seus problemas e executar suas tarefas em menos tempo, e uma das ferramentas para isso é o CRM.
Ele pode ser usado por qualquer tipo e porte de empresa e ajuda as companhias a darem toda a atenção necessária aos clientes. Também aproxima a marca e o consumidor, fortalecendo o relacionamento entre eles.
Mas, se não entende muito bem sobre esse assunto, não tem problema, afinal, ele é o foco do nosso conteúdo, sendo assim, vai entender o conceito de CRM e todos os benefícios trazidos por esse recurso para negócios dos mais variados tipos.
Entenda o que é CRM
CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, uma ferramenta que ajuda a melhorar a relação entre a empresa e seus clientes.
Sabemos que hoje existem vários recursos que ajudam nesse sentido, organizando as informações de maneira centralizada. Mas, o CRM gera impactos nas estratégias de vendas, marketing, suporte e outros setores.
Em linhas gerais, um fabricante de insulfilm performance consegue beneficiar todos os setores que entram em contato com o cliente, por meio dessa ferramenta.
Algo comum entre todos os negócios é a dificuldade de acompanhar cada cliente de maneira próxima, sem se esquecer de nada que seja importante. As dificuldades podem ser ainda maiores, ao passo que as responsabilidades se acumulam.
Utilizar um software que pode ser acessado de qualquer lugar e por diferentes dispositivos, reunindo todas as informações necessárias sobre os consumidores, é algo que pode mudar a realidade da empresa.
O funcionamento desta plataforma se resume ao cadastro dos clientes, que pode ser manual ou por meio da exportação de uma lista, a partir de um arquivo com as informações.
Além disso, ele também registra informações e todos os usuários podem fazer anotações sobre o cliente. Outro fato é que ele organiza os dados e reúne características importantes, como histórico de compras.
Esse software é o braço direito de qualquer empresa, e não é difícil imaginar todos os benefícios que é capaz de trazer.
Benefícios do software CRM
Uma empresa de destinação de resíduos classe 1 tem muito a ganhar com um software CRM, e dentre os principais benefícios estão:
Melhora da produtividade
Além de vender, as empresas também procuram continuamente maneiras de aumentar a produtividade de seus colaboradores. Entretanto, ela precisa ser sustentável ao longo do tempo.
Quando a produtividade não é sustentável, a equipe se esgota por conta do esforço, o que pode trazer alguns problemas.
A plataforma consegue promover o ganho de produtividade porque melhora a comunicação, cria processos eficientes e centraliza as informações sobre os clientes.
Lembrando que este software multiplica a produtividade, uma vez que otimiza as horas trabalhadas de todos os colaboradores.
Melhora o planejamento estratégico
O planejamento estratégico está relacionado ao quanto a empresa pode realizar e até onde consegue chegar com os recursos que possuem.
Para isso, a equipe precisa usar informações atuais que vão guiar as tomadas de decisões e promover mudanças vantajosas, e o CRM funciona como uma central de informações. Dentre os dados que podem ser armazenados estão:
- Desempenho dos profissionais ou setores;
- Histórico de interações;
- Histórico de compras;
- Informações do contato.
Todas as informações disponíveis na plataforma trazem mais transparência e melhoram a comunicação, e mesmo que os membros da equipe tenham responsabilidades diferentes, fica mais fácil compartilhar ideias e sugestões.
Aumenta as vendas
Uma loja de poltrona de plástico também consegue aumentar suas vendas e seu ticket médio por meio deste software.
A razão para a existência desse sistema é melhorar o relacionamento com o cliente, o que acaba beneficiando os negócios, portanto, é correto afirmar que ele também existe para a empresa vender mais.
Seu uso ajuda a descobrir funções e o melhor canal para atender os clientes, acompanhar o histórico de vendas e gerar relatórios que mostram como aumentar as oportunidades de negócios.
Mas, ele não é útil apenas na primeira venda, mas também para fazer com que o cliente compre mais vezes e gaste mais.
Aumenta a visão do negócio
Outro problema comum entre os gestores é ter uma visão limitada dos processos e tarefas que as equipes precisam executar no dia a dia. A falta de clareza atrapalha a tomada de decisões e os resultados.
Por outro lado, se um fabricante de estrutura metálica tubular utiliza esse recurso, centraliza todas as informações e as disponibiliza para todos os colaboradores, que podem consultá-las a qualquer hora e por meio de diferentes dispositivos.
Consequentemente, as tomadas de decisões serão muito mais ágeis, mesmo em casos em que o projeto envolve diferentes setores.
O gestor consegue coordenar o time de marketing, acompanhar a equipe de vendas e assim por diante.
É uma forma de saber como os colaboradores estão atuando e alinhar suas ações e esforços com as de outras áreas.
Mais do que isso, é uma maneira de solucionar problemas que podem atrapalhar a empresa e alcançar os objetivos propostos. A ferramenta ajuda a enxergar a companhia por completo e agir de maneira rápida e certeira.
Melhora o controle dos follow-ups de vendas
A venda de disco de rebolo para porcelanato ou qualquer outro produto ou serviço não costuma acontecer no primeiro contato, portanto, o follow-up é um processo fundamental para que a venda seja bem-sucedida.
Só que na hora de fazer o acompanhamento das oportunidades, alguns vendedores acabam se atrapalhando, o que geralmente acontece por falta de organização ou por ser muito invasivo.
A equipe de vendas acaba abandonando o lead após o primeiro ou segundo contato, trazendo muitas perdas para a receita.
Geralmente, 80% dos contatos precisam de follow-up antes de a venda ser finalizada, e isso mostra a necessidade de acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra, visto que é isso aumenta as chances de sucesso.
O software de CRM ajuda nesse sentido porque coloca na sua frente os recursos necessários para o correto acompanhamento dos prospects.
Acompanhamento em tempo real
O proprietário de um negócio de bolo caseiro fofinho ou o gestor de uma multinacional precisa acompanhar o desempenho da companhia em tempo real.
A saúde de uma empresa nem sempre mostra sinais de fraqueza, mas uma análise detalhada ajuda a fazer o devido acompanhamento e identificar possíveis problemas.
Mas, não se trata de relatórios genéricos ou que não mostram informações suficientes, na verdade, o CRM oferece uma visão realista e precisa do desempenho da organização.
Sendo assim, tem acesso a dados específicos, como a quantidade de leads que um vendedor consegue converter, dentre outros pontos relevantes.
Com isso, uma farmácia de remédio manipulado para espinhas tem acesso a todos os recursos necessários para melhorar seus resultados e estreitar cada vez mais o relacionamento com o cliente.
Fortalece a marca
Toda empresa precisa se preocupar com o seu branding, mas gestores e empreendedores que nem mesmo sabem do que se trata podem colocar a marca da empresa em risco.
O branding nada mais é do que o posicionamento da marca no mercado em que ela atua e a maneira como é vista por ele, o que inclui clientes, parceiros, concorrentes e até os próprios colaboradores.
O fortalecimento da marca é um efeito indireto que o CRM provoca, algo que acaba sendo muito positivo. Pelo fato de converter mais clientes, o acompanhamento feito por essa ferramenta garante que eles tenham bons resultados com o produto ou serviço.
Se houver algum problema, a equipe de atendimento de um fabricante de insulfilm performance consegue resolvê-lo rapidamente.
Além disso, as tomadas de decisões são muito mais assertivas porque são pautadas em dados, e isso fortalece ainda mais a reputação do negócio.
Considerações finais
Portanto, o software de CRM é muito mais do que apenas uma lista de contatos com alguns recursos extras. Na verdade, estamos falando do sistema que consegue transformar o relacionamento com os clientes e o resultado obtido pela corporação.
Independentemente de qual seja o segmento ou porte do seu negócio, trabalhar com esse recurso é muito vantajoso e pode mudar os rumos da empresa para melhor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.