Branded content é uma estratégia capaz de melhorar os resultados da empresa, mas que ainda desperta muitas dúvidas entre gestores e empreendedores.

O marketing é uma área muito abrangente e dinâmica, por conta disso, novas estratégias surgem constantemente, e um dos maiores exemplos disso é o branded content.

Essa prática traz uma solução inovadora e é capaz de transmitir a mensagem da marca para os consumidores, de maneira muito mais eficiente e rápida. Entretanto, trata-se de uma estratégia relativamente nova e não muito conhecida.

Mas, sua eficácia é inegável, por isso, já recebeu premiações oficiais no Festival Cannes Lions, ou seja, investir em branded content é trabalhar com algo garantido e que realmente vai transformar os resultados do negócio.

Atualmente, as companhias já perceberam a necessidade de criar conteúdos relevantes e de qualidade para o público, criando uma maneira diferente de divulgar sua marca, produtos e serviços.

O consumidor moderno está totalmente inserido na era da informação e esse tipo de estratégia é compatível com as necessidades dele.

Para esclarecer as dúvidas e entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito de branded content e de que maneira ele pode ajudar as companhias.

O que é branded content?

A tradução para Branded Content é Conteúdo de Marca, portanto, uma prática que se refere à criação de conteúdos voltados para o mercado da marca, sendo de excelente qualidade e relevância para o público dela.

É uma ação que muda totalmente a divulgação da marca, pois ao invés de ser associada a anúncios que costumam ser ignorados ou mal recebidos, a empresa estará atrelada à informação e até direção, transmitindo valor para o consumidor.

Uma empresa de aluguel freezer horizontal pode investir nessa prática porque ela é flexível e adaptável. Posiciona-se em uma intersecção do marketing, trazendo ao mesmo tempo entretenimento, informação e publicidade.

A estratégia pode ser trabalhada em diferentes canais e formatos, inclusive, por meio dos aplicativos. É importante dizer que não existe uma fórmula única para criar esses materiais, visto que vários fatores são importantes para o sucesso da prática.

Primeiro a companhia precisa entender que o ritmo do marketing digital é diferente do marketing tradicional. Isso porque na internet, os profissionais têm menos tempo para planejar, uma vez que as interações são instantâneas.

Se isso não acontecer dessa forma, a atenção do público se volta para outro assunto e a organização perde a chance de ter mais visibilidade. Quando o planejamento perde espaço, o gerenciamento e o monitoramento se tornam mais importantes.

Depois de publicar um conteúdo, uma clínica especialista em bioplastia precisa tomar algumas ações cruciais para o seu sucesso. É assim que ela vai entender o que está acontecendo com o material e como o público está reagindo.

Necessário que a produção se mantenha ativa durante o maior tempo possível, e para que isso aconteça, um dos elementos mais importantes é a curiosidade.

Isso porque se a empresa oferece um conteúdo que vai além das expectativas, as chances de atrair a atenção das pessoas e até mesmo gerar leads é muito maior. Justamente por isso, as maiores empresas do mundo investem em branded content.

Muitas marcas escolhem uma mensagem divertida e humorística, mesmo assim, ela não deixa de ser relevante, pois a relevância tem uma função social, que nada mais é do que disseminar conteúdo.

Essa prática tem uma dinâmica muito diferente de um anúncio na televisão, uma vez que ele será visto pelas pessoas que assistem ao canal. O branded content, por sua vez, se apoia nas mídias sociais, e será visto ao passo em que é compartilhado.

Se as primeiras pessoas que tiveram contato com o conteúdo não o consideram relevante, não será reforçado e passado adiante, ao invés disso, ele simplesmente pode perder o valor, antes mesmo de atingir o público certo.

Nesse contexto, uma clínica de drenagem linfática barriga deve investir no diálogo com outros conteúdos produzidos, fazendo menção a eles.

Só que essa prática é algo espontâneo, portanto é difícil de planejar uma interação real. Mas quando ela acontece, aumenta o interesse e a identificação do público, além de trazer excelentes resultados para a divulgação da marca.

Como o branded content ajuda as empresas?

O branded content ajuda as empresas de muitas maneiras, pois mesmo que o foco não seja as vendas, consegue potencializar as conversões, uma vez que ajuda a criar uma relação promissora entre marcas e consumidores.

Quando o negócio trabalha a maneira como o público enxerga e se relaciona com ele, consegue incentivar as pessoas a se identificarem e a interagirem mais, criando assim um vínculo dentro da comunicação.

Mais do que estabelecer um contato próximo com os leads, uma empresa de aluguel sala privativa consegue construir uma relação mais orgânica, transparente e confiante.

Mas, para conquistar o público, é necessário saber quais assuntos despertam o interesse deles e de que maneira se relacionam com os objetivos e valores da corporação.

Os esforços e pesquisas para planejar o branded content permitem uma compreensão melhor em relação a quem se destina o produto ou serviço oferecido.

Se a marca conhece a jornada do consumidor, consegue alinhar melhor as estratégias de marketing, uma vez que o conteúdo estará totalmente voltado para os valores da empresa.

Também ao construir uma relação estreita com os consumidores, essa estratégia vai além da divulgação de soluções ou da promoção de seus atributos, pois informa, inspira e emociona as pessoas.

Naturalmente, o negócio terá muito mais credibilidade e vai se destacar entre os concorrentes, além de ser mais respeitado pelas pessoas e atrair um bom número de compradores.

As propagandas comuns, por sua vez, são pontuais e incentivam o desejo de compra momentaneamente. Mas, as mensagens de branded content podem estar nos canais digitais e até mesmo em um balcão promocional, sendo mais duradouro e profundo.

O método também é mais financeiramente acessível, portanto, pode ser trabalhado por negócios de todos os tamanhos e segmentos.

Diferenças entre branded content e marketing de conteúdo

Muitas pessoas confundem branded content com marketing de conteúdo, e isso é normal porque ambas as estratégias trabalham com a produção de conteúdos de valor.

Algumas marcas preferem uma enquanto outras trabalham com as duas ao mesmo tempo, mas é importante dizer que elas não são a mesma coisa.

Mesmo usando a mesma ferramenta principal, essas duas práticas utilizam os recursos de maneiras diferentes. Quando uma empresa de esquadrias com vidro investe em branded content, seu foco é seu posicionamento e divulgação.

No que diz respeito ao marketing de conteúdo, embora trabalhe a marca, ela não é seu único foco. Essa estratégia ajuda a engajar a audiência, traz mais informações sobre o mercado, desenvolve e testa novas ideias e solidifica a autoridade da corporação.

O marketing de conteúdo também é usado para educar os consumidores sobre uma solução, quebrar objeções do mercado, fidelizar clientes, além de outras possibilidades, como:

  • Gerar leads;
  • Trabalhar upselling e cross-selling;
  • Recrutar talentos;
  • Atrair parcerias.

O branded content também se afasta do marketing de conteúdo no que diz respeito às vendas, uma vez que ele pretende criar uma influência direta para aumentar as vendas.

Por conta disso, ao trabalhar com marketing de conteúdo, uma empresa de recarga de extintor Co2 utiliza o funil de vendas, que vai conduzir o consumidor, desde o momento em que ele descobre a marca até a decisão de compra.

Embora o branded content seja capaz de influenciar as vendas, isso acontece de maneira indireta, tendo como base o sentimento do público em relação à marca, o que passa a ser nutrido de maneira sutil.

Ele também trabalha com campanhas semelhantes ao que acontece no marketing tradicional, uma vez que os conteúdos são criados para fazer sentido dentro de um contexto específico e temporário.

O marketing de conteúdo utilizado por um escritório especializado em sala planejada para apartamento pequeno precisa ser trabalhado continuamente, de maneira consistente e regular.

Sem falar no fato de que os melhores resultados costumam ser provenientes de materiais mais antigos, e por outro lado, o branded content trabalha com estratégias mais atuais e ainda busca referências no cinema, na televisão e na tecnologia.

Isso faz com que sua execução seja mais complexa, sendo necessário que a empresa financie o conteúdo de sua marca, ao mesmo tempo em que delega o trabalho para uma agência de marketing.

Considerações finais

O branded content é uma estratégia que prova que para vender um produto, ele não precisa ser o centro das atenções.

Incorporá-lo ao marketing da empresa é fundamental para que o negócio consiga alcançar uma posição mais relevante e ter a total atenção de seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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