O SEO off page é uma das estratégias de otimização que todas as empresas precisam colocar em prática. 

Elas não se concentram nas páginas do site, depois a intenção é mostrar como outros portais veem o seu canal.

Trata-se de uma ação que ajuda a marca a se posicionar como referência no mercado perante o Google, mas que só funciona se foi bem planejada e aplicada.

O objetivo de todo o negócio é conquistar as primeiras posições no Google, mas, para isso, precisa provar que é uma boa referência para os demais sites. É exatamente aqui que entra o SEO off page.

Por meio dele, todas as ações praticadas pela marca passam a olhar para fora também, já que a companhia buscou o link e menções para suas páginas, provando o quanto elas são relevantes em seu mercado.

Isso é determinante para o Google porque seu principal objetivo é oferecer a melhor resposta para os usuários e desse modo garantir que eles tenham uma ótima experiência.

Para entender melhor, neste artigo, vamos explicar a importância do SEO off page, seu conceito, dar alguns exemplos e mostrar as vantagens de sua aplicação.

Qual é a importância do SEO off page?

O SEO off page é importante porque, por meio dele, a empresa conquista as melhores posições nos resultados de pesquisa.

Para o Google, os links que o site recebe mostram claramente o que outras páginas pensam sobre ele, sendo um forte indicativo de sua relevância, ajudando em sua classificação no ranking de pesquisas.

A importância do relacionamento entre o site de uma empresa de decoração para restaurantes com demais páginas da internet é explicada pela importância dos links.

Os links significam tudo para a internet, e é justamente a interligação entre as páginas que fez com que ela surgisse e pudesse se manter até hoje. 

São os links que levam os usuários de um lado para outro e faz com que eles encontrem o que procuram.

Inclusive, o funcionamento do próprio Google se baseia nos links. Primeiro ele faz um rastreamento das páginas da internet, seguindo os caminhos que os links mostram para ele.

Quando consegue acessar uma página, o robô faz a indexação de tudo o que tem dentro dela, as palavras-chave utilizadas e outras informações que sejam relevantes, depois disso, ele avalia os links que são referenciados por essa página.

É durante esse processo que o Google compreende a relação entre essas páginas e considera se um site é popular, tem autoridade e é confiável no mercado em que atua.

E a partir do momento que um site gera links para outras páginas, elas também passam a ser mais valorizadas. Em outras palavras, isso pode ser considerado como um voto de recomendação.

Quando o Google rastreia a página de uma empresa de serviços de motoboy, percebe a relação que ela tem com outras páginas.

Quando o usuário faz uma pesquisa, o Google considera a construção desses links para classificar as páginas mais relevantes e oferecê-las como respostas.

Em vista disso, o SEO off page passa a ser considerado como essencial na busca por parcerias com sites de:

  • Qualidade;
  • Autoridade;
  • Relevância;
  • Confiança.

Não podemos deixar de dizer que as referências que o site de uma empresa recebe de outras páginas também são consideradas como fontes de tráfego.

O que é SEO off page?

Chamamos de SEO off page um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas fora das suas páginas e que mostram a relevância que o site de uma empresa tem para o mercado em que atua. Consequentemente, o posicionamento nos mecanismos de busca melhora.

O Google não está interessado apenas nos conteúdos que uma empresa jardinagem e paisagismo pública na internet. 

Ele também quer saber de que maneira a plataforma dessa empresa se relaciona com o resto do ambiente digital.

Ao receber muitos links e menções de páginas diferentes, de confiança e relevantes, melhor o site será classificado pelo buscador. 

Ele sabe muito bem que as pessoas só compartilham aquilo que realmente tem qualidade e oferece valor.

Essa empresa de jardinagem, por exemplo, se for mencionada por um escritório de arquitetura, uma loja de materiais de construção, dentre outros sites relevantes, começa a ganhar notoriedade perante o Google.

Mas, uma das principais características do SEO off page é que ele não se limita apenas a essa prática, visto que engloba outras ações que acontecem fora do site.

Isso porque o Google não considera apenas os links como algo essencial no ranqueamento, mas também a maneira como a marca é mencionada por outras.

Um bom exemplo de SEO off page é a produção de conteúdos relevantes e que merecem ser compartilhados por outros sites.

Os materiais que uma empresa de espaços compartilhados cria e publica são muito importantes para o SEO on page, contudo, também é uma forma de mostrar que a companhia tem autoridade naquilo que faz.

Como resultado, ela terá mais facilidade para atrair e fidelizar visitantes, além de oferecer boas respostas para aquilo que eles buscam.

Do ponto de vista do SEO off page, um bom conteúdo aumenta as chances de receber links e menções. O segredo é pensar nesses materiais como ativos linkáveis.

Isso significa criar materiais tão bons que merecem ser mencionados em outras plataformas, indo muito além das publicações do blog.

Outros conteúdos que se encaixam nisso são os ebooks, infográficos, planilhas e outros materiais que podem gerar backlinks.

Outro bom exemplo que uma Empresa de paisagismo e jardinagem pode colocar em prática é o guest post, que consiste na formação de uma parceria, em que uma empresa produz conteúdo para a outra, desde que ambas tenham um público que se complementa.

Por exemplo, um supermercado pode fazer uma parceria com uma marca de leite para criar conteúdos que explicam as diferenças entre os mais variados tipos de leite, para quem são indicados e quais são seus benefícios.

O público-alvo de um supermercado certamente se interessa por assuntos relacionados à alimentação e tem alguma dúvida sobre o leite. O fabricante também precisa falar sobre esse assunto com sua audiência.

Ao se unirem, essas duas empresas conseguem oferecer materiais de qualidade e se destacarem nos resultados de pesquisa.

Vantagens do SEO off page

Qualquer tipo de empresa pode aproveitar as vantagens trazidas por essa estratégia, e dentre as que mais se destacam estão.

  1. Ter um bom posicionamento nos resultados de busca

Inquestionavelmente, por meio do SEO off page, um fabricante de poltronas para escritório conquista uma excelente posição nos resultados de pesquisa.

O mercado está cada vez mais concorrido e conseguir se destacar é fundamental para atrair mais clientes. 

Qualquer empresa que ocupe uma boa posição no Google leva a sua marca para uma quantidade maior de pessoas.

Usuários confiam na indicação do buscador e sabem que entre as primeiras posições estão as melhores respostas. Justamente por isso que uma página que ocupa o primeiro lugar recebe em torno de 30% dos cliques.

  1. Alcança um público qualificado

O SEO off page leva a organização para um número maior de pessoas, mas além disso, uma empresa de serviços administrativos terceirizados aparece nos resultados de pesquisa para quem realmente possa se interessar pelos seus serviços.

Esse impacto assertivo traz novas possibilidades de negócios, sem que para isso seja necessário criar estratégias para uma grande quantidade de consumidores.

  1. Mais economia

O SEO off page também é uma prática orgânica e a principal característica desse tipo de estratégia é o fato de ser financeiramente mais acessível.

As estratégias pagas são importantes e elas ajudam a alcançar um bom posicionamento, mas também só vão funcionar enquanto você pagar por elas.

As práticas orgânicas levam a marca para o público certo de maneira natural e conquistam a confiança dos consumidores.

Mas, pelo fato de outras plataformas mencionarem as páginas de uma empresa de aluguel de notebook, fica claro tanto para o Google quanto para os usuários que essa companhia é confiável e tem autoridade no que faz.

A construção dessa imagem se dá de maneira mais econômica e com muito mais credibilidade para o negócio.

Conclusão

Resumindo o SEO off page é uma estratégia muito importante para qualquer organização que queira crescer e estar bem posicionada nos resultados de pesquisa do Google e outros sites de busca.

Suas páginas se relacionam bem com outros portais da web e são vistas como uma boa fonte de informação, capazes de complementar e embasar o que outros conteúdos têm a dizer.

Trabalhar com essa estratégia é fundamental para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento, tanto pelas suas vantagens quanto pelo que é capaz de fazer por uma marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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