Não é nenhum segredo que no Google estamos entusiasmados com as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) e surpresos com o quanto ela está mudando a indústria de marketing. Na verdade , 80% dos anunciantes já usam pelo menos uma solução de anúncios de pesquisa com tecnologia IA. E a pesquisa mostra que o mix de campanhas de alcance de vídeo potencializadas pela tecnologia de IA no YouTube obteve um retorno médio sobre gastos com publicidade 3,7 vezes maior do que as campanhas otimizadas manualmente.

No entanto, embora a IA seja um motor poderoso, ela ainda precisa de você no comando para funcionar. Com isso em mente, vamos analisar algumas coisas que a IA não pode fazer sem você e o que ela pode fazer para multiplicar seu marketing.

A IA não consegue ver o panorama geral da sua organização

Com o público se fragmentando rapidamente no cenário da mídia, é essencial que os profissionais de marketing se concentrem em novas estratégias inovadoras que criarão valor real para os clientes e impulsionarão o crescimento. Esse tipo de pensamento amplo é algo que, simplesmente, a IA não consegue fazer.

A Mondelēz International direcionou sua estratégia digital para fornecer conteúdo personalizado aos clientes e se destacar da concorrência.

A gigante fabricante de snacks Mondelēz International, por exemplo, confiou na engenhosidade humana para reimaginar toda a sua estratégia de marketing. Com marcas como Oreo, Cadbury e Belvita, a empresa viu em primeira mão como o comércio eletrônico e os canais digitais transformaram o mercado de bens de consumo embalados, permitindo às marcas estabelecer ligações mais diretas com os clientes, em vez de dependerem dos varejistas tradicionais.

Em resposta, a equipe de marketing da Mondelēz International conduziu seus negócios a uma nova era de publicidade personalizada. Eles fizeram parceria com o Google Cloud para unificar seus dados anteriormente isolados para que pudessem ser facilmente analisados e usados para desbloquear insights valiosos. Em seguida, eles dinamizaram sua estratégia digital para fornecer conteúdo personalizado aos clientes e se destacar dos concorrentes. A transformação digital da marca aumentou o ROI em mais de 10% globalmente e 20% nos EUA, e estabeleceu uma estrutura para iniciativas de marketing estratégico de longo prazo.

A IA pode ajudar sua marca a aparecer de maneira mais inteligente

No mercado atual, cada dólar é importante. Felizmente, as soluções de anúncios aceleradas pela Google IA podem fazer com que seu orçamento renda mais, usando uma variedade de sinais para alcançar as pessoas e gerar resultados em todo o funil.

A OxiClean, uma marca de lavanderia com 98% de reconhecimento, recorreu à Google IA para capturar ainda mais demanda e aprimorar sua estratégia de marketing de funil completo. A agência de mídia Wavemaker ajudou a OxiClean a combinar soluções potencializadas por IA, como campanhas de ação em vídeo no YouTube, com páginas personalizadas para criar um caminho de compra sem atrito. O resultado? Um aumento de 3,9X nas conversões e uma redução de 72% no custo por conversão.

Um aumento de 3,9X nas conversões e uma redução de 72% no custo por conversão resultaram da campanha de ação em vídeo da OxiClean.

A IA não pode ser criativa como você

A IA pode melhorar o seu marketing, mas o cerne de todo grande anúncio ainda é a criatividade inovadora, surpreendente e liderada por humanos, especialmente quando se trata de campanhas de vídeo no YouTube.

A Bayer exemplificou isso em uma campanha de vídeo para sua marca Claritin. Tudo começou quando a marca descobriu algo surpreendente: espera-se que os níveis de pólen dupliquem até 2040. O culpado? Árvores masculinas. Essa percepção inspirou as mentes criativas da Bayer e da Energy BBDO a criar o Projeto DiversiTree, um esforço nacional para aliviar os sintomas de alergia por meio do plantio de árvores femininas que absorvem pólen. Para ter mais atenção à mensagem, a Bayer escalou-a para anúncios in-feed do YouTube, anúncios in-stream e Shorts por meio de campanhas de alcance de vídeo – um recurso que estará disponível para todos os profissionais de marketing em novembro.

“DiversiTree” foi um sucesso retumbante. Além de ganhar um Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions, apresentou resultados e brand lift acima dos padrões de referência, incluindo um aumento absoluto de 3,4X na lembrança do anúncio.

A IA pode multiplicar sua criatividade

Embora a IA não seja páreo para a criatividade humana, ela pode ajudar a agilizar o processo criativo, gerar novos tipos de conteúdo e dar vida a ótimos anúncios em novos lugares.

Ferramentas aceleradas por IA podem ajudar qualquer marca a dimensionar seu criativo em todas as plataformas. A IA pode inverter e cortar de forma inteligente seu criativo já existente, gerar locuções, adicionar animações de texto e muito mais. E isso pode ter um efeito imediato nas suas campanhas. Quando os anunciantes adicionaram um recurso de criativo vertical às suas campanhas de ação em vídeo, eles geraram de 10% a 20% mais conversões por dólar em Shorts do que campanhas que usaram apenas peças na horizontal.

Adicionar recursos de criativos verticais a campanhas de ação em vídeo gera de 10% a 20% mais conversões por dólar em Shorts do que campanhas que usam apenas recursos de paisagem.

Tudo isso significa que você pode gastar menos tempo na execução e otimização digital e mais tempo liberando seu potencial criativo e refinando a qualidade de sua narrativa.

A IA não consegue ter empatia pelas pessoas

Conectar-se com nosso público é fundamental para nosso trabalho como profissionais de marketing e para qualquer grande campanha publicitária. Em outras palavras, a empatia é crucial. A IA não tem emoções nem consciência, o que significa que não é adequada para tarefas que exigem empatia e compaixão, duas qualidades verdadeiramente humanas que impulsionam a nossa criatividade.

Pense no “Projeto DiversiTree”. Os sistemas de IA podem compreender que os humanos sofrem de alergias, mas sem a capacidade de senti-las em primeira mão, não conseguem descobrir formas criativas de se conectarem com essa experiência.

A IA pode ajudar a construir relações de confiança com o cliente

Suspensão de uso de cookies. Restrições do navegador. Regulamentações regionais. Para os profissionais de marketing, as mudanças no cenário da privacidade dos anúncios podem ser incrivelmente complexas de navegar. É aqui que a IA pode ajudá-lo a construir a confiança do cliente e, ao mesmo tempo, garantir que seu negócio prospere.

Tudo começa com dados primários, que vêm de relacionamentos diretos com seus clientes – eles são a base para aproveitar ferramentas aceleradas por IA. A Google IA pode, então, alcançar públicos relevantes e revelar insights profundos, respeitando ao mesmo tempo a privacidade de seus clientes.

Em meio ao entusiasmo e ao ímpeto da IA, seu papel como profissional de marketing é mais crítico do que nunca. É o seu pensamento, criatividade e empatia que colocarão a IA para trabalhar a favor do seu negócio. Essas habilidades exclusivamente humanas sempre irão resultar em um excelente marketing.

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