Você sabia que por meio das estratégias de SEO em seu e-commerce é possível faturar ainda mais? Com a ascensão e crescimento da internet, várias empresas têm investido em sites, assim como na publicação de anúncios nas redes sociais de forma mais estratégica e qualificada. 

Por isso, cada vez mais, também é fundamental pensar também nas estratégias de otimização para os mecanismos de busca na internet, sobretudo, quando falamos do Google e de outras formas de pesquisa.

Assim, por meio do SEO, sua estratégia online se torna mais assertiva, atinge o público-alvo correto e, ainda, pode promover o aumento do número de vendas. 

Diante da importância desse tema, neste artigo, apresentaremos algumas ferramentas de SEO para o seu e-commerce. Prossiga a leitura.

O que é SEO?

O termo SEO vem das palavras em inglês “Search Engine Optimization”, que em português representam as estratégias que visam a otimização de mecanismos de busca. 

Por meio dessas ações, quando uma pessoa tem dúvida sobre um determinado tema ou deseja encontrar um produto ou serviço e ela recorre geralmente ao Google, por exemplo, sua marca poderá se destacar na página de resultados, alcançando esses potenciais clientes.

Neste caso, existe um mecanismo de ranqueamento dos links na internet que podem chamar mais a atenção do cliente. Esses algoritmos entregam esses resultados conforme a qualidade das páginas, conteúdos e o quão adequadas estão para a navegação e para a busca realizada.

Assim, quanto melhor for o ranking do seu site no Google, melhor a visibilidade do seu negócio. 

Isso quer dizer que as estratégias de SEO não só melhoram o ranqueamento do seu site, como potencializa o alcance do público, promovendo vantagens como:

  • Aumento no número de vendas;
  • Atração de leads qualificados;
  • Aumento da autoridade;
  • Ampliação do diferencial competitivo;
  • Potencializa a possibilidade de atingir os objetivos mercadológicos.

Vale ressaltar que essa é uma estratégia orgânica, ou seja, que não depende de investimentos financeiros para o posicionamento da empresa.

Na verdade, a qualificação dependerá da elaboração de uma estratégia adequada de produção de conteúdos que atraiam os potenciais clientes, assim como a escolha correta de palavras-chaves.

Para ser ainda mais eficiente e fazer com que o plano de comunicação e marketing da empresa dê certo, existem algumas ferramentas de SEO que contribuem com o processo. Apresentaremos as principais a seguir. 

Ferramentas de SEO para o seu e-commerce

A partir do entendimento sobre o que é o SEO e sua importância para o desenvolvimento da sua empresa no cenário do marketing digital, apresentaremos algumas técnicas que contribuem e podem ser implementadas por sua empresa na prática para obter melhores resultados de SEO para e-commerce. Para conferir, basta prosseguir a leitura!

  1. Escolha das palavras-chaves corretas

O primeiro ponto de importância em nosso texto diz respeito à escolha das palavras-chaves, que são frases que representam as pesquisas e temas de interesse do público.

Na criação de uma estratégia de marketing, é essencial conhecer o seu público-alvo e seus interesses, assim como desenvolver uma persona – que representará as subjetividades do cliente ideal. Com isso, estratégias mais assertivas poderão ser desenvolvidas.

Neste contexto, por meio da escolha das palavras-chaves adequadas, sua empresa consegue produzir um conteúdo de qualidade e que será melhor ranqueado no Google. 

Para encontrar essas palavras, além do conhecimento do público, é possível buscar ajuda em algumas ferramentas.

Como exemplo, podemos citar o Google Trends, que localiza palavras e temas de interesse a partir de um país, cidade ou estado. O melhor é que a funcionalidade é gratuita. 

Outras aplicações relacionadas aos termos mais buscados também podem ser utilizadas.

  1. Inserção da palavra-chave em pontos estratégicos

Quem trabalha com as técnicas de SEO também deve saber que além da escolha de palavras-chaves corretas para o público-alvo, o ranking do Google depende de sua técnica ao aplicá-las nos conteúdos, páginas e no site como um todo. 

Deste modo, a técnica mais efetiva representa inserir essa palavra na URL do seu site, assim como na legenda de imagens, na descrição da página do produto, em subtítulos, no título de um artigo do site, dentre outros espaços de valor para a leitura do algoritmo.

Mas lembre-se essa inserção não deve ser forçada, de modo a qualificar a experiência do usuário e para que os buscadores entendam qual o segmento, mas que não há hacks inadequados para o posicionamento.

Além disso, existe um volume de repetições necessárias para essas palavras, que devem ser consideradas conforme o tamanho dos conteúdos. 

Por isso, não basta apenas produzir um conteúdo de qualidade, a parte técnica é fundamental. 

  1. Aplicação do marketing de conteúdo 

Para produzir um conteúdo que tenha um bom ranqueamento no Google é essencial investir no marketing de conteúdo e em descrições atrativas, concisas, informativas e persuasivas nas páginas de produto. 

Deste modo, o marketing de conteúdo pode contribuir bastante, visto que trabalha com a produção de um material relevante para o público-alvo e que tenha como finalidade educar o leitor. 

Ou seja, não é um conteúdo que apenas promove uma venda direta – apesar de uma combinação entre textos de conversão e informação serem necessários.

Assim, cria-se um bom relacionamento e experiência com o usuário. 

  1. Estrutura qualificada para o site 

Por fim, ressaltamos a importância de ter uma boa estrutura de site para melhorar o ranqueamento no Google e conseguir faturar ainda mais. 

Quando falamos sobre uma boa estrutura, estamos nos referindo ao fato de ter um site com velocidade de carregamento, com mecanismos de segurança para as compras e, ainda, com adaptação para pessoas com deficiências. 

Diante da aplicação correta dessas dicas, e de se manter atualizado com os fatores que impactam na leitura dos algoritmos, você verá o seu e-commerce faturar ainda mais e de forma qualificada.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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